Aplicação de método estatístico no estudo da influência do peróxido de hidrogênio e do borohidreto de sódio na síntese de nanoparticulas de prata (AGNPS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,José Filipe Bacalhau
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brandão,Paula Emely de Souza, Guimarães,Pedro Queiroz, Pinto,Maria Roberta de Olibeira, Wellen,Renate Maria Ramos, Fook,Marcus Vinicius Lia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matéria (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762019000300308
Resumo: RESUMO Nanomateriais vem atraindo bastante atenção nos últimos anos em virtude das suas propriedades que permitem aplicações em diversas áreas como: química, física, medicina, fármacos e engenharias. No universo dos nanomaterias, as nanopartículas de prata (AgNPs) tem despertado o interesse de vários pesquisadores devido ao seu potencial bactericida. Estudos recentes correlacionaram a eficácia da atividade antimicrobiana com a razão superfície-volume, morfologia, polidispersividade, tamanho de partícula e estabilidade das AgNPs. Este trabalho teve como objetivo compreender a influência do borohidreto de sódio (NaBH4) e do peróxido de hidrogênio (H2O2) nas propriedades das AgNPs. A síntese das AgNPs foi realizada através da redução química de íons de prata com NaBH4, na presença de H2O2 e Citrato de Sódio (SCT). Para determinar a influência causada pelo H2O2 e NaBH4, foram empregados diferentes variações de concentrações e volumes e ao resultado foi aplicado o Teste de Fisher para determinar a significância entre essas variáveis. As amostras foram caracterizadas por Espalhamento Dinâmico de Luz (DLS) e Potencial Zeta. Como resultado, o Teste de Fisher em conjunto com os valores obtidos de tamanho de partícula, estabilidade e polidispersividade determinaram variáveis estatisticamente iguais, ou seja, as variáveis que não influenciam estatisticamente na formação das partículas, bem como, a influência causada pela variação do H2O2 e do NaBH4 nas propriedades das AgNPs. Por fim, a variação da concentração de NaBH4 e volume de H2O2 causam efeitos sob o diâmetro, estabilidade e polidispersividade de AgNPs os quais foram estudados e aqui estão descritos.
id RLAM-1_22b561cad0d2e6b4f15c6e2f3acdde55
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-70762019000300308
network_acronym_str RLAM-1
network_name_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Aplicação de método estatístico no estudo da influência do peróxido de hidrogênio e do borohidreto de sódio na síntese de nanoparticulas de prata (AGNPS)Nanociênciananopartículas de prataTeste de FisherRESUMO Nanomateriais vem atraindo bastante atenção nos últimos anos em virtude das suas propriedades que permitem aplicações em diversas áreas como: química, física, medicina, fármacos e engenharias. No universo dos nanomaterias, as nanopartículas de prata (AgNPs) tem despertado o interesse de vários pesquisadores devido ao seu potencial bactericida. Estudos recentes correlacionaram a eficácia da atividade antimicrobiana com a razão superfície-volume, morfologia, polidispersividade, tamanho de partícula e estabilidade das AgNPs. Este trabalho teve como objetivo compreender a influência do borohidreto de sódio (NaBH4) e do peróxido de hidrogênio (H2O2) nas propriedades das AgNPs. A síntese das AgNPs foi realizada através da redução química de íons de prata com NaBH4, na presença de H2O2 e Citrato de Sódio (SCT). Para determinar a influência causada pelo H2O2 e NaBH4, foram empregados diferentes variações de concentrações e volumes e ao resultado foi aplicado o Teste de Fisher para determinar a significância entre essas variáveis. As amostras foram caracterizadas por Espalhamento Dinâmico de Luz (DLS) e Potencial Zeta. Como resultado, o Teste de Fisher em conjunto com os valores obtidos de tamanho de partícula, estabilidade e polidispersividade determinaram variáveis estatisticamente iguais, ou seja, as variáveis que não influenciam estatisticamente na formação das partículas, bem como, a influência causada pela variação do H2O2 e do NaBH4 nas propriedades das AgNPs. Por fim, a variação da concentração de NaBH4 e volume de H2O2 causam efeitos sob o diâmetro, estabilidade e polidispersividade de AgNPs os quais foram estudados e aqui estão descritos.Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiroem cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH22019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762019000300308Matéria (Rio de Janeiro) v.24 n.3 2019reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instacron:RLAM10.1590/s1517-707620190003.0708info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,José Filipe BacalhauBrandão,Paula Emely de SouzaGuimarães,Pedro QueirozPinto,Maria Roberta de OlibeiraWellen,Renate Maria RamosFook,Marcus Vinicius Liapor2019-09-11T00:00:00Zoai:scielo:S1517-70762019000300308Revistahttp://www.materia.coppe.ufrj.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||materia@labh2.coppe.ufrj.br1517-70761517-7076opendoar:2019-09-11T00:00Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de método estatístico no estudo da influência do peróxido de hidrogênio e do borohidreto de sódio na síntese de nanoparticulas de prata (AGNPS)
