Estratégias Empresariais: O Caso da Rede Angeloni

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amboni, Nério
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Sílvio Lummetrz, Bernardes de Andrade, Rui Otávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15077
Resumo: A presente pesquisa tem como problema “Quais fatos/mudanças possibilitaram o entendimento do comportamento estratégico da Rede Angeloni no período 1983 a 2006?”. A perspectiva da pesquisa é diacrônica e cross sectional, tendo como método o histórico interpretativo e como modo de investigação o estudo de caso do tipo histórico-organizacional. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a entrevista e a observação. A partir da análise dos dados, pode-se concluir que: a) a estratégia predominante na Rede Angeloni foi a de competição com foco na diferenciação; b) a visão do líder foi fundamental no desenvolvimento da expansão e crescimento; c) a criação de valor foi reconhecida e percebida por seus clientes; d) os processos utilizados para se chegar à estratégia total foram fragmentados, revolucionários e intuitivos, havendo nas definições estratégicas da Rede Angeloni, uma forte dose de intuição; e) a aposta na logística foi fundamental para a estratégia competitiva com foco na diferenciação, bem como os controles financeiros e nos acordos comerciais com fornecedores, levando a empresa a alinhar os custos e benefícios antes de implantar as estratégias.DOI:10.5585/riae.v11i1.1801
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spelling Estratégias Empresariais: O Caso da Rede AngeloniBusiness Strategies: The Case of the Network AngeloniESTRATEGIAS EMPRESARIALES: EL CASO DE LA RED ANGELONIEstratégia; Foco; Diferenciação; Mudanças.Strategy; Focus; Differentiation; Changes.Estrategia; Foco; Diferenciación; Cambios.A presente pesquisa tem como problema “Quais fatos/mudanças possibilitaram o entendimento do comportamento estratégico da Rede Angeloni no período 1983 a 2006?”. A perspectiva da pesquisa é diacrônica e cross sectional, tendo como método o histórico interpretativo e como modo de investigação o estudo de caso do tipo histórico-organizacional. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a entrevista e a observação. A partir da análise dos dados, pode-se concluir que: a) a estratégia predominante na Rede Angeloni foi a de competição com foco na diferenciação; b) a visão do líder foi fundamental no desenvolvimento da expansão e crescimento; c) a criação de valor foi reconhecida e percebida por seus clientes; d) os processos utilizados para se chegar à estratégia total foram fragmentados, revolucionários e intuitivos, havendo nas definições estratégicas da Rede Angeloni, uma forte dose de intuição; e) a aposta na logística foi fundamental para a estratégia competitiva com foco na diferenciação, bem como os controles financeiros e nos acordos comerciais com fornecedores, levando a empresa a alinhar os custos e benefícios antes de implantar as estratégias.DOI:10.5585/riae.v11i1.1801This research has the problem "What facts / changes enabled the understanding of strategic behavior of the Angeloni Network in the period 1983 to 2006?" The research perspective is exploratory, descriptive, and evaluative. The historical method of interpretation was a way to research the case study of the historical and organizational type. The techniques of data collection included: a literature review, document analysis, interviews, and observation. The results showed that: a) the dominant strategy in the Network Angeloni was competition with a focus on differentiation, b) the leader's vision was instrumental in developing the expansion and growth, c) the creation of value was recognized and perceived by the customers; d) the procedures used to reach the overall strategy was fragmented, revolutionary, and intuitive, with the strategic definitions of Angeloni Network; e) the bet was essential for the logistics competitive strategy focused on differentiation, as well as financial controls and trade agreements with suppliers, leading the company to align costs and benefits before deploying the strategies.Las influencias del ambiente interno y externo en los cambios ocurridos durante el ciclo de vida de la Red Angeloni, permite comprender las estrategias adoptadas en el período de 1983 y 2006. La investigación es exploratoria, descriptiva y evaluativa. Las técnicas utilizadas de recolección de datos son la investigación bibliográfica, el análisis documental, la entrevista y la observación. Se destaca que la estrategia predominante es la de competición, por su énfasisen la diferenciación y en que la visión del líder jugó un papel fundamental en el desarrollo de la expansión y crecimiento. La visión estratégica de Porter, así como las estrategias de creación de valor y el uso delbenchmarking pueden ser citadas como una táctica de apoyo estratégico.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1507710.5585/ijsm.v11i1.1801Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 11, No 1 (2012): Jan./Apr.; 62-91Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 11, No 1 (2012): Jan./Apr.; 62-912176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15077/7286https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/15077/12083Copyright (c) 2012 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmboni, NérioSilva, Sílvio LummetrzBernardes de Andrade, Rui Otávio2021-02-22T18:58:21Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15077Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2021-02-22T18:58:21Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
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