Composição Nutricional e Teor de Carotenóides de Doces de Leite Adicionados de Extrato de Urucum/Nutritional Composition and Level of Carotenoids of Dulce de Leche Added of Extract Annatto (Bixa orellana)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Admilson José da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pereira, Juciane de Abreu Ribeiro, Barcelos, Maria de Fátima Píccolo, de Angelis-Pereira, Michel Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências em Saúde
Texto Completo: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/74
Resumo: Objetivo: O trabalho objetivou avaliar a composição centesimal, pH e teor de carotenóides de doces de leite tipo caseiro com diferentes concentrações de urucum. Materiais e Métodos: Os doces de leite foram elaborados com leite de vaca integral e sacarose, além da adição (0%; 1,0%; 1,5% e 2,0%) de urucum. Foram realizadas análises de composição centesimal, pH e carotenóides, sendo estes últimos extraídos com acetona, para posterior leitura em espectrofotômetro a 450nm. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado e teste de Tukey (p<0,05) para as análises estatísticas. Resultados: Os teores de umidade, lipídeos, proteínas e cinzas apresentaram-se dentro dos parâmetros exigidos pela legislação brasileira. As amostras com 0% e 1% de urucum não diferiram significativamente entre si, mas diferiram das amostras com 1,5% e 2,0% de urucum (p<0,05). A adição de extrato de urucum no doce de leite interferiu na composição química do mesmo, entretanto, ainda permaneceu dentro dos limites exigidos pela legislação. Conclusão: Os teores de carotenóides nas amostras de doce de leite aumentou proporcionalmente ao acréscimo de extrato de urucum, variando de 0,0281 mg.100g-1 a 0,6030 mg.100g-1, ocorrendo beneficiamento do produto pelo incremento de carotenóides. Palavras chave: Alimentos funcionais, Bixa orellana, Urucum, Carotenóides.  Key words: Functional foods, Bixa orellana, Annatto, Carotenoids
id RCS_d1e4927eccf794cc86c3a0242228ddf8
oai_identifier_str oai:ojs.portalrcs.hcitajuba.org.br:article/74
network_acronym_str RCS
network_name_str Revista Ciências em Saúde
repository_id_str
spelling Composição Nutricional e Teor de Carotenóides de Doces de Leite Adicionados de Extrato de Urucum/Nutritional Composition and Level of Carotenoids of Dulce de Leche Added of Extract Annatto (Bixa orellana)Objetivo: O trabalho objetivou avaliar a composição centesimal, pH e teor de carotenóides de doces de leite tipo caseiro com diferentes concentrações de urucum. Materiais e Métodos: Os doces de leite foram elaborados com leite de vaca integral e sacarose, além da adição (0%; 1,0%; 1,5% e 2,0%) de urucum. Foram realizadas análises de composição centesimal, pH e carotenóides, sendo estes últimos extraídos com acetona, para posterior leitura em espectrofotômetro a 450nm. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado e teste de Tukey (p<0,05) para as análises estatísticas. Resultados: Os teores de umidade, lipídeos, proteínas e cinzas apresentaram-se dentro dos parâmetros exigidos pela legislação brasileira. As amostras com 0% e 1% de urucum não diferiram significativamente entre si, mas diferiram das amostras com 1,5% e 2,0% de urucum (p<0,05). A adição de extrato de urucum no doce de leite interferiu na composição química do mesmo, entretanto, ainda permaneceu dentro dos limites exigidos pela legislação. Conclusão: Os teores de carotenóides nas amostras de doce de leite aumentou proporcionalmente ao acréscimo de extrato de urucum, variando de 0,0281 mg.100g-1 a 0,6030 mg.100g-1, ocorrendo beneficiamento do produto pelo incremento de carotenóides. Palavras chave: Alimentos funcionais, Bixa orellana, Urucum, Carotenóides.  Key words: Functional foods, Bixa orellana, Annatto, CarotenoidsAISI/HCI2012-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedAvaliado pelos paresArtigo Originalapplication/pdfhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/7410.21876/rcsfmit.v2i1.74Revista Ciências em Saúde; v. 2 n. 1 (2012): Janeiro a Março de 2012; 28-34Health Sciences Journal; Vol 2 No 1 (2012): Janeiro a Março de 2012; 28-342236-378510.21876/rcsfmit.v2i1reponame:Revista Ciências em Saúdeinstname:Hospital de Clínicas de Itajubáinstacron:HCIporhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/74/73Copyright (c) 2019 REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDEinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Admilson José da SilvaPereira, Juciane de Abreu RibeiroBarcelos, Maria de Fátima Píccolode Angelis-Pereira, Michel Cardoso2020-04-17T00:38:14Zoai:ojs.portalrcs.hcitajuba.org.br:article/74Revistahttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zeroPUBhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/oaircs@hcitajuba.org.br||rcsfmit@medicinaitajuba.com.br2236-37852236-3785opendoar:2020-04-17T00:38:14Revista Ciências em Saúde - Hospital de Clínicas de Itajubáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Composição Nutricional e Teor de Carotenóides de Doces de Leite Adicionados de Extrato de Urucum/Nutritional Composition and Level of Carotenoids of Dulce de Leche Added of Extract Annatto (Bixa orellana)
