Membranas microporosas híbridas assimétricas: influência da argila na morfologia das membranas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Keila Machado de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araújo,Edcleide Maria, Lira,Hélio de Lucena, Lima,Diego de Farias, Lima,Carlos Antônio Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matéria (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762017000200420
Resumo: RESUMO Neste trabalho, foram obtidas membranas híbridas de poliamida6 (PA6) com 1%, 3% e 5% em peso de argila na forma de filmes finos por meio da técnica de inversão de fases. As membranas híbridas foram caracterizadas por difração de raios-X (XRD), espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), calorimetria exploratória diferencial (DSC), microscopia eletrônica de varredura (SEM), porosimetria por intrusão de mercúrio (MIP) e ângulo de contato. Por meio do XRD, foi possível perceber que as membranas híbridas sugerem uma estrutura esfoliada e/ou parcialmente esfoliada. Os espectros de FTIR das membranas híbridas permaneceram inalterados, exceto pelo aumento na intensidade dos picos em 800, 1033 e 1095 cm−1 provavelmente referente à camada octaédrica e a vibração do estiramento do grupo Si- O-Si da argila. Por DSC foi observado que praticamente não houve alteração da temperatura de fusão cristalina das membranas híbridas em relação à membrana de PA6 pura. A partir das fotomicrografias obtidas por SEM, foi ilustrada a obtenção de membranas microporosas assimétricas com a formação de uma pele filtrante e um suporte poroso ao longo da seção transversal. Além disso, a adição da argila provocou um aumento na quantidade e distribuição uniforme dos poros existentes na superfície e seção transversal destas membranas. Por MIP, observou-se que a presença da argila nas membranas ocasionou um aumento nos diâmetros médio dos poros. Por meio do ângulo de contato, verificou-se que as membranas híbridas apresentaram maiores ângulos de contato para a água destilada quando comparadas aos ângulos obtidos com o óleo sintético. As membranas híbridas obtidas apresentaram uma morfologia com porosidade adequada para aplicação em processos de microfiltração.
id RLAM-1_5f256f37f35e77061abf64790af178fb
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-70762017000200420
network_acronym_str RLAM-1
network_name_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Membranas microporosas híbridas assimétricas: influência da argila na morfologia das membranasmembrana assimétricamorfologiahíbridosmicrofiltraçãoRESUMO Neste trabalho, foram obtidas membranas híbridas de poliamida6 (PA6) com 1%, 3% e 5% em peso de argila na forma de filmes finos por meio da técnica de inversão de fases. As membranas híbridas foram caracterizadas por difração de raios-X (XRD), espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), calorimetria exploratória diferencial (DSC), microscopia eletrônica de varredura (SEM), porosimetria por intrusão de mercúrio (MIP) e ângulo de contato. Por meio do XRD, foi possível perceber que as membranas híbridas sugerem uma estrutura esfoliada e/ou parcialmente esfoliada. Os espectros de FTIR das membranas híbridas permaneceram inalterados, exceto pelo aumento na intensidade dos picos em 800, 1033 e 1095 cm−1 provavelmente referente à camada octaédrica e a vibração do estiramento do grupo Si- O-Si da argila. Por DSC foi observado que praticamente não houve alteração da temperatura de fusão cristalina das membranas híbridas em relação à membrana de PA6 pura. A partir das fotomicrografias obtidas por SEM, foi ilustrada a obtenção de membranas microporosas assimétricas com a formação de uma pele filtrante e um suporte poroso ao longo da seção transversal. Além disso, a adição da argila provocou um aumento na quantidade e distribuição uniforme dos poros existentes na superfície e seção transversal destas membranas. Por MIP, observou-se que a presença da argila nas membranas ocasionou um aumento nos diâmetros médio dos poros. Por meio do ângulo de contato, verificou-se que as membranas híbridas apresentaram maiores ângulos de contato para a água destilada quando comparadas aos ângulos obtidos com o óleo sintético. As membranas híbridas obtidas apresentaram uma morfologia com porosidade adequada para aplicação em processos de microfiltração.Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiroem cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH22017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762017000200420Matéria (Rio de Janeiro) v.22 n.2 2017reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instacron:RLAM10.1590/s1517-707620170002.0144info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Keila Machado deAraújo,Edcleide MariaLira,Hélio de LucenaLima,Diego de FariasLima,Carlos Antônio Pereira depor2017-06-20T00:00:00Zoai:scielo:S1517-70762017000200420Revistahttp://www.materia.coppe.ufrj.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||materia@labh2.coppe.ufrj.br1517-70761517-7076opendoar:2017-06-20T00:00Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)false
