Medições da Rede Ipê (2012-)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RNP, Repositório Vitrine
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Conjunto de dados
Título da fonte: Repositório de Dados Científicos da RNP
Texto Completo: https://doi.org/10.34841/rnp/RILP3P
Resumo: Mensalmente a gerência de operações confecciona o relatório de indicadores de qualidade do backbone da RNP com base nos dados coletados em um servidor localizado no Rio de Janeiro. Este relatório é usado para a elaboração do contrato de gestão da RNP onde outros indicadores são avaliados. O indicador 3 gerado para este relatório expressa a qualidade do serviço de conectividade, através de pontuação combinada sobre medidas de desempenho da rede. Os pontos são atribuídos a duas características da rede: taxa média de perda de pacotes e retardo médio de entrega de pacotes. Independentemente da capacidade (banda) da rede, esses dois parâmetros são muito sensíveis a problemas de congestionamento e a outras situações de funcionamento inadequado e sua degradação é rapidamente percebida pelos usuários, constituindo-se em informação importante para avaliação de qualidade. 2. Metodologia de medição As medidas coletadas para o indicador da qualidade são realizadas através de máquinas de serviço, instaladas nos 27 PoPs da RNP. Cada máquina de serviço envia pacotes ICMP de teste para todas as demais, gerando uma grande matriz 27x27 de medições. Os pacotes de teste são enviados em intervalos aleatórios de distribuição exponencial. Os valores de RMédio e PPerda são calculados como a média aritmética das medianas obtidas em todas as máquinas de serviço. Os testes são feitos no período entre 08h00min às 18h00min (GMT -3). O script que dispara os pings nas máquinas de serviço gera um arquivo para cada PoP testado diariamente. Os arquivos ficam gravados na pasta em diretório interno em formato csv. O formato de nome de arquivo que este script gera é o seguinte: PoP-XX_AAAAMMDD. O conteúdo das medições tem o formato: Timestamp_GMT : PERC_PERDA : RTT_MS Um script que roda diariamente através do daemon cron na máquina central no Rio de Janeiro faz a coleta do resultado dos pings de todas as máquinas de serviço. Este script executa um outro script que faz a média dos resultados gerando um resultado parcial. O resultado dos dados após o cálculo da média fica armazenado em diretórios locais, sendo um arquivo para cada dia no formato:
id RNP-1_c9cddbfab29928f9b122ac8e88d939d5
oai_identifier_str doi:10.34841/rnp/RILP3P
network_acronym_str RNP-1
network_name_str Repositório de Dados Científicos da RNP
repository_id_str 0
spelling https://doi.org/10.34841/rnp/RILP3PRNP, Repositório VitrineMedições da Rede Ipê (2012-)RNP DadosAbertos - Projeto PD&IMensalmente a gerência de operações confecciona o relatório de indicadores de qualidade do backbone da RNP com base nos dados coletados em um servidor localizado no Rio de Janeiro. Este relatório é usado para a elaboração do contrato de gestão da RNP onde outros indicadores são avaliados. O indicador 3 gerado para este relatório expressa a qualidade do serviço de conectividade, através de pontuação combinada sobre medidas de desempenho da rede. Os pontos são atribuídos a duas características da rede: taxa média de perda de pacotes e retardo médio de entrega de pacotes. Independentemente da capacidade (banda) da rede, esses dois parâmetros são muito sensíveis a problemas de congestionamento e a outras situações de funcionamento inadequado e sua degradação é rapidamente percebida pelos usuários, constituindo-se em informação importante para avaliação de qualidade. 2. Metodologia de medição As medidas coletadas para o indicador da qualidade são realizadas através de máquinas de serviço, instaladas nos 27 PoPs da RNP. Cada máquina de serviço envia pacotes ICMP de teste para todas as demais, gerando uma grande matriz 27x27 de medições. Os pacotes de teste são enviados em intervalos aleatórios de distribuição exponencial. Os valores de RMédio e PPerda são calculados como a média aritmética das medianas obtidas em todas as máquinas de serviço. Os testes são feitos no período entre 08h00min às 18h00min (GMT -3). O script que dispara os pings nas máquinas de serviço gera um arquivo para cada PoP testado diariamente. Os arquivos ficam gravados na pasta em diretório interno em formato csv. O formato de nome de arquivo que este script gera é o seguinte: PoP-XX_AAAAMMDD. O conteúdo das medições tem o formato: Timestamp_GMT : PERC_PERDA : RTT_MS Um script que roda diariamente através do daemon cron na máquina central no Rio de Janeiro