Gestão Estratégica em Empresas de Tecnologia da Informação: Um Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Marcos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Klein, Amarolinda Zanela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15305
Resumo: O setor de Tecnologia da Informação (TI) é estratégico para a economia nacional. Esse setor, no Brasil, é composto em sua maior parte por empresas de micro e pequeno porte. Este artigo busca compreender como ocorre o processo de gestão estratégica em uma pequena empresa de TI, à luz das escolas de estratégia e da visão de estratégia como prática social. O método é o estudo de caso único de uma empresa de TI de pequeno porte, localizada no Rio Grande do Sul. Os dados revelaram que a empresa pesquisada adota uma administração estratégica informal e centralizada na diretoria, o que está relacionado à escola empreendedora de estratégia. Os dados também apontam a presença de características de outras escolas de estratégia na trajetória da empresa. Foi analisada a estratégia como prática social no nível estratégico e no nível tático da organização, por intermédio das orientações dos gerentes, suas interações com clientes e fornecedores, sua tomada de decisões, entre outras práticas do cotidiano. Os resultados do artigo lançam luz sobre o processo de gestão estratégica de micro e pequenas empresas de TI, gerando reflexões úteis para gestores de empresas com perfil semelhante à empresa pesquisada. DOI:10.5585/riae.v12i3.1893
id RIEOEI-1_a1741b11872660f47759a8bdd1d41ee9
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15305
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Gestão Estratégica em Empresas de Tecnologia da Informação: Um Estudo de CasoStrategic Management in Business Information Technology: A Case StudySetor de Tecnologia da Informação; Estratégia; Escolas de Estratégia; Estratégia como Prática.Strategic Management; Strategy Schools; Strategy-as-Practice; Information Technology Sector.O setor de Tecnologia da Informação (TI) é estratégico para a economia nacional. Esse setor, no Brasil, é composto em sua maior parte por empresas de micro e pequeno porte. Este artigo busca compreender como ocorre o processo de gestão estratégica em uma pequena empresa de TI, à luz das escolas de estratégia e da visão de estratégia como prática social. O método é o estudo de caso único de uma empresa de TI de pequeno porte, localizada no Rio Grande do Sul. Os dados revelaram que a empresa pesquisada adota uma administração estratégica informal e centralizada na diretoria, o que está relacionado à escola empreendedora de estratégia. Os dados também apontam a presença de características de outras escolas de estratégia na trajetória da empresa. Foi analisada a estratégia como prática social no nível estratégico e no nível tático da organização, por intermédio das orientações dos gerentes, suas interações com clientes e fornecedores, sua tomada de decisões, entre outras práticas do cotidiano. Os resultados do artigo lançam luz sobre o processo de gestão estratégica de micro e pequenas empresas de TI, gerando reflexões úteis para gestores de empresas com perfil semelhante à empresa pesquisada. DOI:10.5585/riae.v12i3.1893The Information Technology (IT) sector is regarded as strategic for national economy. In Brazil, this sector is formed mostly of micro and small businesses. This article aims at understanding how does the strategic management process occurs in a small IT company, according to the schools of strategy and the strategy-as-practice approach. The method applied was a single case study of a small IT company, located in Rio Grande do Sul. The analyzed data revealed that the company adopts an informal strategic management centered on its directors, which may be related to the entrepreneurial school of strategy. However, data also indicate the presence of features of other schools of strategy along the company trajectory. We analyzed the strategy as social practice at the strategic level and also at the tactical level of the organization, through the guidance of managers, their interactions with customers and suppliers, their decision-making processes, among other practices related to everyday life. The results of the article shed light on the process of strategic management in micro and small IT companies, generating insights that can be useful for managers of similar companies.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1530510.5585/ijsm.v12i3.1893Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 3 (2013): July/September; 37-65Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 3 (2013): July/September; 37-652176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15305/7486Copyright (c) 2013 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeber, MarcosKlein, Amarolinda Zanela2021-02-22T18:57:45Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15305Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2021-02-22T18:57:45Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão Estratégica em Empresas de Tecnologia da Informação: Um Estudo de Caso
Strategic Management in Business Information Technology: A Case Study
title Gestão Estratégica em Empresas de Tecnologia da Informação: Um Estudo de Caso
spellingShingle Gestão Estratégica em Empresas de Tecnologia da Informação: Um Estudo de Caso
Weber, Marcos
Setor de Tecnologia da Informação; Estratégia; Escolas de Estratégia; Estratégia como Prática.
Strategic Management; Strategy Schools; Strategy-as-Practice; Information Technology Sector.
title_short Gestão Estratégica em Empresas de Tecnologia da Informação: Um Estudo de Caso
title_full Gestão Estratégica em Empresas de Tecnologia da Informação: Um Estudo de Caso
title_fullStr Gestão Estratégica em Empresas de Tecnologia da Informação: Um Estudo de Caso
title_full_unstemmed Gestão Estratégica em Empresas de Tecnologia da Informação: Um Estudo de Caso
title_sort Gestão Estratégica em Empresas de Tecnologia da Informação: Um Estudo de Caso
author Weber, Marcos
author_facet Weber, Marcos
Klein, Amarolinda Zanela
author_role author
author2 Klein, Amarolinda Zanela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Marcos
Klein, Amarolinda Zanela
dc.subject.por.fl_str_mv Setor de Tecnologia da Informação; Estratégia; Escolas de Estratégia; Estratégia como Prática.
Strategic Management; Strategy Schools; Strategy-as-Practice; Information Technology Sector.
topic Setor de Tecnologia da Informação; Estratégia; Escolas de Estratégia; Estratégia como Prática.
Strategic Management; Strategy Schools; Strategy-as-Practice; Information Technology Sector.
description O setor de Tecnologia da Informação (TI) é estratégico para a economia nacional. Esse setor, no Brasil, é composto em sua maior parte por empresas de micro e pequeno porte. Este artigo busca compreender como ocorre o processo de gestão estratégica em uma pequena empresa de TI, à luz das escolas de estratégia e da visão de estratégia como prática social. O método é o estudo de caso único de uma empresa de TI de pequeno porte, localizada no Rio Grande do Sul. Os dados revelaram que a empresa pesquisada adota uma administração estratégica informal e centralizada na diretoria, o que está relacionado à escola empreendedora de estratégia. Os dados também apontam a presença de características de outras escolas de estratégia na trajetória da empresa. Foi analisada a estratégia como prática social no nível estratégico e no nível tático da organização, por intermédio das orientações dos gerentes, suas interações com clientes e fornecedores, sua tomada de decisões, entre outras práticas do cotidiano. Os resultados do artigo lançam luz sobre o processo de gestão estratégica de micro e pequenas empresas de TI, gerando reflexões úteis para gestores de empresas com perfil semelhante à empresa pesquisada. DOI:10.5585/riae.v12i3.1893
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15305
10.5585/ijsm.v12i3.1893
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15305
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v12i3.1893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15305/7486
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 3 (2013): July/September; 37-65
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 3 (2013): July/September; 37-65
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138725714722816