Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/10867 |
Resumo: | Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar práticas empreendedoras que caracterizam a Orientação Empreendedora Internacional (OEI) em empresas vinícolas internacionalizadas do Sul do Brasil. Método: A pesquisa de abordagem qualitativa foi exploratória e descritiva. O método foi o estudo de casos múltiplos, em 10 empresas vinícolas participantes do projeto Wines of Brasil. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e de campo, sendo esta última realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise ocorreu por meio da triangulação de dados, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, apoiada pelo software Atlas.ti. Relevância/originalidade: As evidências empíricas indicam a relevância da OEI no contexto da gestão das organizações. Também destacamos as sugestões de pesquisas futuras em função da limitada ênfase dos fatores que caracterizam os elementos desencadeadores das dimensões da OEI no processo de internacionalização das organizações. Principais resultados: Verificamos maior ocorrência das práticas empreendedoras nas dimensões Inovatividade Internacional e Proatividade Internacional. Nas dimensões Assunção ao Risco Internacional, Agressividade Competitiva e Autonomia Internacional, as práticas foram identificadas com menor ocorrência. Os resultados comprovam a multidimensionalidade da OEI. Contribuições teóricas / metodológicas: Este estudo contribui para ampliar a pesquisa referente à OEI no cenário brasileiro, e analisar suas dimensões no contexto de gestão das organizações da indústria vinícola brasileira. Implicações para a gestão: Em termos práticos, este estudo colabora para que executivos e gestores, interessados na temática, possam obter subsídios sobre quais são as melhoras práticas para desenvolver a OEI na gestão de negócios internacionais. |
id |
RIEOEI-1_7b3b8801d0ece4530f2dbbe0ae186535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/10867 |
network_acronym_str |
RIEOEI-1 |
network_name_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository_id_str |
|
spelling |
Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern BrazilPráticas que Caracterizam a Orientação Empreendedora Internacional: Um Estudo em Empresas Vinícolas do Sul do BrasilAdministração; Estrategia; Empreendedorismo.Orientação Empreendedora Internacional. Práticas Empreendedoras. Setor Vinícola. Negócios Internacionais.Entrepreneurial Orientation. Entrepreneurial Practices. International Entrepreneurial Orientation. Internationalized Vineyards.Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar práticas empreendedoras que caracterizam a Orientação Empreendedora Internacional (OEI) em empresas vinícolas internacionalizadas do Sul do Brasil. Método: A pesquisa de abordagem qualitativa foi exploratória e descritiva. O método foi o estudo de casos múltiplos, em 10 empresas vinícolas participantes do projeto Wines of Brasil. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e de campo, sendo esta última realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise ocorreu por meio da triangulação de dados, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, apoiada pelo software Atlas.ti. Relevância/originalidade: As evidências empíricas indicam a relevância da OEI no contexto da gestão das organizações. Também destacamos as sugestões de pesquisas futuras em função da limitada ênfase dos fatores que caracterizam os elementos desencadeadores das dimensões da OEI no processo de internacionalização das organizações. Principais resultados: Verificamos maior ocorrência das práticas empreendedoras nas dimensões Inovatividade Internacional e Proatividade Internacional. Nas dimensões Assunção ao Risco Internacional, Agressividade Competitiva e Autonomia Internacional, as práticas foram identificadas com menor ocorrência. Os resultados comprovam a multidimensionalidade da OEI. Contribuições teóricas / metodológicas: Este estudo contribui para ampliar a pesquisa referente à OEI no cenário brasileiro, e analisar suas dimensões no contexto de gestão das organizações da indústria vinícola brasileira. Implicações para a gestão: Em termos práticos, este estudo colabora para que executivos e gestores, interessados na temática, possam obter subsídios sobre quais são as melhoras práticas para desenvolver a OEI na gestão de negócios internacionais.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2018-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1086710.5585/ijsm.v17i3.2650Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 17, No 3 (2018): July/September; 128-152Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 17, No 3 (2018): July/September; 128-1522176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/10867/5085Copyright (c) 2018 Iberoamerican Journal of Strategic Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessTonial, GracieleRossetto, Carlos Ricardo2019-09-20T13:45:02Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/10867Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:45:02Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil Práticas que Caracterizam a Orientação Empreendedora Internacional: Um Estudo em Empresas Vinícolas do Sul do Brasil |
