Desempenho da inovação de produto: teste de uma escala para aplicação em PME's

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manthey, Nilvane Boehm
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Verdinelli, Miguel Angel, Rossetto, Carlos Ricardo, Carvalho, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15664
Resumo: A crescente pesquisa em gestão da inovação incita a necessidade de medir o desempenho proporcionado pelas variadas ações de inovação. No entanto a medição de desempenho da inovação, especialmente da inovação de produto, encontra-se ainda dispersa em uma variedade de modos, seja quanto as suas entradas e saídas e/ou ainda quanto a utilizar-se dados objetivos e subjetivos. A replicação de métodos tradicionais de mensuração do desempenho da inovação de produto que não consideram os diversos resultados da inovação de produtos para a organização, agrava a questão de medida do desempenho da inovação de produto. Neste sentido, o presente estudo visa avaliar a validade e confiabilidade de uma escala multidimensional proposta por Hanachi (2015) que considera medidas de percepção, bem como o desempenho da inovação de produto como um output, para aplicação em Pequenas e Médias Empresas (PME) do setor industrial. A pesquisa é de caráter descritivo, de tipo survey e com corte transversal. A aplicação da escala de desempenho da inovação do produto foi realizada com 94 gestores de pequenas e médias indústrias do setor têxtil. Para a realização da análise empregou-se os softwares Statistica® e SPSS 2.0 onde se realizaram os testes de unidimensionalidade e confiabilidade dos constructos e posterior aplicação da análise fatorial. O resultado aponta à pertinência e aplicabilidade da escala proposta e disponibiliza uma escala válida para novos estudos que buscarem relacionar desempenho da inovação de produto com outros construtos apresentados na literatura. 
id RIEOEI-1_2b8f1667a519bd114123b00ef9f13614
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15664
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Desempenho da inovação de produto: teste de uma escala para aplicação em PME'sProduct innovation performance: proposition and test of the one scaleEstratégia; InovaçãoDesempenho da Inovação de Produto; Escala de Mensuração; Setor Industrial; Pequenas e Médias Empresas.A crescente pesquisa em gestão da inovação incita a necessidade de medir o desempenho proporcionado pelas variadas ações de inovação. No entanto a medição de desempenho da inovação, especialmente da inovação de produto, encontra-se ainda dispersa em uma variedade de modos, seja quanto as suas entradas e saídas e/ou ainda quanto a utilizar-se dados objetivos e subjetivos. A replicação de métodos tradicionais de mensuração do desempenho da inovação de produto que não consideram os diversos resultados da inovação de produtos para a organização, agrava a questão de medida do desempenho da inovação de produto. Neste sentido, o presente estudo visa avaliar a validade e confiabilidade de uma escala multidimensional proposta por Hanachi (2015) que considera medidas de percepção, bem como o desempenho da inovação de produto como um output, para aplicação em Pequenas e Médias Empresas (PME) do setor industrial. A pesquisa é de caráter descritivo, de tipo survey e com corte transversal. A aplicação da escala de desempenho da inovação do produto foi realizada com 94 gestores de pequenas e médias indústrias do setor têxtil. Para a realização da análise empregou-se os softwares Statistica® e SPSS 2.0 onde se realizaram os testes de unidimensionalidade e confiabilidade dos constructos e posterior aplicação da análise fatorial. O resultado aponta à pertinência e aplicabilidade da escala proposta e disponibiliza uma escala válida para novos estudos que buscarem relacionar desempenho da inovação de produto com outros construtos apresentados na literatura. The growing research in innovation management urges the need to measure the performance provided by the various innovation actions. However the measurement of innovation performance, especially product innovation still lies submerged in a variety of ways, which are related measurement will ace as its inputs and outputs, as well as to the objective and subjective data. The replication of traditional methods of measuring product innovation performance not consider the various results of product innovation for the organization, exacerbates the issue of measurement of product innovation performance. In this sense, the present study aims to evaluate the validity and reliability of a multidimensional scale proposed by Hanachi (2015) which considers perception measures and the performance of product innovation as an output. The descriptive research, survey type is cross-sectional. The application of product innovation performance scale was conducted with 94 managers of small and medium industries in the textile sector. To perform the analysis we used the SPSS and Statistica 2.0 software to perform the one-dimensionality and reliability testing of the constructs and subsequent application of factor analysis. The result shows the relevance and applicability of the proposed scale, by providing a valid scale for new studies that seek to relate the product innovation performance construct to other constructs allowed relationship tests, such as the approaches of structural equations.