O Alinhamento da Remuneração Variável com a Estratégia em Ambientes de Balanced Scorecard
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15314 |
Resumo: | Segundo Kaplan e Norton (1997), um sistema fixo de remuneração não mais atende à diversidade de expectativas de remuneração e recompensa do quadro de funcionários. Nesse cenário, os agentes econômicos procuram instrumentos de gestão empresarial que permitam conectar desempenhos individuais ao desempenho organizacional. Tomando-se por base essas considerações, este estudo tem por objetivo analisar como as empresas líderes em seus mercados definem e selecionam os critérios para a aplicação da Remuneração Variável (RV) e como tais critérios se coadunam com os princípios do Balanced Scorecard (BSC). A abordagem foi qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo de caráter descritivo, utilizando-se, para coleta de dados, um questionário estruturado com questões abertas e fechadas. Trabalhou-se com uma amostra composta por 17 empresas brasileiras, em três segmentos de negócios (construção pesada, indústria e tecnologia/serviços) e líderes no mercado em que atuam. Os resultados apontaram que, apesar de haver nítida utilização de indicadores associados ao BSC, os modelos de RV estudados não incluem, de forma equilibrada, os indicadores associados à ferramenta. Há dissonância entre o discurso e a prática empresarial e, principalmente, o não reconhecimento da gestão da remuneração como ferramenta de alinhamento e de sustentação das estratégias empresarias. DOI:10.5585/riae.v12i3.1933 |
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O Alinhamento da Remuneração Variável com a Estratégia em Ambientes de Balanced ScorecardThe Alignment of Pay-For-Performance with the Strategy in Environment of Balanced ScorecardIndicadores de desempenho; Remuneração por desempenho; Remuneração variável; Sistema de recompensas; Balanced Scorecard.Performance Indicators; Pay-for-Performance; Reward System; Balanced Scorecard.Segundo Kaplan e Norton (1997), um sistema fixo de remuneração não mais atende à diversidade de expectativas de remuneração e recompensa do quadro de funcionários. Nesse cenário, os agentes econômicos procuram instrumentos de gestão empresarial que permitam conectar desempenhos individuais ao desempenho organizacional. Tomando-se por base essas considerações, este estudo tem por objetivo analisar como as empresas líderes em seus mercados definem e selecionam os critérios para a aplicação da Remuneração Variável (RV) e como tais critérios se coadunam com os princípios do Balanced Scorecard (BSC). A abordagem foi qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo de caráter descritivo, utilizando-se, para coleta de dados, um questionário estruturado com questões abertas e fechadas. Trabalhou-se com uma amostra composta por 17 empresas brasileiras, em três segmentos de negócios (construção pesada, indústria e tecnologia/serviços) e líderes no mercado em que atuam. Os resultados apontaram que, apesar de haver nítida utilização de indicadores associados ao BSC, os modelos de RV estudados não incluem, de forma equilibrada, os indicadores associados à ferramenta. Há dissonância entre o discurso e a prática empresarial e, principalmente, o não reconhecimento da gestão da remuneração como ferramenta de alinhamento e de sustentação das estratégias empresarias. DOI:10.5585/riae.v12i3.1933According to Kaplan and Norton (1997) a fixed compensation no longer meets the diverse expectations of reward and remuneration of staff. In this scenario, the economic agents seek business management tools that allow connecting individual performance to organizational performance. Taking these in considerations, this study aims to analyze if the criteria for the use of pay-for-performance is in accordance with the organization's strategy expressed by the indicators and goals used in the Balanced Scorecard (BSC). A qualitative approach was through a field survey of descriptive character, using, for data collection, a structured questionnaire with open and closed questions. The sample consists of 17 Brazilian companies in three business segments (heavy construction, industry and technology / services) and leaders in the market in which they operate. The results showed that, although it was clear the use of indicators associated with the use of BSC, the pay-for-performance models studied did not included in a balanced way, the indicators associated with BSC. There is a dissonance between corporate rhetoric and practice and mainly, the non-recognition of compensation management as a tool for alignment and support business strategiesUniversidade Nove de Julho - UNINOVE2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1531410.5585/ijsm.v12i3.1933Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 3 (2013): July/September; 151-182Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 3 (2013): July/September; 151-1822176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15314/7483https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/15314/12108Copyright (c) 2013 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Kleber Albuquerque deSilva, Georgina Alves Vieira daReis Neto, Mário TeixeiraTheotônio, Kelly Soares2021-02-22T18:57:45Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15314Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2021-02-22T18:57:45Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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