Estudo da reologia de pastas cimentícias contendo resíduo de tijolo cerâmico moído e metacaulim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sérgio Filho,João
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sinhorelli,Kássia, Medeiros,Guilherme, Azeredo,Aline, Azeredo,Givanildo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matéria (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762020000100309
Resumo: RESUMO A indústria da construção tem procurado o uso de soluções sustentáveis, uma delas é a incorporação de resíduos como materiais de construção. Para isso, estudos vêm sendo desenvolvidos para analisar a viabilidade da incorporação desses resíduos em argamassas e concretos, visto que essas inserções alteram aspropriedades dos materiais tanto no estado endurecido quanto fresco. A análise de materiais como pastas, argamassas ou concretos em seu estado fresco está diretamente ligada ao estudo de uma simulação das solicitações que essas podem sofrer durante sua mistura, transporte e aplicação. Os materiais constituintes e a relação água/aglomerante têm um papel fundamental nas propriedades das pastas. Características como a finura do aglomerante, a forma da partícula e a origem mineralógica podem afetar diretamente a sua trabalhabilidade. Para o entendimento do comportamento reológico de pastas cimentícias no estado fresco, várias técnicas podem ser utilizadas como a reometria de fluxo e oscilação, o método do espalhamento pelo mini-cone, escoamento pelo Funil de Marsh, método do Squeeze flow e o Vane test. Neste trabalho estudouse o comportamento reológico de diferentes pastas cimentícias preparadas com o cimento Portland CP V-ARI RS e adição de metacaulim (MC) e adição de resíduo de tijolo cerâmico moído (RTM). As pastas foram analisadas para diferentes tempos de hidratação e também difrentes relações água/aglomerante. O estudo se deu através de medições de parâmetros reológicos como tensão de escoamento e viscosidade, usando um reômetro rotacional de placas paralelas. Os resultados mostraram que o RTM provocou uma diminuição na tensão de escoamento inicial quando comparado com o uso do MC, o que pode contribuir para uma mistura com maior facilidade de manuseio, ou seja, menos viscosa.
id RLAM-1_97e9c3f5083524924730db6a17f1fdf1
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-70762020000100309
network_acronym_str RLAM-1
network_name_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Estudo da reologia de pastas cimentícias contendo resíduo de tijolo cerâmico moído e metacaulimReologiaPozolanaResíduo Cerâmico MoídoMetacaulimPastasRESUMO A indústria da construção tem procurado o uso de soluções sustentáveis, uma delas é a incorporação de resíduos como materiais de construção. Para isso, estudos vêm sendo desenvolvidos para analisar a viabilidade da incorporação desses resíduos em argamassas e concretos, visto que essas inserções alteram aspropriedades dos materiais tanto no estado endurecido quanto fresco. A análise de materiais como pastas, argamassas ou concretos em seu estado fresco está diretamente ligada ao estudo de uma simulação das solicitações que essas podem sofrer durante sua mistura, transporte e aplicação. Os materiais constituintes e a relação água/aglomerante têm um papel fundamental nas propriedades das pastas. Características como a finura do aglomerante, a forma da partícula e a origem mineralógica podem afetar diretamente a sua trabalhabilidade. Para o entendimento do comportamento reológico de pastas cimentícias no estado fresco, várias técnicas podem ser utilizadas como a reometria de fluxo e oscilação, o método do espalhamento pelo mini-cone, escoamento pelo Funil de Marsh, método do Squeeze flow e o Vane test. Neste trabalho estudouse o comportamento reológico de diferentes pastas cimentícias preparadas com o cimento Portland CP V-ARI RS e adição de metacaulim (MC) e adição de resíduo de tijolo cerâmico moído (RTM). As pastas foram analisadas para diferentes tempos de hidratação e também difrentes relações água/aglomerante. O estudo se deu através de medições de parâmetros reológicos como tensão de escoamento e viscosidade, usando um reômetro rotacional de placas paralelas. Os resultados mostraram que o RTM provocou uma diminuição na tensão de escoamento inicial quando comparado com o uso do MC, o que pode contribuir para uma mistura com maior facilidade de manuseio, ou seja, menos viscosa.Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiroem cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH22020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762020000100309Matéria (Rio de Janeiro) v.25 n.1 2020reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instacron:RLAM10.1590/s1517-707620200001.0879info:eu-repo/semantics/openAccessSérgio Filho,JoãoSinhorelli,KássiaMedeiros,GuilhermeAzeredo,AlineAzeredo,Givanildopor2020-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S1517-70762020000100309Revistahttp://www.materia.coppe.ufrj.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||materia@labh2.coppe.ufrj.br1517-70761517-7076opendoar:2020-07-22T00:00Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da reologia de pastas cimentícias contendo resíduo de tijolo cerâmico moído e metacaulim
