Reciclagem de escória cristalizada para a produção de argamassa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,V.A.S.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: da Silva,A.L., da Silva,M.R., Dias,J.C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matéria (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762007000200012
Resumo: Todos os resíduos descartados das indústrias siderúrgicas e dos cortes de pedras ornamentais passaram a ser problemas sérios, uma vez que ocupam grandes áreas tornando-as ociosas. Normalmente, as soluções encontradas pelas empresas quanto ao descarte de tais resíduos são os aterros e lixões; porém, na estrutura das grandes cidades, não há espaços para essas obras devido à aglomeração de pessoas nos centros urbanos e a alta valorização dos terrenos em algumas áreas. Estes resíduos são encontrados em abundância na região centro-oeste de Minas Gerais e não encontram uma destinação final adequada. A questão do desperdício também é relevante, pois, à medida que se descarta um resíduo industrial, acaba se perdendo um material que poderia ser reciclado e, desta forma, gerar outros bens de produção. Neste contexto, o presente trabalho, visa contribuir para o reaproveitamento dos resíduos gerados nesta região no preparo da argamassa na construção civil. A investigação do comportamento térmico do compósito escória-granito e escória-ardósia foi realizada com o objetivo de encontrar alguma aplicação desses materiais no ramo da engenharia civil. Com os resultados do comportamento térmico avaliado, foi investigada a viabilidade da substituição da cal hidratada pelo compósito escória-granito, através dos ensaios de retenção de água no estado fresco e da resistência à compressão axial no estado endurecido com o objetivo de contribuir para uma nova utilização do resíduo.
id RLAM-1_f4f1a67b7f3b65f42839bec82a826049
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-70762007000200012
network_acronym_str RLAM-1
network_name_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Reciclagem de escória cristalizada para a produção de argamassaEscóriagranitoargamassa e resistência mecânicaTodos os resíduos descartados das indústrias siderúrgicas e dos cortes de pedras ornamentais passaram a ser problemas sérios, uma vez que ocupam grandes áreas tornando-as ociosas. Normalmente, as soluções encontradas pelas empresas quanto ao descarte de tais resíduos são os aterros e lixões; porém, na estrutura das grandes cidades, não há espaços para essas obras devido à aglomeração de pessoas nos centros urbanos e a alta valorização dos terrenos em algumas áreas. Estes resíduos são encontrados em abundância na região centro-oeste de Minas Gerais e não encontram uma destinação final adequada. A questão do desperdício também é relevante, pois, à medida que se descarta um resíduo industrial, acaba se perdendo um material que poderia ser reciclado e, desta forma, gerar outros bens de produção. Neste contexto, o presente trabalho, visa contribuir para o reaproveitamento dos resíduos gerados nesta região no preparo da argamassa na construção civil. A investigação do comportamento térmico do compósito escória-granito e escória-ardósia foi realizada com o objetivo de encontrar alguma aplicação desses materiais no ramo da engenharia civil. Com os resultados do comportamento térmico avaliado, foi investigada a viabilidade da substituição da cal hidratada pelo compósito escória-granito, através dos ensaios de retenção de água no estado fresco e da resistência à compressão axial no estado endurecido com o objetivo de contribuir para uma nova utilização do resíduo.Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiroem cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH22007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762007000200012Matéria (Rio de Janeiro) v.12 n.2 2007reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instacron:RLAM10.1590/S1517-70762007000200012info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,V.A.S.da Silva,A.L.da Silva,M.R.Dias,J.C.por2007-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S1517-70762007000200012Revistahttp://www.materia.coppe.ufrj.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||materia@labh2.coppe.ufrj.br1517-70761517-7076opendoar:2007-09-12T00:00Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)false
dc.title.none.fl_str_mv Reciclagem de escória cristalizada para a produção de argamassa
title Reciclagem de escória cristalizada para a produção de argamassa
spellingShingle Reciclagem de escória cristalizada para a produção de argamassa
Ribeiro,V.A.S.
Escória
granito
argamassa e resistência mecânica
title_short Reciclagem de escória cristalizada para a produção de argamassa
title_full Reciclagem de escória cristalizada para a produção de argamassa
title_fullStr Reciclagem de escória cristalizada para a produção de argamassa
title_full_unstemmed Reciclagem de escória cristalizada para a produção de argamassa
title_sort Reciclagem de escória cristalizada para a produção de argamassa
author Ribeiro,V.A.S.
author_facet Ribeiro,V.A.S.
da Silva,A.L.
da Silva,M.R.
Dias,J.C.
author_role author
author2 da Silva,A.L.
da Silva,M.R.
Dias,J.C.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,V.A.S.
da Silva,A.L.
da Silva,M.R.
Dias,J.C.
dc.subject.por.fl_str_mv Escória
granito
argamassa e resistência mecânica
topic Escória
granito
argamassa e resistência mecânica
description Todos os resíduos descartados das indústrias siderúrgicas e dos cortes de pedras ornamentais passaram a ser problemas sérios, uma vez que ocupam grandes áreas tornando-as ociosas. Normalmente, as soluções encontradas pelas empresas quanto ao descarte de tais resíduos são os aterros e lixões; porém, na estrutura das grandes cidades, não há espaços para essas obras devido à aglomeração de pessoas nos centros urbanos e a alta valorização dos terrenos em algumas áreas. Estes resíduos são encontrados em abundância na região centro-oeste de Minas Gerais e não encontram uma destinação final adequada. A questão do desperdício também é relevante, pois, à medida que se descarta um resíduo industrial, acaba se perdendo um material que poderia ser reciclado e, desta forma, gerar outros bens de produção. Neste contexto, o presente trabalho, visa contribuir para o reaproveitamento dos resíduos gerados nesta região no preparo da argamassa na construção civil. A investigação do comportamento térmico do compósito escória-granito e escória-ardósia foi realizada com o objetivo de encontrar alguma aplicação desses materiais no ramo da engenharia civil. Com os resultados do comportamento térmico avaliado, foi investigada a viabilidade da substituição da cal hidratada pelo compósito escória-granito, através dos ensaios de retenção de água no estado fresco e da resistência à compressão axial no estado endurecido com o objetivo de contribuir para uma nova utilização do resíduo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762007000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762007000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1517-70762007000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
dc.source.none.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro) v.12 n.2 2007
reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron:RLAM
instname_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron_str RLAM
institution RLAM
reponame_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
collection Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.mail.fl_str_mv ||materia@labh2.coppe.ufrj.br
_version_ 1752126686761058304