title |
Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil |
spellingShingle |
Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil Tonial, Graciele Administração; Estrategia; Empreendedorismo. Orientação Empreendedora Internacional. Práticas Empreendedoras. Setor Vinícola. Negócios Internacionais. Entrepreneurial Orientation. Entrepreneurial Practices. International Entrepreneurial Orientation. Internationalized Vineyards. |
title_short |
Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil |
title_full |
Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil |
title_fullStr |
Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil |
title_full_unstemmed |
Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil |
title_sort |
Practices that Characterize the International Entrepreneurial Orientation: A Study in Vineyards of Southern Brazil |
author |
Tonial, Graciele |
author_facet |
Tonial, Graciele Rossetto, Carlos Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Rossetto, Carlos Ricardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonial, Graciele Rossetto, Carlos Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Estrategia; Empreendedorismo. Orientação Empreendedora Internacional. Práticas Empreendedoras. Setor Vinícola. Negócios Internacionais. Entrepreneurial Orientation. Entrepreneurial Practices. International Entrepreneurial Orientation. Internationalized Vineyards. |
topic |
Administração; Estrategia; Empreendedorismo. Orientação Empreendedora Internacional. Práticas Empreendedoras. Setor Vinícola. Negócios Internacionais. Entrepreneurial Orientation. Entrepreneurial Practices. International Entrepreneurial Orientation. Internationalized Vineyards. |
description |
Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar práticas empreendedoras que caracterizam a Orientação Empreendedora Internacional (OEI) em empresas vinícolas internacionalizadas do Sul do Brasil. Método: A pesquisa de abordagem qualitativa foi exploratória e descritiva. O método foi o estudo de casos múltiplos, em 10 empresas vinícolas participantes do projeto Wines of Brasil. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e de campo, sendo esta última realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise ocorreu por meio da triangulação de dados, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, apoiada pelo software Atlas.ti. Relevância/originalidade: As evidências empíricas indicam a relevância da OEI no contexto da gestão das organizações. Também destacamos as sugestões de pesquisas futuras em função da limitada ênfase dos fatores que caracterizam os elementos desencadeadores das dimensões da OEI no processo de internacionalização das organizações. Principais resultados: Verificamos maior ocorrência das práticas empreendedoras nas dimensões Inovatividade Internacional e Proatividade Internacional. Nas dimensões Assunção ao Risco Internacional, Agressividade Competitiva e Autonomia Internacional, as práticas foram identificadas com menor ocorrência. Os resultados comprovam a multidimensionalidade da OEI. Contribuições teóricas / metodológicas: Este estudo contribui para ampliar a pesquisa referente à OEI no cenário brasileiro, e analisar suas dimensões no contexto de gestão das organizações da indústria vinícola brasileira. Implicações para a gestão: Em termos práticos, este estudo colabora para que executivos e gestores, interessados na temática, possam obter subsídios sobre quais são as melhoras práticas para desenvolver a OEI na gestão de negócios internacionais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/10867 10.5585/ijsm.v17i3.2650 |
url |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/10867 |
identifier_str_mv |
10.5585/ijsm.v17i3.2650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/10867/5085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Iberoamerican Journal of Strategic Management info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Iberoamerican Journal of Strategic Management |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 17, No 3 (2018): July/September; 128-152 Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 17, No 3 (2018): July/September; 128-152 2176-0756 reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) instacron:RIEOEI |
instname_str |
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
instacron_str |
RIEOEI |
institution |
RIEOEI |
reponame_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
collection |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||bennycosta@yahoo.com.br |
_version_ |
1799138726271516672 |