dc.title.none.fl_str_mv Membranas microporosas híbridas assimétricas: influência da argila na morfologia das membranas
title Membranas microporosas híbridas assimétricas: influência da argila na morfologia das membranas
spellingShingle Membranas microporosas híbridas assimétricas: influência da argila na morfologia das membranas
Medeiros,Keila Machado de
membrana assimétrica
morfologia
híbridos
microfiltração
title_short Membranas microporosas híbridas assimétricas: influência da argila na morfologia das membranas
title_full Membranas microporosas híbridas assimétricas: influência da argila na morfologia das membranas
title_fullStr Membranas microporosas híbridas assimétricas: influência da argila na morfologia das membranas
title_full_unstemmed Membranas microporosas híbridas assimétricas: influência da argila na morfologia das membranas
title_sort Membranas microporosas híbridas assimétricas: influência da argila na morfologia das membranas
author Medeiros,Keila Machado de
author_facet Medeiros,Keila Machado de
Araújo,Edcleide Maria
Lira,Hélio de Lucena
Lima,Diego de Farias
Lima,Carlos Antônio Pereira de
author_role author
author2 Araújo,Edcleide Maria
Lira,Hélio de Lucena
Lima,Diego de Farias
Lima,Carlos Antônio Pereira de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros,Keila Machado de
Araújo,Edcleide Maria
Lira,Hélio de Lucena
Lima,Diego de Farias
Lima,Carlos Antônio Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv membrana assimétrica
morfologia
híbridos
microfiltração
topic membrana assimétrica
morfologia
híbridos
microfiltração
description RESUMO Neste trabalho, foram obtidas membranas híbridas de poliamida6 (PA6) com 1%, 3% e 5% em peso de argila na forma de filmes finos por meio da técnica de inversão de fases. As membranas híbridas foram caracterizadas por difração de raios-X (XRD), espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), calorimetria exploratória diferencial (DSC), microscopia eletrônica de varredura (SEM), porosimetria por intrusão de mercúrio (MIP) e ângulo de contato. Por meio do XRD, foi possível perceber que as membranas híbridas sugerem uma estrutura esfoliada e/ou parcialmente esfoliada. Os espectros de FTIR das membranas híbridas permaneceram inalterados, exceto pelo aumento na intensidade dos picos em 800, 1033 e 1095 cm−1 provavelmente referente à camada octaédrica e a vibração do estiramento do grupo Si- O-Si da argila. Por DSC foi observado que praticamente não houve alteração da temperatura de fusão cristalina das membranas híbridas em relação à membrana de PA6 pura. A partir das fotomicrografias obtidas por SEM, foi ilustrada a obtenção de membranas microporosas assimétricas com a formação de uma pele filtrante e um suporte poroso ao longo da seção transversal. Além disso, a adição da argila provocou um aumento na quantidade e distribuição uniforme dos poros existentes na superfície e seção transversal destas membranas. Por MIP, observou-se que a presença da argila nas membranas ocasionou um aumento nos diâmetros médio dos poros. Por meio do ângulo de contato, verificou-se que as membranas híbridas apresentaram maiores ângulos de contato para a água destilada quando comparadas aos ângulos obtidos com o óleo sintético. As membranas híbridas obtidas apresentaram uma morfologia com porosidade adequada para aplicação em processos de microfiltração.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762017000200420
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762017000200420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1517-707620170002.0144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
dc.source.none.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro) v.22 n.2 2017
reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron:RLAM
instname_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron_str RLAM
institution RLAM
reponame_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
collection Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.mail.fl_str_mv ||materia@labh2.coppe.ufrj.br
_version_ 1752126689723285504