title Estudo da reologia de pastas cimentícias contendo resíduo de tijolo cerâmico moído e metacaulim
spellingShingle Estudo da reologia de pastas cimentícias contendo resíduo de tijolo cerâmico moído e metacaulim
Sérgio Filho,João
Reologia
Pozolana
Resíduo Cerâmico Moído
Metacaulim
Pastas
title_short Estudo da reologia de pastas cimentícias contendo resíduo de tijolo cerâmico moído e metacaulim
title_full Estudo da reologia de pastas cimentícias contendo resíduo de tijolo cerâmico moído e metacaulim
title_fullStr Estudo da reologia de pastas cimentícias contendo resíduo de tijolo cerâmico moído e metacaulim
title_full_unstemmed Estudo da reologia de pastas cimentícias contendo resíduo de tijolo cerâmico moído e metacaulim
title_sort Estudo da reologia de pastas cimentícias contendo resíduo de tijolo cerâmico moído e metacaulim
author Sérgio Filho,João
author_facet Sérgio Filho,João
Sinhorelli,Kássia
Medeiros,Guilherme
Azeredo,Aline
Azeredo,Givanildo
author_role author
author2 Sinhorelli,Kássia
Medeiros,Guilherme
Azeredo,Aline
Azeredo,Givanildo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sérgio Filho,João
Sinhorelli,Kássia
Medeiros,Guilherme
Azeredo,Aline
Azeredo,Givanildo
dc.subject.por.fl_str_mv Reologia
Pozolana
Resíduo Cerâmico Moído
Metacaulim
Pastas
topic Reologia
Pozolana
Resíduo Cerâmico Moído
Metacaulim
Pastas
description RESUMO A indústria da construção tem procurado o uso de soluções sustentáveis, uma delas é a incorporação de resíduos como materiais de construção. Para isso, estudos vêm sendo desenvolvidos para analisar a viabilidade da incorporação desses resíduos em argamassas e concretos, visto que essas inserções alteram aspropriedades dos materiais tanto no estado endurecido quanto fresco. A análise de materiais como pastas, argamassas ou concretos em seu estado fresco está diretamente ligada ao estudo de uma simulação das solicitações que essas podem sofrer durante sua mistura, transporte e aplicação. Os materiais constituintes e a relação água/aglomerante têm um papel fundamental nas propriedades das pastas. Características como a finura do aglomerante, a forma da partícula e a origem mineralógica podem afetar diretamente a sua trabalhabilidade. Para o entendimento do comportamento reológico de pastas cimentícias no estado fresco, várias técnicas podem ser utilizadas como a reometria de fluxo e oscilação, o método do espalhamento pelo mini-cone, escoamento pelo Funil de Marsh, método do Squeeze flow e o Vane test. Neste trabalho estudouse o comportamento reológico de diferentes pastas cimentícias preparadas com o cimento Portland CP V-ARI RS e adição de metacaulim (MC) e adição de resíduo de tijolo cerâmico moído (RTM). As pastas foram analisadas para diferentes tempos de hidratação e também difrentes relações água/aglomerante. O estudo se deu através de medições de parâmetros reológicos como tensão de escoamento e viscosidade, usando um reômetro rotacional de placas paralelas. Os resultados mostraram que o RTM provocou uma diminuição na tensão de escoamento inicial quando comparado com o uso do MC, o que pode contribuir para uma mistura com maior facilidade de manuseio, ou seja, menos viscosa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762020000100309
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762020000100309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1517-707620200001.0879
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
dc.source.none.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro) v.25 n.1 2020
reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron:RLAM
instname_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron_str RLAM
institution RLAM
reponame_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
collection Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.mail.fl_str_mv ||materia@labh2.coppe.ufrj.br
_version_ 1752126692866916352