Rui Barbosa e a razão clientelista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional RUBI |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/fcrb/477 |
Resumo: | "Este trabalho não poderia ter sido escrito sem o auxílio de Patrícia de Souza Lima que fez boa parte do levantamento de dados e elaborou os quadros estatísticos. Agradeço ainda a cooperação de Rejane de Almeida Magalhães, chefe do Setor Ruiano da Fundação Casa de Rui Barbosa, e de suas colegas Solange Campello Taraciuc e Beatriz Guerra Martins. José Almino Alencar, diretor de Pesquisa da Fundação, proporcionou as condições materiais para a execução da pesquisa. Agradeço também os comentários dos pesquisadores do Setor de História e a argüição do diretor da Casa, feitos a uma primeira versão deste trabalho." |
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Rui Barbosa e a razão clientelistaClientelismoPolítica brasileiraBarbosa, Rui, 1849-1923Patron-client relationBrazilian politicsPatronageBarbosa, Rui, 1849-1923ClientélismePolitique brésilienneSystème de favoritismeBarbosa, Rui, 1849-1923"Este trabalho não poderia ter sido escrito sem o auxílio de Patrícia de Souza Lima que fez boa parte do levantamento de dados e elaborou os quadros estatísticos. Agradeço ainda a cooperação de Rejane de Almeida Magalhães, chefe do Setor Ruiano da Fundação Casa de Rui Barbosa, e de suas colegas Solange Campello Taraciuc e Beatriz Guerra Martins. José Almino Alencar, diretor de Pesquisa da Fundação, proporcionou as condições materiais para a execução da pesquisa. Agradeço também os comentários dos pesquisadores do Setor de História e a argüição do diretor da Casa, feitos a uma primeira versão deste trabalho.""Quando ministro da Fazenda, Rui Barbosa recebeu centenas de ofícios, cartas, cartões, telegramas. Exatos 40% dessa correspondência referem-se a pedidos de favores. A análise desses pedidos será o objeto deste artigo. Ao mostrar quem pede favores, ela nos permitirá verificar a extensão do fenômeno clientelista na passagem do Império para a República. Ao indicar as razões dos pedidos e a linguagem em que são formulados, ela nos revelará os valores e as percepções sobre os quais se assentava a prática clientelista. Ela nos revelará a razão clientelista."Rui Barbosa and the Patron-Client Relation In a discussion of the patron-client relation within Brazilian politics, the article takes as an example political favors asked of Rui Barbosa when he was the provisional government s Minister of the Treasury. It endeavors to demonstrate how the prevalence of patron-client values and practices carried over from the monarchy to the Republic. The argument is posed that patronage, from which the patron-client relation derives, was deeply embedded in Brazilian society and from there moved into politics. As a consequence, egalitarian values and the notion of res publica, which in thesis should have been an integral part of the new regime s practices, did not find propitious ground upon which to develop. Citizens became "doutor cidadão", while politicians became "cousin and friend".Rio de Janeiro: Dados, 2000.2014-07-07T17:18:32Z2014-07-07T17:18:32Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCARVALHO, José Murilo de. Rui Barbosa e a razão clientelista. Dados, Rio de Janeiro, v. 43, n.1, 20000011-5258http://hdl.handle.net/fcrb/477Carvalho, José Murilo deporreponame:Repositório Institucional RUBIinstname:Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)instacron:RUBIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T13:20:32Zoai:rubi.casaruibarbosa.gov.br:fcrb/477Repositório Institucionalhttp://rubi.casaruibarbosa.gov.br/PRIhttps://rubi.casaruibarbosa.gov.br/oai/requestcarolina.sena@rb.gov.bropendoar:43272018-04-30T13:20:32Repositório Institucional RUBI - Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)false |
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