A Evidenciação dos Stakeholders nos Formulários de Referência - Uma Análise do Foco das Empresas do Setor de Saúde Quando Reportam seu Risco
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15936 |
Resumo: | Objetivo do estudo: Este estudo teve como objetivo examinar a evidenciação sobre stakeholders nas análises de risco das empresas do setor de saúde atuantes no Brasil. Metodologia/abordagem: Foram examinados os Formulários de Referência publicados entre os anos 2013 e 2017 de 13 empresas do setor de saúde listadas na bolsa de valo res brasileira, a B3. Utilizou-se análise de conteúdo para evidenciar os stakeholders presentes nos formulários de referência. Originalidade/Relevância: Apesar da gestão de riscos e a gestão de stakeholders já terem uma literatura abundante, esta pesquisa trás evidências empíricas de como os formulários de referência das empresas do setor da saúde evidenciam seus stakeholders. Até o momento, não foi possível identificar trabalhos que discutem esse tema tanto na literatura brasileira como na literatura internacional. Principais resultados: Os resultados constataram que os stakeholders mais citados, como esperado, foram os Clientes (apareceram em 98% dos formulários), Funcionários e Concorrentes (cada um em 95% dos documentos analisados). Por outro lado, os menos mencionados foram Parceiros (68%), Mídia (65%) e Comunidade (37%). Por fim, o resultado mais relevante diz respeito à quantidade absoluta de menções aos stakeholders listados. Os Clientes foram citados 867 vezes, os Investidores em 851 oportunidades e os Funcionários em 811 ocasiões. Os stakeholders menos citados foram Mídia, com 106 alusões, e Comunidade, com 53 menções. Contribuições teóricas/metodológicas: Pode-se concluir que, no que se refere à gestão do risco, as organizações dedicam grande atenção aos stakeholders Clientes, Funcionários e Concorrentes, pois estes são bastante mencionados nos documentos analisados. |
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A Evidenciação dos Stakeholders nos Formulários de Referência - Uma Análise do Foco das Empresas do Setor de Saúde Quando Reportam seu RiscoStakeholder Disclosure in Reference Forms - An Analysis of the Focus of Healthcare Companies on Reporting Their RiskEstratégiaStakeholders; Risco; Formulário de referência; SaúdeStakeholder; Risk; Reference forms; HealthObjetivo do estudo: Este estudo teve como objetivo examinar a evidenciação sobre stakeholders nas análises de risco das empresas do setor de saúde atuantes no Brasil. Metodologia/abordagem: Foram examinados os Formulários de Referência publicados entre os anos 2013 e 2017 de 13 empresas do setor de saúde listadas na bolsa de valo res brasileira, a B3. Utilizou-se análise de conteúdo para evidenciar os stakeholders presentes nos formulários de referência. Originalidade/Relevância: Apesar da gestão de riscos e a gestão de stakeholders já terem uma literatura abundante, esta pesquisa trás evidências empíricas de como os formulários de referência das empresas do setor da saúde evidenciam seus stakeholders. Até o momento, não foi possível identificar trabalhos que discutem esse tema tanto na literatura brasileira como na literatura internacional. Principais resultados: Os resultados constataram que os stakeholders mais citados, como esperado, foram os Clientes (apareceram em 98% dos formulários), Funcionários e Concorrentes (cada um em 95% dos documentos analisados). Por outro lado, os menos mencionados foram Parceiros (68%), Mídia (65%) e Comunidade (37%). Por fim, o resultado mais relevante diz respeito à quantidade absoluta de menções aos stakeholders listados. Os Clientes foram citados 867 vezes, os Investidores em 851 oportunidades e os Funcionários em 811 ocasiões. Os stakeholders menos citados foram Mídia, com 106 alusões, e Comunidade, com 53 menções. Contribuições teóricas/metodológicas: Pode-se concluir que, no que se refere à gestão do risco, as organizações dedicam grande atenção aos stakeholders Clientes, Funcionários e Concorrentes, pois estes são bastante mencionados nos documentos analisados. Objective: This study is intended to examine the disclosure about stakeholders in the risk analysis of health sector companies operating in Brazil. Method: We examined reference Forms published between 2013 and 2017 of 13 health sector companies listed on the Brazilian stock exchange, B3 (Brazil, Bolsa, Balcão). The content analysis proposed by Bardin (2016) was used to highlight the stakeholders present in the reference forms. Originality / relevance: Despite the risk management and stakeholder management already have an abundant literature, this research provides empirical evidence on how health companies' reference forms highlight their stakeholders. So far, it has not been possible to identify papers that discuss this theme in Brazilian and international literature. Results: The results showed that the most cited group of stakeholders, as expected, were Clients (appeared in 98% of the forms), Employees and Competitors (each in 95% of documents analyzed). On the other hand, the least mentioned were Partners (68%), Media (65%) and the Community (37%). Finally, the most relevant result refers to the absolute amount of mentions to the listed stakeholders. Clients were cited 867 times, Investors in 851 opportunities and Employees in 811 occasions. The least cited stakeholders were Media, with 106 allusions, and Community, with 53 mentions. Theoretical/Methodological Contributions: It can be concluded that, as regard to risk management, organizations devote great attention to Customers, Employees and Competitors, as these are most mentioned in the analyzed documents. Universidade Nove de Julho - UNINOVE2019-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1593610.5585/ijsm.v18i3.2775Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 18, No 3 (2019): July/September; 420-437Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 18, No 3 (2019): July/September; 420-4372176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15936/7786Copyright (c) 2019 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLugoboni, Leonardo FabrisSalgado, Beatriz Simonetti FragaMurcia, Flávia Cruz de Souza2020-05-19T14:58:42Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15936Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-05-19T14:58:42Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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