Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15666 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo verificar a implantação do SkandiaNavigator como uma ferramenta de gestão em um programa de cursoslatu sensude ensino a distância como fator avaliativo da capacidade absortiva. O SkandiaNavigator se baseia no conceito de capital intelectual para articular recursos, capacidades e competências organizacionais, assim foi utilizado para mensurar a capacidade absortiva da IES no tocante ao curso lato sensu Ead.O SkandiaNavigator consiste em trinta indicadores divididos em sete áreas, sendo o foco financeiro referente aos resultados ocorridos e os focos nos clientes, nos recursos humanos e nos processos voltados ao que ocorre no momento na empresa. Os focos restantessão referentes à capacidade de renovação e de desenvolvimento da organização que permitiriam vislumbrar o futuro da empresa.Utilizou-se drivers de mudança institucional no SkandiaNavigator como forma de mensurar a capacidade absortiva da IES no tocante ao latu sensu de ensino a distância. Ao mensurar nas áreas: financeiras; cliente; processos internos; renovação e desenvolvimento; humanos;capital intelectual; e eficiência do capital intelectual, procurou-se verificar a capacidade da IES para aprender e implementar de novos conhecimentos. Como resultado da pesquisa se considera adequado o uso do SkandiaNavigator é uma ferramenta que pode auxiliar na mensuração da capacidade absortiva da instituição. |
id |
RIEOEI-1_ace4b0f788d0000c78ab01dad7daf1ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/15666 |
network_acronym_str |
RIEOEI-1 |
network_name_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortivaSelf-assessment and institutional change drivers based on absorptive capacityavaliação de desempenho organizacional, capacidade absrtivaSkandiaNavigator; Capacidade Absortiva; Indicadores de Desempenho.Este artigo tem como objetivo verificar a implantação do SkandiaNavigator como uma ferramenta de gestão em um programa de cursoslatu sensude ensino a distância como fator avaliativo da capacidade absortiva. O SkandiaNavigator se baseia no conceito de capital intelectual para articular recursos, capacidades e competências organizacionais, assim foi utilizado para mensurar a capacidade absortiva da IES no tocante ao curso lato sensu Ead.O SkandiaNavigator consiste em trinta indicadores divididos em sete áreas, sendo o foco financeiro referente aos resultados ocorridos e os focos nos clientes, nos recursos humanos e nos processos voltados ao que ocorre no momento na empresa. Os focos restantessão referentes à capacidade de renovação e de desenvolvimento da organização que permitiriam vislumbrar o futuro da empresa.Utilizou-se drivers de mudança institucional no SkandiaNavigator como forma de mensurar a capacidade absortiva da IES no tocante ao latu sensu de ensino a distância. Ao mensurar nas áreas: financeiras; cliente; processos internos; renovação e desenvolvimento; humanos;capital intelectual; e eficiência do capital intelectual, procurou-se verificar a capacidade da IES para aprender e implementar de novos conhecimentos. Como resultado da pesquisa se considera adequado o uso do SkandiaNavigator é uma ferramenta que pode auxiliar na mensuração da capacidade absortiva da instituição. This article aims to verify the implementation of SkandiaNavigator as a management tool in a program of courses Ead as evaluative factor of absorptive capacity. The Skandia Navigator is based on the concept of intellectual capital to coordinate resources, skills and organizational skills, and was used to measure the absorptive capacity of the HEIs regarding the broad sense course Ead. O Skandia Navigator consists of thirty indicators divided into seven areas, and the financial focus on the results occurred and the focus on customers, human resources and processes geared to what happens at the moment in the company. The remaining spots are for the renewal of capacity and development of the organization that would allow a glimpse of the future of the company. We used institutional change drivers in Skandia Navigator as a way to measure the absorptive capacity of the HEIs regarding the broad sense of distance learning. In measuring areas: financial; client; internal processes; renewal and development; human, intellectual capital; and efficiency of intellectual capital, sought to verify the ability of HEI to learn and implement new knowledge. As a result of the research is considered appropriate to use the Skandia Navigator is a tool that can assist in measuring the absorptive capacity of the institution.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1566610.5585/ijsm.v15i4.2419Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 77-90Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 77-902176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15666/7661Copyright (c) 2016 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Thiago CoelhoMazon, Gisele2019-09-27T14:58:37Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15666Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-27T14:58:37Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva Self-assessment and institutional change drivers based on absorptive capacity |
title |
Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva |
spellingShingle |
Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva Soares, Thiago Coelho avaliação de desempenho organizacional, capacidade absrtiva SkandiaNavigator; Capacidade Absortiva; Indicadores de Desempenho. |
title_short |
Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva |
title_full |
Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva |
title_fullStr |
Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva |
title_full_unstemmed |
Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva |
title_sort |
Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva |
author |
Soares, Thiago Coelho |
author_facet |
Soares, Thiago Coelho Mazon, Gisele |
author_role |
author |
author2 |
Mazon, Gisele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Thiago Coelho Mazon, Gisele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação de desempenho organizacional, capacidade absrtiva SkandiaNavigator; Capacidade Absortiva; Indicadores de Desempenho. |
topic |
avaliação de desempenho organizacional, capacidade absrtiva SkandiaNavigator; Capacidade Absortiva; Indicadores de Desempenho. |
description |
Este artigo tem como objetivo verificar a implantação do SkandiaNavigator como uma ferramenta de gestão em um programa de cursoslatu sensude ensino a distância como fator avaliativo da capacidade absortiva. O SkandiaNavigator se baseia no conceito de capital intelectual para articular recursos, capacidades e competências organizacionais, assim foi utilizado para mensurar a capacidade absortiva da IES no tocante ao curso lato sensu Ead.O SkandiaNavigator consiste em trinta indicadores divididos em sete áreas, sendo o foco financeiro referente aos resultados ocorridos e os focos nos clientes, nos recursos humanos e nos processos voltados ao que ocorre no momento na empresa. Os focos restantessão referentes à capacidade de renovação e de desenvolvimento da organização que permitiriam vislumbrar o futuro da empresa.Utilizou-se drivers de mudança institucional no SkandiaNavigator como forma de mensurar a capacidade absortiva da IES no tocante ao latu sensu de ensino a distância. Ao mensurar nas áreas: financeiras; cliente; processos internos; renovação e desenvolvimento; humanos;capital intelectual; e eficiência do capital intelectual, procurou-se verificar a capacidade da IES para aprender e implementar de novos conhecimentos. Como resultado da pesquisa se considera adequado o uso do SkandiaNavigator é uma ferramenta que pode auxiliar na mensuração da capacidade absortiva da instituição. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15666 10.5585/ijsm.v15i4.2419 |
url |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15666 |
identifier_str_mv |
10.5585/ijsm.v15i4.2419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15666/7661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Iberoamerican Journal of Strategic Management https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Iberoamerican Journal of Strategic Management https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 77-90 Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 77-90 2176-0756 reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) instacron:RIEOEI |
instname_str |
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
instacron_str |
RIEOEI |
institution |
RIEOEI |
reponame_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
collection |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||bennycosta@yahoo.com.br |
_version_ |
1799138726786367488 |