Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonial, Graciele
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rossetto, Carlos Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/10867
Resumo: Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar práticas empreendedoras que caracterizam a Orientação Empreendedora Internacional (OEI) em empresas vinícolas internacionalizadas do Sul do Brasil. Método: A pesquisa de abordagem qualitativa foi exploratória e descritiva. O método foi o estudo de casos múltiplos, em 10 empresas vinícolas participantes do projeto Wines of Brasil. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e de campo, sendo esta última realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise ocorreu por meio da triangulação de dados, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, apoiada pelo software Atlas.ti. Relevância/originalidade: As evidências empíricas indicam a relevância da OEI no contexto da gestão das organizações. Também destacamos as sugestões de pesquisas futuras em função da limitada ênfase dos fatores que caracterizam os elementos desencadeadores das dimensões da OEI no processo de internacionalização das organizações. Principais resultados: Verificamos maior ocorrência das práticas empreendedoras nas dimensões Inovatividade Internacional e Proatividade Internacional. Nas dimensões Assunção ao Risco Internacional, Agressividade Competitiva e Autonomia Internacional, as práticas foram identificadas com menor ocorrência. Os resultados comprovam a multidimensionalidade da OEI. Contribuições teóricas / metodológicas: Este estudo contribui para ampliar a pesquisa referente à OEI no cenário brasileiro, e analisar suas dimensões no contexto de gestão das organizações da indústria vinícola brasileira. Implicações para a gestão: Em termos práticos, este estudo colabora para que executivos e gestores, interessados na temática, possam obter subsídios sobre quais são as melhoras práticas para desenvolver a OEI na gestão de negócios internacionais.
id RIEOEI-1_7b3b8801d0ece4530f2dbbe0ae186535
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/10867
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern BrazilPráticas que Caracterizam a Orientação Empreendedora Internacional: Um Estudo em Empresas Vinícolas do Sul do BrasilAdministração; Estrategia; Empreendedorismo.Orientação Empreendedora Internacional. Práticas Empreendedoras. Setor Vinícola. Negócios Internacionais.Entrepreneurial Orientation. Entrepreneurial Practices. International Entrepreneurial Orientation. Internationalized Vineyards.Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar práticas empreendedoras que caracterizam a Orientação Empreendedora Internacional (OEI) em empresas vinícolas internacionalizadas do Sul do Brasil. Método: A pesquisa de abordagem qualitativa foi exploratória e descritiva. O método foi o estudo de casos múltiplos, em 10 empresas vinícolas participantes do projeto Wines of Brasil. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e de campo, sendo esta última realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise ocorreu por meio da triangulação de dados, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, apoiada pelo software Atlas.ti. Relevância/originalidade: As evidências empíricas indicam a relevância da OEI no contexto da gestão das organizações. Também destacamos as sugestões de pesquisas futuras em função da limitada ênfase dos fatores que caracterizam os elementos desencadeadores das dimensões da OEI no processo de internacionalização das organizações. Principais resultados: Verificamos maior ocorrência das práticas empreendedoras nas dimensões Inovatividade Internacional e Proatividade Internacional. Nas dimensões Assunção ao Risco Internacional, Agressividade Competitiva e Autonomia Internacional, as práticas foram identificadas com menor ocorrência. Os resultados comprovam a multidimensionalidade da OEI. Contribuições teóricas / metodológicas: Este estudo contribui para ampliar a pesquisa referente à OEI no cenário brasileiro, e analisar suas dimensões no contexto de gestão das organizações da indústria vinícola brasileira. Implicações para a gestão: Em termos práticos, este estudo colabora para que executivos e gestores, interessados na temática, possam obter subsídios sobre quais são as melhoras práticas para desenvolver a OEI na gestão de negócios internacionais.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2018-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1086710.5585/ijsm.v17i3.2650Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 17, No 3 (2018): July/September; 128-152Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 17, No 3 (2018): July/September; 128-1522176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/10867/5085Copyright (c) 2018 Iberoamerican Journal of Strategic Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessTonial, GracieleRossetto, Carlos Ricardo2019-09-20T13:45:02Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/10867Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:45:02Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil
Práticas que Caracterizam a Orientação Empreendedora Internacional: Um Estudo em Empresas Vinícolas do Sul do Brasil
title Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil
spellingShingle Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil
Tonial, Graciele
Administração; Estrategia; Empreendedorismo.
Orientação Empreendedora Internacional. Práticas Empreendedoras. Setor Vinícola. Negócios Internacionais.
Entrepreneurial Orientation. Entrepreneurial Practices. International Entrepreneurial Orientation. Internationalized Vineyards.
title_short Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil
title_full Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil
title_fullStr Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil
title_full_unstemmed Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil
title_sort Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil
author Tonial, Graciele
author_facet Tonial, Graciele
Rossetto, Carlos Ricardo
author_role author
author2 Rossetto, Carlos Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonial, Graciele
Rossetto, Carlos Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Estrategia; Empreendedorismo.
Orientação Empreendedora Internacional. Práticas Empreendedoras. Setor Vinícola. Negócios Internacionais.
Entrepreneurial Orientation. Entrepreneurial Practices. International Entrepreneurial Orientation. Internationalized Vineyards.
topic Administração; Estrategia; Empreendedorismo.
Orientação Empreendedora Internacional. Práticas Empreendedoras. Setor Vinícola. Negócios Internacionais.
Entrepreneurial Orientation. Entrepreneurial Practices. International Entrepreneurial Orientation. Internationalized Vineyards.
description Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar práticas empreendedoras que caracterizam a Orientação Empreendedora Internacional (OEI) em empresas vinícolas internacionalizadas do Sul do Brasil. Método: A pesquisa de abordagem qualitativa foi exploratória e descritiva. O método foi o estudo de casos múltiplos, em 10 empresas vinícolas participantes do projeto Wines of Brasil. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e de campo, sendo esta última realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise ocorreu por meio da triangulação de dados, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, apoiada pelo software Atlas.ti. Relevância/originalidade: As evidências empíricas indicam a relevância da OEI no contexto da gestão das organizações. Também destacamos as sugestões de pesquisas futuras em função da limitada ênfase dos fatores que caracterizam os elementos desencadeadores das dimensões da OEI no processo de internacionalização das organizações. Principais resultados: Verificamos maior ocorrência das práticas empreendedoras nas dimensões Inovatividade Internacional e Proatividade Internacional. Nas dimensões Assunção ao Risco Internacional, Agressividade Competitiva e Autonomia Internacional, as práticas foram identificadas com menor ocorrência. Os resultados comprovam a multidimensionalidade da OEI. Contribuições teóricas / metodológicas: Este estudo contribui para ampliar a pesquisa referente à OEI no cenário brasileiro, e analisar suas dimensões no contexto de gestão das organizações da indústria vinícola brasileira. Implicações para a gestão: Em termos práticos, este estudo colabora para que executivos e gestores, interessados na temática, possam obter subsídios sobre quais são as melhoras práticas para desenvolver a OEI na gestão de negócios internacionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/10867
10.5585/ijsm.v17i3.2650
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/10867
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v17i3.2650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/10867/5085
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Iberoamerican Journal of Strategic Management
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Iberoamerican Journal of Strategic Management
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 17, No 3 (2018): July/September; 128-152
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 17, No 3 (2018): July/September; 128-152
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138726271516672