Tipos, setores, nacionalidade e experiência: o que importa para o sucesso das estratégias de fusão e aquisição?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15674 |
Resumo: | Este estudo caracterizou os processos de Fusões e Aquisições (FA) que criaram maior valor interno e sinergia. O tema de FA não é novo na literatura de estratégia, o que não significa, que ele esteja consolidado, ao menos não do ponto de vista dos resultados que essa estratégia traz. O que se percebe é que existem momentos onde essa estratégia é mais comumente adotada, e em alguns setores onde ela é prevalente. A literatura traz a criação de sinergias como uma das principais razões para sua implementação, embora a aferição dessas sinergias não seja uma tarefa simples. Nesse sentido, o presente estudo avaliou 154 processos de FA, a partir de três indicadores relacionados à criação de valor de mercado e de eficiências operacionais. Os dados foram analisados com estatística descritiva, análise de variância e análise de cluster. Os resultados encontrados indicam que a maioria dos casos pesquisados apresentaram resultados positivos discretos ou negativos, não havendo diferenças significativas entre aqueles realizados em diferentes setores da economia. Os casos que apresentaram melhor desempenho foram aqueles em que as empresas já contavam com experiência prévia em FA e detinham conhecimento a respeito do negócio, o que reitera a necessidade de planejamento e análise a priori para a geração de sinergias e para a criação de valor, a partir dessa estratégia. |
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Tipos, setores, nacionalidade e experiência: o que importa para o sucesso das estratégias de fusão e aquisição?Specifications, sectors, nationality and experience: what matters for the success of mergers and acquisitions strategy?Fusões e Aquisições; Estratégia; Desempenho.Mergers & Acquisitions; Strategy; Performance.Este estudo caracterizou os processos de Fusões e Aquisições (FA) que criaram maior valor interno e sinergia. O tema de FA não é novo na literatura de estratégia, o que não significa, que ele esteja consolidado, ao menos não do ponto de vista dos resultados que essa estratégia traz. O que se percebe é que existem momentos onde essa estratégia é mais comumente adotada, e em alguns setores onde ela é prevalente. A literatura traz a criação de sinergias como uma das principais razões para sua implementação, embora a aferição dessas sinergias não seja uma tarefa simples. Nesse sentido, o presente estudo avaliou 154 processos de FA, a partir de três indicadores relacionados à criação de valor de mercado e de eficiências operacionais. Os dados foram analisados com estatística descritiva, análise de variância e análise de cluster. Os resultados encontrados indicam que a maioria dos casos pesquisados apresentaram resultados positivos discretos ou negativos, não havendo diferenças significativas entre aqueles realizados em diferentes setores da economia. Os casos que apresentaram melhor desempenho foram aqueles em que as empresas já contavam com experiência prévia em FA e detinham conhecimento a respeito do negócio, o que reitera a necessidade de planejamento e análise a priori para a geração de sinergias e para a criação de valor, a partir dessa estratégia.This study characterizes the Mergers and Acquisitions (MAs) processes that achieved better performances in internal value and synergy generation. The MA theme is not particularly new in the strategy literature, which does not mean that it is consolidated, at least not from the point of view of these strategies results. Academic literature on the topic stablishes that the search for synergies is the key reason for these strategies, although the measurement of these synergies is not a simple task. This study evaluated 154 MAs processes using three variables related to market value creation and operational efficiencies creation. The MA processes were classified according to the type of agglomerative process, economic sector, nationality and positioning of companies in the production chain. Statistic data were analyzed with descriptive statistics, variance analysis and cluster analysis. The results indicate that most of the cases resulted in mild negative or positive results, with no significant differences between the results of processes carried out in different sectors of the economy. The cases that achieved better results were those in which companies already had previous experience in MA and held knowledge of the acquired enterprise, which reiterates the need for prior planning and analysis to the generation of the expected synergies and value creation.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1567410.5585/ijsm.v16i1.2395Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 1 (2017): January/March; 22-37Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 1 (2017): January/March; 22-372176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15674/7667Copyright (c) 2017 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHoffmann, Valmir EmilVieira, Daniel Piresde Menezes, Kim La Croix Maluf2020-05-19T15:01:11Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15674Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-05-19T15:01:11Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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