Efetividade dos resultados de serviço de contrarreferência em hospital quaternário do sul de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Karen Thalita
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Hérica de Araújo, Duarte, Suélen Ribeiro Miranda Pontes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências em Saúde
Texto Completo: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/851
Resumo: Introdução: A realização do cuidado de modo integral vem se tornando cada vez mais um desafio para o Sistema Único de Saúde. Várias estratégias estão sendo adotadas para que este cuidado integralizado aconteça, dentre estas, encontra-se os serviços de referência e contrarreferência. Objetivo: Verificar a efetividade de serviço de contrarreferência em hospital quaternário do sul de Minas Gerais. Métodos: Estudo retrospectivo, descritivo, transversal e quantitativo. Os dados foram coletados a partir de 1.078 prontuários, por meio de um banco de dados específico criado no setor de contrarreferência, no período entre março de 2017 a março de 2018. Foram avaliados dados demográficos, Escala de Fugulin (EF), especialidade envolvida e respostas adquiridas pelas unidades básicas de saúde e Estratégia de Saúde da Família. Resultados: A média de idade foi de 51,7 anos e a maioria era do sexo masculino (50,9%). A maioria dos casos necessitava somente de cuidados mínimos (32,1%), pela EF. Clínica Médica, Cirurgia Geral e Ortopedia foram as especialidades com maior número de pacientes contrarreferenciados. Constatou-se que em 54,5% dos casos foi obtido um retorno da atenção primária, sendo que em 51% dos pacientes contrarreferenciados esta resposta pode ser considerada efetiva. Conclusão: Conclui-se que o serviço de contrarreferência é efetivo, porém ainda se depara com dificuldades em obter uma maior interligação do atendimento nos diferentes níveis de atenção.  
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