Planejamento Estratégico na Política Pública de Assistência Estudantil: Uma Análise de Cenário na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) como Suporte para Execução do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
DOI: | 10.5585/riae.v18i4.16201 |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/16201 |
Resumo: | Objetivo do esttudo: O presente trabalho tem como finalidade analisar variáveis organizacionais que influenciam diretamente o planejamento estratégico da Pro-Reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) através de ferramentas gerenciais de construção de cenário.Metodologia: A pesquisa se caracteriza como exploratória e aplicada com a utilização de levantamentos documentais, bibliográficos, questionários e entrevistas com o corpo técnico, gestor e discentes em uma análise transversal quali-quanti com enfoque no cenário a partir da matriz SWOT e levantamento de ações prioritárias na perspectiva do público-alvo.Originalidade: A Aplicação de ferramentas de análise de cenário, utilizando a matriz SWOT como norteador e delimitador do planejamento das ações a serem desenvolvidas pela UFAL, possibilita uma nova percepção da unidade acadêmica frente as situações-problema e enfoque gerencial.Principais Resultados: Os discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, público-alvo da política, vislumbram um maior número de ações voltadas ao repasse direto de recursos, que se justifica devido às dificuldades enfrentadas diariamente por esses discentes que utilizam esses recursos para manutenção das suas atividades na Universidade e no sustento próprio e de sua família; por outro lado, a matriz SWOT apresenta um cenário de debilidade ofensiva onde a unidade não possui capacidade organizacional interna referente à totalidade do atendimento das ações do PNAES.Contribuições Teóricas: A adoção de ferramentas para análise de cenário possibilita a integração entre planejamento e operação quanto ao processo estratégico na construção do planejamento plurianual com o uso de configurações e conscientização de características para uma deliberação eficaz, incluindo os melhores caminhos após análise do diagnóstico organizacional. |
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Planejamento Estratégico na Política Pública de Assistência Estudantil: Uma Análise de Cenário na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) como Suporte para Execução do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)Strategic Planning in the Student Assistance Public Policy: A Scenario Analysis at the Federal University of Alagoas (UFAL) as Support for the Implementation of the National Plan for Student Assistance (PNAES)Administração Pública;EstratégiaPlanejamento; Plano de Assistência Estudantil; EstratégiaPlanning; Student Assistance Plan; StrategyObjetivo do esttudo: O presente trabalho tem como finalidade analisar variáveis organizacionais que influenciam diretamente o planejamento estratégico da Pro-Reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) através de ferramentas gerenciais de construção de cenário.Metodologia: A pesquisa se caracteriza como exploratória e aplicada com a utilização de levantamentos documentais, bibliográficos, questionários e entrevistas com o corpo técnico, gestor e discentes em uma análise transversal quali-quanti com enfoque no cenário a partir da matriz SWOT e levantamento de ações prioritárias na perspectiva do público-alvo.Originalidade: A Aplicação de ferramentas de análise de cenário, utilizando a matriz SWOT como norteador e delimitador do planejamento das ações a serem desenvolvidas pela UFAL, possibilita uma nova percepção da unidade acadêmica frente as situações-problema e enfoque gerencial.Principais Resultados: Os discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, público-alvo da política, vislumbram um maior número de ações voltadas ao repasse direto de recursos, que se justifica devido às dificuldades enfrentadas diariamente por esses discentes que utilizam esses recursos para manutenção das suas atividades na Universidade e no sustento próprio e de sua família; por outro lado, a matriz SWOT apresenta um cenário de debilidade ofensiva onde a unidade não possui capacidade organizacional interna referente à totalidade do atendimento das ações do PNAES.Contribuições Teóricas: A adoção de ferramentas para análise de cenário possibilita a integração entre planejamento e operação quanto ao processo estratégico na construção do planejamento plurianual com o uso de configurações e conscientização de características para uma deliberação eficaz, incluindo os melhores caminhos após análise do diagnóstico organizacional. Objective: The present study had the purpose of analyzing variables that directly influence the strategic planning of the Pro-Rectory Student (PROEST) of the Federal University of Alagoas (UFAL) using scenario building management tools. Methodology: The research is exploratory and applied with the use of survey, documentary, bibliographic, questionnaires and interviews with the civil servants, managers and students in a quali-quanti cross-sectional analysis with scenario focusing on the scenario from the SWOT matrix and survey of priority actions from the perspective of the target audience Originality: The application of scenario analysis tools, using the SWOT matrix as a guide and delimiter of the planning of actions to be developed by the UFAL, enables a new perception of the academic unit in relation to problem situations and management focus.Main results: Students in a situation of socioeconomic vulnerability glimpse a greater amount of actions aimed at direct transfer of resources, which is justified due to the difficulties faced daily by these students who use these resources to maintain their activities at the University and in self and family support; on the other hand, the SWOT matrix presents a scenario of offensive weakness where the unit does not have internal organizational capacity related to the totality of PNAES actions. Theoretical Contributions: The adoption of scenario analysis tools enables the integrationbetween planning and operation of the strategic process in the construction of multiannual planning with the use of configurations and awareness of characteristics for effective deliberation, including the best paths after organizational diagnosis analysis.Universidade Nove de Julho - UNINOVEda Silva Junior, Gilmar Sarmentodos Santos, Paulo da Cruz Freire2019-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1620110.5585/riae.v18i4.16201Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 18, No 4 (2019): oct./dec.; 651-664Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 18, No 4 (2019): oct./dec.; 651-6642176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/16201/7832Copyright (c) 2019 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T14:58:11Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/16201Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-05-19T14:58:11Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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