Efeito da furfurilação em propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus elliottii

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schulz,Henrique Römer
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gallio,Ezequiel, Acosta,Andrey Pereira, Barbosa,Kelvin Techera, Gatto,Darci Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matéria (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762019000300354
Resumo: RESUMO As madeiras de Pinus apresentam características indesejáveis às quais podem ser atenuadas com a aplicação de tratamentos, no qual é destacado a furfurilação. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da impregnação de álcool furfurílico nas propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus elliottii. Para tanto, foram utilizados 4 tratamentos: controle e com diferentes cargas de álcool furfurílico (10%, 25% e 50%). Determinaram-se às propriedades tecnológicas conforme descrito nas normas ASTM D 2395-17 (2017) e ASTM D 143-94 (2014). Verificou-se que para as propriedades mecânicas, a resistência à compressão paralela às fibras, em que o parâmetro MOE teve um acréscimo significativo para todos os tratamentos em relação ao grupo controle, em destaque especial para o tratamento (TF25%), para o MOR obteve-se valores superiores, porém sem diferenças significativas. Em relação a dureza Janka, a tensão máxima no plano anatômico transversal, constatou-se valores superiores se comparados ao controle, com destaque o tratamento (TF50%), o qual demonstrou maiores valores com diferença significativa. Para o plano tangencial não foram constatadas diferenças significativas, se mantendo praticamente constantes os valores médios entre os tratamentos e o controle. Para flexão estática, MOR e MOE, não se observaram diferenças significativas, sendo essas propriedades analisadas com testes ANOVA com significância de 5%. Com isso pode-se concluir que a impregnação com álcool furfurílico foi eficaz, devido às melhorias de desempenho mecânico observado. Visto o potencial da furfurilação empregada na madeira com base nestes resultados, sugere-se mais pesquisar neste campo de modo a fomentar maiores informações sobre a utilização deste tratamento em madeira.
id RLAM-1_11f7e59e139cfea2cdddd4cb0433a1fb
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-70762019000300354
network_acronym_str RLAM-1
network_name_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Efeito da furfurilação em propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus elliottiiPinus elliottiiálcool furfurilicomodificação de madeirapropriedades físicaspropriedades mecânicasRESUMO As madeiras de Pinus apresentam características indesejáveis às quais podem ser atenuadas com a aplicação de tratamentos, no qual é destacado a furfurilação. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da impregnação de álcool furfurílico nas propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus elliottii. Para tanto, foram utilizados 4 tratamentos: controle e com diferentes cargas de álcool furfurílico (10%, 25% e 50%). Determinaram-se às propriedades tecnológicas conforme descrito nas normas ASTM D 2395-17 (2017) e ASTM D 143-94 (2014). Verificou-se que para as propriedades mecânicas, a resistência à compressão paralela às fibras, em que o parâmetro MOE teve um acréscimo significativo para todos os tratamentos em relação ao grupo controle, em destaque especial para o tratamento (TF25%), para o MOR obteve-se valores superiores, porém sem diferenças significativas. Em relação a dureza Janka, a tensão máxima no plano anatômico transversal, constatou-se valores superiores se comparados ao controle, com destaque o tratamento (TF50%), o qual demonstrou maiores valores com diferença significativa. Para o plano tangencial não foram constatadas diferenças significativas, se mantendo praticamente constantes os valores médios entre os tratamentos e o controle. Para flexão estática, MOR e MOE, não se observaram diferenças significativas, sendo essas propriedades analisadas com testes ANOVA com significância de 5%. Com isso pode-se concluir que a impregnação com álcool furfurílico foi eficaz, devido às melhorias de desempenho mecânico observado. Visto o potencial da furfurilação empregada na madeira com base nestes resultados, sugere-se mais pesquisar neste campo de modo a fomentar maiores informações sobre a utilização deste tratamento em madeira.Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiroem cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH22019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762019000300354Matéria (Rio de Janeiro) v.24 n.3 2019reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instacron:RLAM10.1590/s1517-707620190003.0756info:eu-repo/semantics/openAccessSchulz,Henrique RömerGallio,EzequielAcosta,Andrey PereiraBarbosa,Kelvin TecheraGatto,Darci Albertopor2019-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1517-70762019000300354Revistahttp://www.materia.coppe.ufrj.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||materia@labh2.coppe.ufrj.br1517-70761517-7076opendoar:2019-09-10T00:00Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da furfurilação em propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus elliottii