title Aplicação de método estatístico no estudo da influência do peróxido de hidrogênio e do borohidreto de sódio na síntese de nanoparticulas de prata (AGNPS)
spellingShingle Aplicação de método estatístico no estudo da influência do peróxido de hidrogênio e do borohidreto de sódio na síntese de nanoparticulas de prata (AGNPS)
Rodrigues,José Filipe Bacalhau
Nanociência
nanopartículas de prata
Teste de Fisher
title_short Aplicação de método estatístico no estudo da influência do peróxido de hidrogênio e do borohidreto de sódio na síntese de nanoparticulas de prata (AGNPS)
title_full Aplicação de método estatístico no estudo da influência do peróxido de hidrogênio e do borohidreto de sódio na síntese de nanoparticulas de prata (AGNPS)
title_fullStr Aplicação de método estatístico no estudo da influência do peróxido de hidrogênio e do borohidreto de sódio na síntese de nanoparticulas de prata (AGNPS)
title_full_unstemmed Aplicação de método estatístico no estudo da influência do peróxido de hidrogênio e do borohidreto de sódio na síntese de nanoparticulas de prata (AGNPS)
title_sort Aplicação de método estatístico no estudo da influência do peróxido de hidrogênio e do borohidreto de sódio na síntese de nanoparticulas de prata (AGNPS)
author Rodrigues,José Filipe Bacalhau
author_facet Rodrigues,José Filipe Bacalhau
Brandão,Paula Emely de Souza
Guimarães,Pedro Queiroz
Pinto,Maria Roberta de Olibeira
Wellen,Renate Maria Ramos
Fook,Marcus Vinicius Lia
author_role author
author2 Brandão,Paula Emely de Souza
Guimarães,Pedro Queiroz
Pinto,Maria Roberta de Olibeira
Wellen,Renate Maria Ramos
Fook,Marcus Vinicius Lia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,José Filipe Bacalhau
Brandão,Paula Emely de Souza
Guimarães,Pedro Queiroz
Pinto,Maria Roberta de Olibeira
Wellen,Renate Maria Ramos
Fook,Marcus Vinicius Lia
dc.subject.por.fl_str_mv Nanociência
nanopartículas de prata
Teste de Fisher
topic Nanociência
nanopartículas de prata
Teste de Fisher
description RESUMO Nanomateriais vem atraindo bastante atenção nos últimos anos em virtude das suas propriedades que permitem aplicações em diversas áreas como: química, física, medicina, fármacos e engenharias. No universo dos nanomaterias, as nanopartículas de prata (AgNPs) tem despertado o interesse de vários pesquisadores devido ao seu potencial bactericida. Estudos recentes correlacionaram a eficácia da atividade antimicrobiana com a razão superfície-volume, morfologia, polidispersividade, tamanho de partícula e estabilidade das AgNPs. Este trabalho teve como objetivo compreender a influência do borohidreto de sódio (NaBH4) e do peróxido de hidrogênio (H2O2) nas propriedades das AgNPs. A síntese das AgNPs foi realizada através da redução química de íons de prata com NaBH4, na presença de H2O2 e Citrato de Sódio (SCT). Para determinar a influência causada pelo H2O2 e NaBH4, foram empregados diferentes variações de concentrações e volumes e ao resultado foi aplicado o Teste de Fisher para determinar a significância entre essas variáveis. As amostras foram caracterizadas por Espalhamento Dinâmico de Luz (DLS) e Potencial Zeta. Como resultado, o Teste de Fisher em conjunto com os valores obtidos de tamanho de partícula, estabilidade e polidispersividade determinaram variáveis estatisticamente iguais, ou seja, as variáveis que não influenciam estatisticamente na formação das partículas, bem como, a influência causada pela variação do H2O2 e do NaBH4 nas propriedades das AgNPs. Por fim, a variação da concentração de NaBH4 e volume de H2O2 causam efeitos sob o diâmetro, estabilidade e polidispersividade de AgNPs os quais foram estudados e aqui estão descritos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762019000300308
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762019000300308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1517-707620190003.0708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
dc.source.none.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro) v.24 n.3 2019
reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron:RLAM
instname_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron_str RLAM
institution RLAM
reponame_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
collection Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.mail.fl_str_mv ||materia@labh2.coppe.ufrj.br
_version_ 1752126692051124224