O pensamento do estrategista: fatores que asseguram a tomada de decisões estratégicas nas pequenas e médias empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalla, Werner Duarte
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gonçalves, Carlos Alberto, Muniz, Reynaldo Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14160
Resumo: O comportamento organizacional está associado à tomada de decisão estratégica adotada por agentes indutores internos, considerados estrategistas. Esse comportamento leva a organização a buscar melhor desempenho em posições de mercado e no uso de recursos tangíveis e intangíveis. Este trabalho propõe avançar no entendimento de como esses agentes atuam na formulação de estratégias, elaboram heurísticas, conduzem os negócios nessa busca por melhor desempenho. Para tanto, adotou-se o método RepGrid (Kelly, 1955) aplicado a proprietários de pequenas e médias empresas (PMEs) em uma região produtora de calçados de Nova Serrana – MG. Os resultados identificaram os fatores de atenção dos agentes na elaboração de estratégias, os quais centralizam a decisão no dirigente e em seus sócios; baseiam-se em resultados financeiros; avaliam tanto as questões internas atuais quanto as externas de mercado; e conduzem um processo emergente e pouco formalizado. 
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spelling O pensamento do estrategista: fatores que asseguram a tomada de decisões estratégicas nas pequenas e médias empresasThe strategist thought: granted factors in the strategic decision making of the small and medium enterprisesStrategic thought; Decision making; RepGrid method; Organizational performancePensamento Estratégico; Tomada de decisão; Método Repertório Grid; Desempenho organizacional O comportamento organizacional está associado à tomada de decisão estratégica adotada por agentes indutores internos, considerados estrategistas. Esse comportamento leva a organização a buscar melhor desempenho em posições de mercado e no uso de recursos tangíveis e intangíveis. Este trabalho propõe avançar no entendimento de como esses agentes atuam na formulação de estratégias, elaboram heurísticas, conduzem os negócios nessa busca por melhor desempenho. Para tanto, adotou-se o método RepGrid (Kelly, 1955) aplicado a proprietários de pequenas e médias empresas (PMEs) em uma região produtora de calçados de Nova Serrana – MG. Os resultados identificaram os fatores de atenção dos agentes na elaboração de estratégias, os quais centralizam a decisão no dirigente e em seus sócios; baseiam-se em resultados financeiros; avaliam tanto as questões internas atuais quanto as externas de mercado; e conduzem um processo emergente e pouco formalizado.  The organizational behavior is linked to the strategic decision-making, carried through its main decision-makers, called “strategists”. This behavior, in organizational daily actions or planning, shifts its performance to consider market and tangible and intangible resources. The present study aimed to contribute in the understanding of how these actors formulate their strategies, build their heuristics, to manage their firms to improve organizational performance. The RepGrid - Repertory Grid (Kelly, 1955) was chosen as the method, which was undertaken with the Small and Medium Enterprises (SMEs) owners of the footwear area of a relevant cluster production of Nova Serrana-MG - Brazil. The results appointed agent factors of attention, which centralize the decision in the managers or owners, base on financial results, asses actual internal factors so that external sales, and lead to a emergent and less formalized process. Universidade Nove de Julho - UNINOVE2009-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1416010.5585/ijsm.v8i2.1641Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 8, No 2 (2009): RIAE v8n2; 80-106Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 8, No 2 (2009): RIAE v8n2; 80-1062176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14160/6886https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/14160/11530Copyright (c) 2009 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDalla, Werner DuarteGonçalves, Carlos AlbertoMuniz, Reynaldo Maia2019-09-20T13:30:43Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/14160Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:30:43Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
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