As capacidades em tecnologias da informação e as empresas born globals
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13149 |
Resumo: | Os negócios internacionais têm aumentado nos últimos anos, particularmente o das pequenas e médias empresas, gatinhando pela abertura dos mercados e o desenvolvimento de novas tecnologias da informação e das comunicações. Nesse contexto têm surgido um novo tipo de empresas denominadas born globals, as quais não tem passado pelos processos tradicionais de internacionalização de etapas, e desde seu nascimento já são internacionais. Neste paper, se descrevem as teorias que explicam este novo fenômeno, as principais características destas novas empresas, e sua relação com as capacidades em tecnologias da informação (TI), que lhes permite gerar vantagens competitivas nos processos de inserção nos mercados internacionais. |
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As capacidades em tecnologias da informação e as empresas born globalsLas capacidades en tecnologías de la información y las empresas born globalsInformation technology capacities and the born global companiesInformation Thecnology; Born-Globals; Resource-Based-View; International Entrepreneurship.Tecnologias da Informação, Born-Globals, Teoria de Recursos e Capacidades, Empreendimento Internacional.Tecnologías de Información, Born-Globals, Teoría de Recursos y Capacidades, Emprendimiento Internacional.Os negócios internacionais têm aumentado nos últimos anos, particularmente o das pequenas e médias empresas, gatinhando pela abertura dos mercados e o desenvolvimento de novas tecnologias da informação e das comunicações. Nesse contexto têm surgido um novo tipo de empresas denominadas born globals, as quais não tem passado pelos processos tradicionais de internacionalização de etapas, e desde seu nascimento já são internacionais. Neste paper, se descrevem as teorias que explicam este novo fenômeno, as principais características destas novas empresas, e sua relação com as capacidades em tecnologias da informação (TI), que lhes permite gerar vantagens competitivas nos processos de inserção nos mercados internacionais.Los negocios internacionales se han incrementado en los últimos años, particularmente el de las pequeñas y medianas empresas, gatillado por la apertura de los mercados y el desarrollo de las tecnologías de la información y las comunicaciones. En este contexto, ha surgido un nuevo tipo de empresas denominadas born globals, las cuales no han pasado por los procesos tradicionales de internacionalización de etapas, y desde su nacimiento ya son internacionales. En este artículo, se describen las teorías que explican este nuevo fenómeno, las principales características de estas nuevas empresas, y su relación con las capacidades en tecnologías de información (TI), que les permite generar ventajas competitivas en los procesos de incursión en los mercados internacionales.International business transactions have increased in recent years, triggered by the opening up of markets and the development of information technologies and communications, especially in the cases of small and medium enterprises. In this context, a new type of company is emerging: the so-called 'born global' companies. These organizations have an international profile since their birth, and have not gone through the traditional evolutionary pattern of internationalization. This article describes the theories that explain this new phenomenon, the main features of these new companies and their relationship with information technology (IT), which allows them to generate competitive advantages when entering the international market.Universidade Nove de Julho - UNINOVELópez, María Soledad EtchebarneWeiss, Valeska Viola GeldresRamos, Heidy Rodriguez2009-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1314910.5585/ijsm.v8i1.1629Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 8, No 1 (2009): RIAE v8n1; 160-174Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 8, No 1 (2009): RIAE v8n1; 160-1742176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13149/6601Copyright (c) 2019 Iberoamerican Journal of Strategic Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-23T14:51:06Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/13149Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2021-02-23T14:51:06Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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