title Efeito da furfurilação em propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus elliottii
spellingShingle Efeito da furfurilação em propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus elliottii
Schulz,Henrique Römer
Pinus elliottii
álcool furfurilico
modificação de madeira
propriedades físicas
propriedades mecânicas
title_short Efeito da furfurilação em propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus elliottii
title_full Efeito da furfurilação em propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus elliottii
title_fullStr Efeito da furfurilação em propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus elliottii
title_full_unstemmed Efeito da furfurilação em propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus elliottii
title_sort Efeito da furfurilação em propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus elliottii
author Schulz,Henrique Römer
author_facet Schulz,Henrique Römer
Gallio,Ezequiel
Acosta,Andrey Pereira
Barbosa,Kelvin Techera
Gatto,Darci Alberto
author_role author
author2 Gallio,Ezequiel
Acosta,Andrey Pereira
Barbosa,Kelvin Techera
Gatto,Darci Alberto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schulz,Henrique Römer
Gallio,Ezequiel
Acosta,Andrey Pereira
Barbosa,Kelvin Techera
Gatto,Darci Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Pinus elliottii
álcool furfurilico
modificação de madeira
propriedades físicas
propriedades mecânicas
topic Pinus elliottii
álcool furfurilico
modificação de madeira
propriedades físicas
propriedades mecânicas
description RESUMO As madeiras de Pinus apresentam características indesejáveis às quais podem ser atenuadas com a aplicação de tratamentos, no qual é destacado a furfurilação. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da impregnação de álcool furfurílico nas propriedades físicas e mecânicas da madeira de Pinus elliottii. Para tanto, foram utilizados 4 tratamentos: controle e com diferentes cargas de álcool furfurílico (10%, 25% e 50%). Determinaram-se às propriedades tecnológicas conforme descrito nas normas ASTM D 2395-17 (2017) e ASTM D 143-94 (2014). Verificou-se que para as propriedades mecânicas, a resistência à compressão paralela às fibras, em que o parâmetro MOE teve um acréscimo significativo para todos os tratamentos em relação ao grupo controle, em destaque especial para o tratamento (TF25%), para o MOR obteve-se valores superiores, porém sem diferenças significativas. Em relação a dureza Janka, a tensão máxima no plano anatômico transversal, constatou-se valores superiores se comparados ao controle, com destaque o tratamento (TF50%), o qual demonstrou maiores valores com diferença significativa. Para o plano tangencial não foram constatadas diferenças significativas, se mantendo praticamente constantes os valores médios entre os tratamentos e o controle. Para flexão estática, MOR e MOE, não se observaram diferenças significativas, sendo essas propriedades analisadas com testes ANOVA com significância de 5%. Com isso pode-se concluir que a impregnação com álcool furfurílico foi eficaz, devido às melhorias de desempenho mecânico observado. Visto o potencial da furfurilação empregada na madeira com base nestes resultados, sugere-se mais pesquisar neste campo de modo a fomentar maiores informações sobre a utilização deste tratamento em madeira.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762019000300354
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762019000300354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1517-707620190003.0756
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
dc.source.none.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro) v.24 n.3 2019
reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron:RLAM
instname_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron_str RLAM
institution RLAM
reponame_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
collection Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.mail.fl_str_mv ||materia@labh2.coppe.ufrj.br
_version_ 1752126692396105728