Alianças Mercadológicas Estratégicas e Elementos de Diferenciação na Cadeia da Carne Bovina no Brasil
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15223 |
Resumo: | As alianças mercadológicas surgem como resposta às novas necessidades de mercado e às demandas do consumidor final. No entanto, essas iniciativas ainda apresentam dificuldades de organização e coordenação no âmbito do agronegócio e em especial, no setor da pecuária de corte brasileira. Este estudo busca descrever exemplos de alianças estratégicas deste setor, bem como identificar os elementos de diferenciação que influenciaram em seu desenvolvimento e permanência no mercado. Para tal, foi realizado um estudo dos conceitos de aliança mercadológica sob a ótica das cadeias produtivas do agronegócio, incluindo as principais dificuldades para a implantação das mesmas e um levantamento documental, para apresentar exemplos de alianças existentes no Brasil e elaborar um framework dos elementos que permitiram o êxito das alianças mercadológicas estudadas. Os resultados apontam que a perspectiva regional, a adoção de certificação específica, o pagamento de prêmio e o tamanho do grupo de produtores envolvidos são elementos de diferenciação que pode influenciar no êxito de determinada aliança neste setor. |
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Alianças Mercadológicas Estratégicas e Elementos de Diferenciação na Cadeia da Carne Bovina no BrasilAlianças Mercadológicas Estratégicas e Elementos de Diferenciação na Cadeia da Carne Bovina no BrasilCiências Sociais Aplicadasaliança comercial; coordenação; estratégia; marketingAs alianças mercadológicas surgem como resposta às novas necessidades de mercado e às demandas do consumidor final. No entanto, essas iniciativas ainda apresentam dificuldades de organização e coordenação no âmbito do agronegócio e em especial, no setor da pecuária de corte brasileira. Este estudo busca descrever exemplos de alianças estratégicas deste setor, bem como identificar os elementos de diferenciação que influenciaram em seu desenvolvimento e permanência no mercado. Para tal, foi realizado um estudo dos conceitos de aliança mercadológica sob a ótica das cadeias produtivas do agronegócio, incluindo as principais dificuldades para a implantação das mesmas e um levantamento documental, para apresentar exemplos de alianças existentes no Brasil e elaborar um framework dos elementos que permitiram o êxito das alianças mercadológicas estudadas. Os resultados apontam que a perspectiva regional, a adoção de certificação específica, o pagamento de prêmio e o tamanho do grupo de produtores envolvidos são elementos de diferenciação que pode influenciar no êxito de determinada aliança neste setor.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1522310.5585/ijsm.v14i2.2056Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 14, No 2 (2015): April/June; 40-50Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 14, No 2 (2015): April/June; 40-502176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15223/7419Copyright (c) 2015 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Tamara Esteves deGianezini, MiguelangeloPeripoli, VanessaBarcellos, Júlio Otávio Jardim2019-09-26T15:37:27Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15223Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-26T15:37:27Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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