faz a coleta do resultado dos pings de todas as máquinas de serviço. Este script executa um outro script que faz a média dos resultados gerando um resultado parcial. O resultado dos dados após o cálculo da média fica armazenado em diretórios locais, sendo um arquivo para cada dia no formato:2022-08-17info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0Engineeringinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDatasetreponame:Repositório de Dados Científicos da RNPinstname:Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)instacron:RNPRepositório de Dados de Pesquisahttps://dadosabertos.rnp.brPRIhttp://dadosabertos.rnp.br/oaicarolina.felicissimo@rnp.bropendoar:02022-10-06T14:00:03Repositório de Dados Científicos da RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)falsedoi:10.34841/rnp/RILP3P
dc.title.none.fl_str_mv Medições da Rede Ipê (2012-)
title Medições da Rede Ipê (2012-)
spellingShingle Medições da Rede Ipê (2012-)
RNP, Repositório Vitrine
Engineering
title_short Medições da Rede Ipê (2012-)
title_full Medições da Rede Ipê (2012-)
title_fullStr Medições da Rede Ipê (2012-)
title_full_unstemmed Medições da Rede Ipê (2012-)
title_sort Medições da Rede Ipê (2012-)
author RNP, Repositório Vitrine
author_facet RNP, Repositório Vitrine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RNP, Repositório Vitrine
dc.subject.none.fl_str_mv Engineering
topic Engineering
description Mensalmente a gerência de operações confecciona o relatório de indicadores de qualidade do backbone da RNP com base nos dados coletados em um servidor localizado no Rio de Janeiro. Este relatório é usado para a elaboração do contrato de gestão da RNP onde outros indicadores são avaliados. O indicador 3 gerado para este relatório expressa a qualidade do serviço de conectividade, através de pontuação combinada sobre medidas de desempenho da rede. Os pontos são atribuídos a duas características da rede: taxa média de perda de pacotes e retardo médio de entrega de pacotes. Independentemente da capacidade (banda) da rede, esses dois parâmetros são muito sensíveis a problemas de congestionamento e a outras situações de funcionamento inadequado e sua degradação é rapidamente percebida pelos usuários, constituindo-se em informação importante para avaliação de qualidade. 2. Metodologia de medição As medidas coletadas para o indicador da qualidade são realizadas através de máquinas de serviço, instaladas nos 27 PoPs da RNP. Cada máquina de serviço envia pacotes ICMP de teste para todas as demais, gerando uma grande matriz 27x27 de medições. Os pacotes de teste são enviados em intervalos aleatórios de distribuição exponencial. Os valores de RMédio e PPerda são calculados como a média aritmética das medianas obtidas em todas as máquinas de serviço. Os testes são feitos no período entre 08h00min às 18h00min (GMT -3). O script que dispara os pings nas máquinas de serviço gera um arquivo para cada PoP testado diariamente. Os arquivos ficam gravados na pasta em diretório interno em formato csv. O formato de nome de arquivo que este script gera é o seguinte: PoP-XX_AAAAMMDD. O conteúdo das medições tem o formato: Timestamp_GMT : PERC_PERDA : RTT_MS Um script que roda diariamente através do daemon cron na máquina central no Rio de Janeiro faz a coleta do resultado dos pings de todas as máquinas de serviço. Este script executa um outro script que faz a média dos resultados gerando um resultado parcial. O resultado dos dados após o cálculo da média fica armazenado em diretórios locais, sendo um arquivo para cada dia no formato:
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-17
dc.type.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
format dataset
status_str publishedVersion
dc.identifier.url.fl_str_mv https://doi.org/10.34841/rnp/RILP3P
url https://doi.org/10.34841/rnp/RILP3P
dc.rights.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
dc.format.none.fl_str_mv Dataset
dc.publisher.none.fl_str_mv RNP DadosAbertos - Projeto PD&I
publisher.none.fl_str_mv RNP DadosAbertos - Projeto PD&I
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Dados Científicos da RNP
instname:Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
instacron:RNP
instname_str Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
instacron_str RNP
institution RNP
reponame_str Repositório de Dados Científicos da RNP
collection Repositório de Dados Científicos da RNP
repository.name.fl_str_mv Repositório de Dados Científicos da RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
repository.mail.fl_str_mv carolina.felicissimo@rnp.br
_version_ 1761888494262681600