Obtenção e caracterização de polímero reforçado com fibras da folha de milho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,Tatiana Martinez
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Seo,Emília Satoshi Miyamaru
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matéria (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762016000401054
Resumo: RESUMO Há uma tendência mundial em buscar fibras vegetais em substituição às fibras sintéticas para obtenção de compósitos reforçados visando o aproveitamento de recursos renováveis. Neste contexto, o presente trabalho objetiva desenvolver o processo de preparação das fibras da folha de milho, caracterizando-as e adequando-as para aplicações em indústrias de construção civil e desenvolver um compósito polimérico reforçado com estas fibras. As fibras das folhas de milho foram secas em temperatura do meio ambiente, tratadas por mercerização, em seguida, neutralizadas com solução ácida e lavadas em água corrente. A caracterização das fibras da folha de milho foi realizada por difratometria de raios X, fluorescência de raios X, microscopia eletrônica de varredura, área de superfície específica, termogravimetria e massa específica. O tratamento por mercerização foi efetivo, pois as fibras de milho possuem características similares às fibras sintéticas, levando a uma possibilidade de novos usos tecnológicos. O material compósito polimérico foi desenvolvido pelos processos de Extrusão e Injeção e testado por ensaio de tração, calorimetria diferencial exploratória e microscopia eletrônica de varredura, assim reaproveitou-se um resíduo orgânico que seria descartado, inserindo-o em um processo tecnológico, contribuindo com a pesquisa para desenvolvimento de novos materiais poliméricos, bem como para a redução de detritos descartados como inservíveis.
id RLAM-1_a78aeb7c1570a494aa201de96d294b27
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-70762016000401054
network_acronym_str RLAM-1
network_name_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Obtenção e caracterização de polímero reforçado com fibras da folha de milhofibras da folha de milhomateriais compósitospolímerosmercerizaçãoRESUMO Há uma tendência mundial em buscar fibras vegetais em substituição às fibras sintéticas para obtenção de compósitos reforçados visando o aproveitamento de recursos renováveis. Neste contexto, o presente trabalho objetiva desenvolver o processo de preparação das fibras da folha de milho, caracterizando-as e adequando-as para aplicações em indústrias de construção civil e desenvolver um compósito polimérico reforçado com estas fibras. As fibras das folhas de milho foram secas em temperatura do meio ambiente, tratadas por mercerização, em seguida, neutralizadas com solução ácida e lavadas em água corrente. A caracterização das fibras da folha de milho foi realizada por difratometria de raios X, fluorescência de raios X, microscopia eletrônica de varredura, área de superfície específica, termogravimetria e massa específica. O tratamento por mercerização foi efetivo, pois as fibras de milho possuem características similares às fibras sintéticas, levando a uma possibilidade de novos usos tecnológicos. O material compósito polimérico foi desenvolvido pelos processos de Extrusão e Injeção e testado por ensaio de tração, calorimetria diferencial exploratória e microscopia eletrônica de varredura, assim reaproveitou-se um resíduo orgânico que seria descartado, inserindo-o em um processo tecnológico, contribuindo com a pesquisa para desenvolvimento de novos materiais poliméricos, bem como para a redução de detritos descartados como inservíveis.Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiroem cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH22016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762016000401054Matéria (Rio de Janeiro) v.21 n.4 2016reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instacron:RLAM10.1590/s1517-707620160004.0097info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Tatiana MartinezSeo,Emília Satoshi Miyamarupor2016-12-19T00:00:00Zoai:scielo:S1517-70762016000401054Revistahttp://www.materia.coppe.ufrj.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||materia@labh2.coppe.ufrj.br1517-70761517-7076opendoar:2016-12-19T00:00Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)false
dc.title.none.fl_str_mv Obtenção e caracterização de polímero reforçado com fibras da folha de milho
title Obtenção e caracterização de polímero reforçado com fibras da folha de milho
spellingShingle Obtenção e caracterização de polímero reforçado com fibras da folha de milho
Moreira,Tatiana Martinez
fibras da folha de milho
materiais compósitos
polímeros
mercerização
title_short Obtenção e caracterização de polímero reforçado com fibras da folha de milho
title_full Obtenção e caracterização de polímero reforçado com fibras da folha de milho
title_fullStr Obtenção e caracterização de polímero reforçado com fibras da folha de milho
title_full_unstemmed Obtenção e caracterização de polímero reforçado com fibras da folha de milho
title_sort Obtenção e caracterização de polímero reforçado com fibras da folha de milho
author Moreira,Tatiana Martinez
author_facet Moreira,Tatiana Martinez
Seo,Emília Satoshi Miyamaru
author_role author
author2 Seo,Emília Satoshi Miyamaru
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,Tatiana Martinez
Seo,Emília Satoshi Miyamaru
dc.subject.por.fl_str_mv fibras da folha de milho
materiais compósitos
polímeros
mercerização
topic fibras da folha de milho
materiais compósitos
polímeros
mercerização
description RESUMO Há uma tendência mundial em buscar fibras vegetais em substituição às fibras sintéticas para obtenção de compósitos reforçados visando o aproveitamento de recursos renováveis. Neste contexto, o presente trabalho objetiva desenvolver o processo de preparação das fibras da folha de milho, caracterizando-as e adequando-as para aplicações em indústrias de construção civil e desenvolver um compósito polimérico reforçado com estas fibras. As fibras das folhas de milho foram secas em temperatura do meio ambiente, tratadas por mercerização, em seguida, neutralizadas com solução ácida e lavadas em água corrente. A caracterização das fibras da folha de milho foi realizada por difratometria de raios X, fluorescência de raios X, microscopia eletrônica de varredura, área de superfície específica, termogravimetria e massa específica. O tratamento por mercerização foi efetivo, pois as fibras de milho possuem características similares às fibras sintéticas, levando a uma possibilidade de novos usos tecnológicos. O material compósito polimérico foi desenvolvido pelos processos de Extrusão e Injeção e testado por ensaio de tração, calorimetria diferencial exploratória e microscopia eletrônica de varredura, assim reaproveitou-se um resíduo orgânico que seria descartado, inserindo-o em um processo tecnológico, contribuindo com a pesquisa para desenvolvimento de novos materiais poliméricos, bem como para a redução de detritos descartados como inservíveis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762016000401054
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762016000401054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1517-707620160004.0097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
dc.source.none.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro) v.21 n.4 2016
reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron:RLAM
instname_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron_str RLAM
institution RLAM
reponame_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
collection Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.mail.fl_str_mv ||materia@labh2.coppe.ufrj.br
_version_ 1752126689356283904