title Composição Nutricional e Teor de Carotenóides de Doces de Leite Adicionados de Extrato de Urucum/Nutritional Composition and Level of Carotenoids of Dulce de Leche Added of Extract Annatto (Bixa orellana)
spellingShingle Composição Nutricional e Teor de Carotenóides de Doces de Leite Adicionados de Extrato de Urucum/Nutritional Composition and Level of Carotenoids of Dulce de Leche Added of Extract Annatto (Bixa orellana)
Braga, Admilson José da Silva
title_short Composição Nutricional e Teor de Carotenóides de Doces de Leite Adicionados de Extrato de Urucum/Nutritional Composition and Level of Carotenoids of Dulce de Leche Added of Extract Annatto (Bixa orellana)
title_full Composição Nutricional e Teor de Carotenóides de Doces de Leite Adicionados de Extrato de Urucum/Nutritional Composition and Level of Carotenoids of Dulce de Leche Added of Extract Annatto (Bixa orellana)
title_fullStr Composição Nutricional e Teor de Carotenóides de Doces de Leite Adicionados de Extrato de Urucum/Nutritional Composition and Level of Carotenoids of Dulce de Leche Added of Extract Annatto (Bixa orellana)
title_full_unstemmed Composição Nutricional e Teor de Carotenóides de Doces de Leite Adicionados de Extrato de Urucum/Nutritional Composition and Level of Carotenoids of Dulce de Leche Added of Extract Annatto (Bixa orellana)
title_sort Composição Nutricional e Teor de Carotenóides de Doces de Leite Adicionados de Extrato de Urucum/Nutritional Composition and Level of Carotenoids of Dulce de Leche Added of Extract Annatto (Bixa orellana)
author Braga, Admilson José da Silva
author_facet Braga, Admilson José da Silva
Pereira, Juciane de Abreu Ribeiro
Barcelos, Maria de Fátima Píccolo
de Angelis-Pereira, Michel Cardoso
author_role author
author2 Pereira, Juciane de Abreu Ribeiro
Barcelos, Maria de Fátima Píccolo
de Angelis-Pereira, Michel Cardoso
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Admilson José da Silva
Pereira, Juciane de Abreu Ribeiro
Barcelos, Maria de Fátima Píccolo
de Angelis-Pereira, Michel Cardoso
description Objetivo: O trabalho objetivou avaliar a composição centesimal, pH e teor de carotenóides de doces de leite tipo caseiro com diferentes concentrações de urucum. Materiais e Métodos: Os doces de leite foram elaborados com leite de vaca integral e sacarose, além da adição (0%; 1,0%; 1,5% e 2,0%) de urucum. Foram realizadas análises de composição centesimal, pH e carotenóides, sendo estes últimos extraídos com acetona, para posterior leitura em espectrofotômetro a 450nm. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado e teste de Tukey (p<0,05) para as análises estatísticas. Resultados: Os teores de umidade, lipídeos, proteínas e cinzas apresentaram-se dentro dos parâmetros exigidos pela legislação brasileira. As amostras com 0% e 1% de urucum não diferiram significativamente entre si, mas diferiram das amostras com 1,5% e 2,0% de urucum (p<0,05). A adição de extrato de urucum no doce de leite interferiu na composição química do mesmo, entretanto, ainda permaneceu dentro dos limites exigidos pela legislação. Conclusão: Os teores de carotenóides nas amostras de doce de leite aumentou proporcionalmente ao acréscimo de extrato de urucum, variando de 0,0281 mg.100g-1 a 0,6030 mg.100g-1, ocorrendo beneficiamento do produto pelo incremento de carotenóides. Palavras chave: Alimentos funcionais, Bixa orellana, Urucum, Carotenóides.  Key words: Functional foods, Bixa orellana, Annatto, Carotenoids
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Avaliado pelos pares
Artigo Original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/74
10.21876/rcsfmit.v2i1.74
url https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/74
identifier_str_mv 10.21876/rcsfmit.v2i1.74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/74/73
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AISI/HCI
publisher.none.fl_str_mv AISI/HCI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências em Saúde; v. 2 n. 1 (2012): Janeiro a Março de 2012; 28-34
Health Sciences Journal; Vol 2 No 1 (2012): Janeiro a Março de 2012; 28-34
2236-3785
10.21876/rcsfmit.v2i1
reponame:Revista Ciências em Saúde
instname:Hospital de Clínicas de Itajubá
instacron:HCI
instname_str Hospital de Clínicas de Itajubá
instacron_str HCI
institution HCI
reponame_str Revista Ciências em Saúde
collection Revista Ciências em Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências em Saúde - Hospital de Clínicas de Itajubá
repository.mail.fl_str_mv rcs@hcitajuba.org.br||rcsfmit@medicinaitajuba.com.br
_version_ 1797068960448905216