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1566410.5585/ijsm.v15i4.2413Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 43-62Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 43-622176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15664/7659Copyright (c) 2016 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessManthey, Nilvane BoehmVerdinelli, Miguel AngelRossetto, Carlos RicardoCarvalho, Carlos Eduardo2019-09-27T14:57:26Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15664Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-27T14:57:26Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho da inovação de produto: teste de uma escala para aplicação em PME's
Product innovation performance: proposition and test of the one scale
title Desempenho da inovação de produto: teste de uma escala para aplicação em PME's
spellingShingle Desempenho da inovação de produto: teste de uma escala para aplicação em PME's
Manthey, Nilvane Boehm
Estratégia; Inovação
Desempenho da Inovação de Produto; Escala de Mensuração; Setor Industrial; Pequenas e Médias Empresas.
title_short Desempenho da inovação de produto: teste de uma escala para aplicação em PME's
title_full Desempenho da inovação de produto: teste de uma escala para aplicação em PME's
title_fullStr Desempenho da inovação de produto: teste de uma escala para aplicação em PME's
title_full_unstemmed Desempenho da inovação de produto: teste de uma escala para aplicação em PME's
title_sort Desempenho da inovação de produto: teste de uma escala para aplicação em PME's
author Manthey, Nilvane Boehm
author_facet Manthey, Nilvane Boehm
Verdinelli, Miguel Angel
Rossetto, Carlos Ricardo
Carvalho, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Verdinelli, Miguel Angel
Rossetto, Carlos Ricardo
Carvalho, Carlos Eduardo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manthey, Nilvane Boehm
Verdinelli, Miguel Angel
Rossetto, Carlos Ricardo
Carvalho, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia; Inovação
Desempenho da Inovação de Produto; Escala de Mensuração; Setor Industrial; Pequenas e Médias Empresas.
topic Estratégia; Inovação
Desempenho da Inovação de Produto; Escala de Mensuração; Setor Industrial; Pequenas e Médias Empresas.
description A crescente pesquisa em gestão da inovação incita a necessidade de medir o desempenho proporcionado pelas variadas ações de inovação. No entanto a medição de desempenho da inovação, especialmente da inovação de produto, encontra-se ainda dispersa em uma variedade de modos, seja quanto as suas entradas e saídas e/ou ainda quanto a utilizar-se dados objetivos e subjetivos. A replicação de métodos tradicionais de mensuração do desempenho da inovação de produto que não consideram os diversos resultados da inovação de produtos para a organização, agrava a questão de medida do desempenho da inovação de produto. Neste sentido, o presente estudo visa avaliar a validade e confiabilidade de uma escala multidimensional proposta por Hanachi (2015) que considera medidas de percepção, bem como o desempenho da inovação de produto como um output, para aplicação em Pequenas e Médias Empresas (PME) do setor industrial. A pesquisa é de caráter descritivo, de tipo survey e com corte transversal. A aplicação da escala de desempenho da inovação do produto foi realizada com 94 gestores de pequenas e médias indústrias do setor têxtil. Para a realização da análise empregou-se os softwares Statistica® e SPSS 2.0 onde se realizaram os testes de unidimensionalidade e confiabilidade dos constructos e posterior aplicação da análise fatorial. O resultado aponta à pertinência e aplicabilidade da escala proposta e disponibiliza uma escala válida para novos estudos que buscarem relacionar desempenho da inovação de produto com outros construtos apresentados na literatura. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15664
10.5585/ijsm.v15i4.2413
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15664
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v15i4.2413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15664/7659
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 43-62
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 43-62
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138725283758080