Avaliação da funcionalização da superfície de microfibras de aço com Tetraeoxissilano (TEOS) e Glixidoxipropriltrimetoxissilano (GPTMS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande,Cézar Augusto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Jochem,Lidiane Fernanda, Repette,Wellington Longuini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matéria (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762022000100324
Resumo: RESUMO Fibras de aço são largamente utilizadas para os mais diversos fins na construção civil. A principal utilização é para reforço estrutural. Nessa aplicação as fibras atuam como ponte de transferência de tensão no compósito por meio do atrito entre a fibra e a matriz. Um meio para potencializar a aplicação de fibras em compósitos cimentícios é a alteração da superfície das fibras por meios físico químicos de modo proporcionar maior interação entre a fibra e a matriz. Neste trabalho é proposto um tratamento químico com dois tipos de silano, o Tetraetoxissilano (TEOS) e o Glicidoxipropiltrimetoxissilano (GPTMS). Foram realizados tratamentos de funcionalização por processo úmido e rota ácida com banhos sequenciais e cura após tratamento com silanos em porções de 1 e 10% em volume na solução e posteriormente analisados por MEV/EDS e método gravimétrico. Foram obtidas fibras de aço com silanos depositados em sua superfície. Foi verificado que quanto maior a concentração do banho de silano, maior é a deposição de silano na superfície das fibras. Em paralelo, verificou-se o aumento expressivo da concentração de silício em função do teor de silano nos banhos de funcionalização. Também se verificou que os filmes de silano quando espessos apresentam fragilidade à abrasão, sendo possível remover parte do filme por meio do atrito entre as fibras.
id RLAM-1_399a4aa76529eaf600514622856ef072
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-70762022000100324
network_acronym_str RLAM-1
network_name_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da funcionalização da superfície de microfibras de aço com Tetraeoxissilano (TEOS) e Glixidoxipropriltrimetoxissilano (GPTMS)SilanosTEOSGPTMSfibras de açoRESUMO Fibras de aço são largamente utilizadas para os mais diversos fins na construção civil. A principal utilização é para reforço estrutural. Nessa aplicação as fibras atuam como ponte de transferência de tensão no compósito por meio do atrito entre a fibra e a matriz. Um meio para potencializar a aplicação de fibras em compósitos cimentícios é a alteração da superfície das fibras por meios físico químicos de modo proporcionar maior interação entre a fibra e a matriz. Neste trabalho é proposto um tratamento químico com dois tipos de silano, o Tetraetoxissilano (TEOS) e o Glicidoxipropiltrimetoxissilano (GPTMS). Foram realizados tratamentos de funcionalização por processo úmido e rota ácida com banhos sequenciais e cura após tratamento com silanos em porções de 1 e 10% em volume na solução e posteriormente analisados por MEV/EDS e método gravimétrico. Foram obtidas fibras de aço com silanos depositados em sua superfície. Foi verificado que quanto maior a concentração do banho de silano, maior é a deposição de silano na superfície das fibras. Em paralelo, verificou-se o aumento expressivo da concentração de silício em função do teor de silano nos banhos de funcionalização. Também se verificou que os filmes de silano quando espessos apresentam fragilidade à abrasão, sendo possível remover parte do filme por meio do atrito entre as fibras.Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiroem cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH22022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762022000100324Matéria (Rio de Janeiro) v.27 n.1 2022reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instacron:RLAM10.1590/s1517-707620220001.1350info:eu-repo/semantics/openAccessCasagrande,Cézar AugustoJochem,Lidiane FernandaRepette,Wellington Longuinipor2022-05-11T00:00:00Zoai:scielo:S1517-70762022000100324Revistahttp://www.materia.coppe.ufrj.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||materia@labh2.coppe.ufrj.br1517-70761517-7076opendoar:2022-05-11T00:00Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da funcionalização da superfície de microfibras de aço com Tetraeoxissilano (TEOS) e Glixidoxipropriltrimetoxissilano (GPTMS)
title Avaliação da funcionalização da superfície de microfibras de aço com Tetraeoxissilano (TEOS) e Glixidoxipropriltrimetoxissilano (GPTMS)
spellingShingle Avaliação da funcionalização da superfície de microfibras de aço com Tetraeoxissilano (TEOS) e Glixidoxipropriltrimetoxissilano (GPTMS)
Casagrande,Cézar Augusto
Silanos
TEOS
GPTMS
fibras de aço
title_short Avaliação da funcionalização da superfície de microfibras de aço com Tetraeoxissilano (TEOS) e Glixidoxipropriltrimetoxissilano (GPTMS)
title_full Avaliação da funcionalização da superfície de microfibras de aço com Tetraeoxissilano (TEOS) e Glixidoxipropriltrimetoxissilano (GPTMS)
title_fullStr Avaliação da funcionalização da superfície de microfibras de aço com Tetraeoxissilano (TEOS) e Glixidoxipropriltrimetoxissilano (GPTMS)
title_full_unstemmed Avaliação da funcionalização da superfície de microfibras de aço com Tetraeoxissilano (TEOS) e Glixidoxipropriltrimetoxissilano (GPTMS)
title_sort Avaliação da funcionalização da superfície de microfibras de aço com Tetraeoxissilano (TEOS) e Glixidoxipropriltrimetoxissilano (GPTMS)
author Casagrande,Cézar Augusto
author_facet Casagrande,Cézar Augusto
Jochem,Lidiane Fernanda
Repette,Wellington Longuini
author_role author
author2 Jochem,Lidiane Fernanda
Repette,Wellington Longuini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casagrande,Cézar Augusto
Jochem,Lidiane Fernanda
Repette,Wellington Longuini
dc.subject.por.fl_str_mv Silanos
TEOS
GPTMS
fibras de aço
topic Silanos
TEOS
GPTMS
fibras de aço
description RESUMO Fibras de aço são largamente utilizadas para os mais diversos fins na construção civil. A principal utilização é para reforço estrutural. Nessa aplicação as fibras atuam como ponte de transferência de tensão no compósito por meio do atrito entre a fibra e a matriz. Um meio para potencializar a aplicação de fibras em compósitos cimentícios é a alteração da superfície das fibras por meios físico químicos de modo proporcionar maior interação entre a fibra e a matriz. Neste trabalho é proposto um tratamento químico com dois tipos de silano, o Tetraetoxissilano (TEOS) e o Glicidoxipropiltrimetoxissilano (GPTMS). Foram realizados tratamentos de funcionalização por processo úmido e rota ácida com banhos sequenciais e cura após tratamento com silanos em porções de 1 e 10% em volume na solução e posteriormente analisados por MEV/EDS e método gravimétrico. Foram obtidas fibras de aço com silanos depositados em sua superfície. Foi verificado que quanto maior a concentração do banho de silano, maior é a deposição de silano na superfície das fibras. Em paralelo, verificou-se o aumento expressivo da concentração de silício em função do teor de silano nos banhos de funcionalização. Também se verificou que os filmes de silano quando espessos apresentam fragilidade à abrasão, sendo possível remover parte do filme por meio do atrito entre as fibras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762022000100324
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762022000100324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1517-707620220001.1350
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
dc.source.none.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro) v.27 n.1 2022
reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron:RLAM
instname_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron_str RLAM
institution RLAM
reponame_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
collection Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.mail.fl_str_mv ||materia@labh2.coppe.ufrj.br
_version_ 1752126694841384960