As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um framework

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Yákara Vasconcelos Pereira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moraes, Walter Fernando Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15480
Resumo: Este ensaio teórico tem o objetivo de apresentar um framework de empreendedorismo internacional (EI). A proposta está fundamentada na revisão crítica de pesquisas empíricas e teóricas internacionais e nacionais dessa área promissora. Os textos analisados foram selecionados nas principais bases científicas disponíveis no Brasil, a saber: Periódicos CAPES, Proquest e Ebsco. Como resultado da pesquisa, seis dimensões do empreendedorismo foram identificadas, quais sejam: propensão à adaptação, redes de relacionamentos, oportunidades internacionais, capacidade de inovar, atitude face ao risco e desenvolvimento de recursos competitivos. No âmbito da prática, tais elementos são expressados em eventos marcantes da internacionalização empresarial com incidência intermitente ao longo da trajetória da internacionalização. Além disso, como implicação para investigações futuras, observa-se que os fatores de processo e contextuais favorecem a aplicação do framework de EI.
id RIEOEI-1_d857b0cec90857b7791152232bfc585d
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15480
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um frameworkThe dimensions of international entrepreneurship: a proposition of a frameworkAdministração; Administração estratégica; empreendedorismoempreendedorismo internacional; negócio internacional; empreendedorismo.International Entrepreneurship; International Business; Entrepreneurship.Este ensaio teórico tem o objetivo de apresentar um framework de empreendedorismo internacional (EI). A proposta está fundamentada na revisão crítica de pesquisas empíricas e teóricas internacionais e nacionais dessa área promissora. Os textos analisados foram selecionados nas principais bases científicas disponíveis no Brasil, a saber: Periódicos CAPES, Proquest e Ebsco. Como resultado da pesquisa, seis dimensões do empreendedorismo foram identificadas, quais sejam: propensão à adaptação, redes de relacionamentos, oportunidades internacionais, capacidade de inovar, atitude face ao risco e desenvolvimento de recursos competitivos. No âmbito da prática, tais elementos são expressados em eventos marcantes da internacionalização empresarial com incidência intermitente ao longo da trajetória da internacionalização. Além disso, como implicação para investigações futuras, observa-se que os fatores de processo e contextuais favorecem a aplicação do framework de EI.This theoretical paper aims to present a framework of international entrepreneurship (IE). The proposal is based on the critical review of theoretical and empirical international and national researches of this promising area. The texts analyzed were selected in major scientific bases available in Brazil, namely: CAPES Journals, Proquest and Ebsco. As result of the research, six dimensions of entrepreneurship were identified, namely: propensity to the adaption, social networks, international opportunities, ability to innovate, attitude towards risk and the development of competitive resources. Theses elements are expressed in key events of business internationalization with intermittent incidence along the trajectory of internationalization. Moreover, as implications for future research, it is observed that the process and contextual factors favor the application of the EI framework .Universidade Nove de Julho - UNINOVE2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1548010.5585/ijsm.v13i4.2054Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 13, No 4 (2014): October/December; 91-106Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 13, No 4 (2014): October/December; 91-1062176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15480/7562Copyright (c) 2014 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Yákara Vasconcelos PereiraMoraes, Walter Fernando Araújo de2021-02-22T20:23:30Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15480Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2021-02-22T20:23:30Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um framework
The dimensions of international entrepreneurship: a proposition of a framework
title As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um framework
spellingShingle As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um framework
Leite, Yákara Vasconcelos Pereira
Administração; Administração estratégica; empreendedorismo
empreendedorismo internacional; negócio internacional; empreendedorismo.
International Entrepreneurship; International Business; Entrepreneurship.
title_short As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um framework
title_full As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um framework
title_fullStr As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um framework
title_full_unstemmed As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um framework
title_sort As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um framework
author Leite, Yákara Vasconcelos Pereira
author_facet Leite, Yákara Vasconcelos Pereira
Moraes, Walter Fernando Araújo de
author_role author
author2 Moraes, Walter Fernando Araújo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Yákara Vasconcelos Pereira
Moraes, Walter Fernando Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Administração estratégica; empreendedorismo
empreendedorismo internacional; negócio internacional; empreendedorismo.
International Entrepreneurship; International Business; Entrepreneurship.
topic Administração; Administração estratégica; empreendedorismo
empreendedorismo internacional; negócio internacional; empreendedorismo.
International Entrepreneurship; International Business; Entrepreneurship.
description Este ensaio teórico tem o objetivo de apresentar um framework de empreendedorismo internacional (EI). A proposta está fundamentada na revisão crítica de pesquisas empíricas e teóricas internacionais e nacionais dessa área promissora. Os textos analisados foram selecionados nas principais bases científicas disponíveis no Brasil, a saber: Periódicos CAPES, Proquest e Ebsco. Como resultado da pesquisa, seis dimensões do empreendedorismo foram identificadas, quais sejam: propensão à adaptação, redes de relacionamentos, oportunidades internacionais, capacidade de inovar, atitude face ao risco e desenvolvimento de recursos competitivos. No âmbito da prática, tais elementos são expressados em eventos marcantes da internacionalização empresarial com incidência intermitente ao longo da trajetória da internacionalização. Além disso, como implicação para investigações futuras, observa-se que os fatores de processo e contextuais favorecem a aplicação do framework de EI.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15480
10.5585/ijsm.v13i4.2054
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15480
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v13i4.2054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15480/7562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 13, No 4 (2014): October/December; 91-106
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 13, No 4 (2014): October/December; 91-106
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138724772052992