Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Thiago Coelho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mazon, Gisele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15666
Resumo: Este artigo tem como objetivo verificar a implantação do SkandiaNavigator como uma ferramenta de gestão em um programa de cursoslatu sensude ensino a distância como fator avaliativo da capacidade absortiva. O SkandiaNavigator se baseia no conceito de capital intelectual para articular recursos, capacidades e competências organizacionais, assim foi utilizado para mensurar a capacidade absortiva da IES no tocante ao curso lato sensu Ead.O SkandiaNavigator consiste em trinta indicadores divididos em sete áreas, sendo o foco financeiro referente aos resultados ocorridos e os focos nos clientes, nos recursos humanos e nos processos voltados ao que ocorre no momento na empresa. Os focos restantessão referentes à capacidade de renovação e de desenvolvimento da organização que permitiriam vislumbrar o futuro da empresa.Utilizou-se drivers de mudança institucional no SkandiaNavigator como forma de mensurar a capacidade absortiva da IES no tocante ao latu sensu de ensino a distância. Ao mensurar nas áreas: financeiras; cliente; processos internos; renovação e desenvolvimento; humanos;capital intelectual; e eficiência do capital intelectual, procurou-se verificar a capacidade da IES para aprender e implementar de novos conhecimentos. Como resultado da pesquisa se considera adequado o uso do SkandiaNavigator é uma ferramenta que pode auxiliar na mensuração da capacidade absortiva da instituição. 
id RIEOEI-1_ace4b0f788d0000c78ab01dad7daf1ce
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15666
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortivaSelf-assessment and institutional change drivers based on absorptive capacityavaliação de desempenho organizacional, capacidade absrtivaSkandiaNavigator; Capacidade Absortiva; Indicadores de Desempenho.Este artigo tem como objetivo verificar a implantação do SkandiaNavigator como uma ferramenta de gestão em um programa de cursoslatu sensude ensino a distância como fator avaliativo da capacidade absortiva. O SkandiaNavigator se baseia no conceito de capital intelectual para articular recursos, capacidades e competências organizacionais, assim foi utilizado para mensurar a capacidade absortiva da IES no tocante ao curso lato sensu Ead.O SkandiaNavigator consiste em trinta indicadores divididos em sete áreas, sendo o foco financeiro referente aos resultados ocorridos e os focos nos clientes, nos recursos humanos e nos processos voltados ao que ocorre no momento na empresa. Os focos restantessão referentes à capacidade de renovação e de desenvolvimento da organização que permitiriam vislumbrar o futuro da empresa.Utilizou-se drivers de mudança institucional no SkandiaNavigator como forma de mensurar a capacidade absortiva da IES no tocante ao latu sensu de ensino a distância. Ao mensurar nas áreas: financeiras; cliente; processos internos; renovação e desenvolvimento; humanos;capital intelectual; e eficiência do capital intelectual, procurou-se verificar a capacidade da IES para aprender e implementar de novos conhecimentos. Como resultado da pesquisa se considera adequado o uso do SkandiaNavigator é uma ferramenta que pode auxiliar na mensuração da capacidade absortiva da instituição. This article aims to verify the implementation of SkandiaNavigator as a management tool in a program of courses Ead as evaluative factor of absorptive capacity. The Skandia Navigator is based on the concept of intellectual capital to coordinate resources, skills and organizational skills, and was used to measure the absorptive capacity of the HEIs regarding the broad sense course Ead. O Skandia Navigator consists of thirty indicators divided into seven areas, and the financial focus on the results occurred and the focus on customers, human resources and processes geared to what happens at the moment in the company. The remaining spots are for the renewal of capacity and development of the organization that would allow a glimpse of the future of the company. We used institutional change drivers in Skandia Navigator as a way to measure the absorptive capacity of the HEIs regarding the broad sense of distance learning. In measuring areas: financial; client; internal processes; renewal and development; human, intellectual capital; and efficiency of intellectual capital, sought to verify the ability of HEI to learn and implement new knowledge. As a result of the research is considered appropriate to use the Skandia Navigator is a tool that can assist in measuring the absorptive capacity of the institution.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1566610.5585/ijsm.v15i4.2419Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 77-90Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 77-902176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15666/7661Copyright (c) 2016 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Thiago CoelhoMazon, Gisele2019-09-27T14:58:37Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15666Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-27T14:58:37Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva
Self-assessment and institutional change drivers based on absorptive capacity
title Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva
spellingShingle Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva
Soares, Thiago Coelho
avaliação de desempenho organizacional, capacidade absrtiva
SkandiaNavigator; Capacidade Absortiva; Indicadores de Desempenho.
title_short Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva
title_full Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva
title_fullStr Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva
title_full_unstemmed Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva
title_sort Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva
author Soares, Thiago Coelho
author_facet Soares, Thiago Coelho
Mazon, Gisele
author_role author
author2 Mazon, Gisele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Thiago Coelho
Mazon, Gisele
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação de desempenho organizacional, capacidade absrtiva
SkandiaNavigator; Capacidade Absortiva; Indicadores de Desempenho.
topic avaliação de desempenho organizacional, capacidade absrtiva
SkandiaNavigator; Capacidade Absortiva; Indicadores de Desempenho.
description Este artigo tem como objetivo verificar a implantação do SkandiaNavigator como uma ferramenta de gestão em um programa de cursoslatu sensude ensino a distância como fator avaliativo da capacidade absortiva. O SkandiaNavigator se baseia no conceito de capital intelectual para articular recursos, capacidades e competências organizacionais, assim foi utilizado para mensurar a capacidade absortiva da IES no tocante ao curso lato sensu Ead.O SkandiaNavigator consiste em trinta indicadores divididos em sete áreas, sendo o foco financeiro referente aos resultados ocorridos e os focos nos clientes, nos recursos humanos e nos processos voltados ao que ocorre no momento na empresa. Os focos restantessão referentes à capacidade de renovação e de desenvolvimento da organização que permitiriam vislumbrar o futuro da empresa.Utilizou-se drivers de mudança institucional no SkandiaNavigator como forma de mensurar a capacidade absortiva da IES no tocante ao latu sensu de ensino a distância. Ao mensurar nas áreas: financeiras; cliente; processos internos; renovação e desenvolvimento; humanos;capital intelectual; e eficiência do capital intelectual, procurou-se verificar a capacidade da IES para aprender e implementar de novos conhecimentos. Como resultado da pesquisa se considera adequado o uso do SkandiaNavigator é uma ferramenta que pode auxiliar na mensuração da capacidade absortiva da instituição. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15666
10.5585/ijsm.v15i4.2419
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15666
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v15i4.2419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15666/7661
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 77-90
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 77-90
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138726786367488