Efetividade dos resultados de serviço de contrarreferência em hospital quaternário do sul de Minas Gerais
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências em Saúde |
Texto Completo: | https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/851 |
Resumo: | Introdução: A realização do cuidado de modo integral vem se tornando cada vez mais um desafio para o Sistema Único de Saúde. Várias estratégias estão sendo adotadas para que este cuidado integralizado aconteça, dentre estas, encontra-se os serviços de referência e contrarreferência. Objetivo: Verificar a efetividade de serviço de contrarreferência em hospital quaternário do sul de Minas Gerais. Métodos: Estudo retrospectivo, descritivo, transversal e quantitativo. Os dados foram coletados a partir de 1.078 prontuários, por meio de um banco de dados específico criado no setor de contrarreferência, no período entre março de 2017 a março de 2018. Foram avaliados dados demográficos, Escala de Fugulin (EF), especialidade envolvida e respostas adquiridas pelas unidades básicas de saúde e Estratégia de Saúde da Família. Resultados: A média de idade foi de 51,7 anos e a maioria era do sexo masculino (50,9%). A maioria dos casos necessitava somente de cuidados mínimos (32,1%), pela EF. Clínica Médica, Cirurgia Geral e Ortopedia foram as especialidades com maior número de pacientes contrarreferenciados. Constatou-se que em 54,5% dos casos foi obtido um retorno da atenção primária, sendo que em 51% dos pacientes contrarreferenciados esta resposta pode ser considerada efetiva. Conclusão: Conclui-se que o serviço de contrarreferência é efetivo, porém ainda se depara com dificuldades em obter uma maior interligação do atendimento nos diferentes níveis de atenção. |
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Efetividade dos resultados de serviço de contrarreferência em hospital quaternário do sul de Minas GeraisEffectiveness of counter-referral service outcomes in a quaternary hospital of southern Minas GeraisPublic health carePublic health nursingReferral and consultationUnified Health SystemPublic HealthAtenção primária à saúdeEncaminhamento e consultaEnfermagem em saúde públicaSistema Único de SaúdeSaúde Pública Introdução: A realização do cuidado de modo integral vem se tornando cada vez mais um desafio para o Sistema Único de Saúde. Várias estratégias estão sendo adotadas para que este cuidado integralizado aconteça, dentre estas, encontra-se os serviços de referência e contrarreferência. Objetivo: Verificar a efetividade de serviço de contrarreferência em hospital quaternário do sul de Minas Gerais. Métodos: Estudo retrospectivo, descritivo, transversal e quantitativo. Os dados foram coletados a partir de 1.078 prontuários, por meio de um banco de dados específico criado no setor de contrarreferência, no período entre março de 2017 a março de 2018. Foram avaliados dados demográficos, Escala de Fugulin (EF), especialidade envolvida e respostas adquiridas pelas unidades básicas de saúde e Estratégia de Saúde da Família. Resultados: A média de idade foi de 51,7 anos e a maioria era do sexo masculino (50,9%). A maioria dos casos necessitava somente de cuidados mínimos (32,1%), pela EF. Clínica Médica, Cirurgia Geral e Ortopedia foram as especialidades com maior número de pacientes contrarreferenciados. Constatou-se que em 54,5% dos casos foi obtido um retorno da atenção primária, sendo que em 51% dos pacientes contrarreferenciados esta resposta pode ser considerada efetiva. Conclusão: Conclui-se que o serviço de contrarreferência é efetivo, porém ainda se depara com dificuldades em obter uma maior interligação do atendimento nos diferentes níveis de atenção. Introduction: Comprehensive care is becoming challenging for the Brazilian Unified Health System. Several strategies have been adopted to make this integral care happen, among which are the referral and counter-referral services. Objective: To verify the effectiveness of a counter-referral service in a quaternary hospital in southern Minas Gerais. Methods: Retrospective, descriptive, cross-sectional, and quantitative study. Data were collected from 1,078 medical records, through a specific database created in the counter-referral sector, from March 2017 to March 2018. Demographic data, Fugulin Scale (FS), specialty involved, and responses acquired by the primary health units and the Family Health Strategy. Results: The average age was 51.7 years, and most were male (50.9%). Most cases required only minimal care (32.1%) by FS. Internal Medicine, General Surgery, and Orthopedics were the specialties with the most significant number of counter-referred patients. It was found that in 54.5% of cases a return to primary care was obtained, and in 51% of counter-referenced patients this response can be considered valid. Conclusion: The counter-referral service is effective, but still faces difficulties in obtaining a greater interconnection of care at different levels. AISI/HCI2020-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedAvaliado pelos parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/85110.21876/rcshci.v10i1.851Revista Ciências em Saúde; v. 10 n. 1 (2020): Janeiro a Março de 2020; 17-22Health Sciences Journal; Vol 10 No 1 (2020): January to March 2020; 17-222236-378510.21876/rcshci.v10i1reponame:Revista Ciências em Saúdeinstname:Hospital de Clínicas de Itajubáinstacron:HCIporhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/851/518Copyright (c) 2020 REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Karen ThalitaSousa, Hérica de AraújoDuarte, Suélen Ribeiro Miranda Pontes2020-09-15T16:50:54Zoai:ojs.portalrcs.hcitajuba.org.br:article/851Revistahttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zeroPUBhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/oaircs@hcitajuba.org.br||rcsfmit@medicinaitajuba.com.br2236-37852236-3785opendoar:2020-09-15T16:50:54Revista Ciências em Saúde - Hospital de Clínicas de Itajubáfalse |
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