O teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional RUBI |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11997/633 |
Resumo: | FCRB – Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro – RJ – Brasil. 22260-000 – herculano@rb.gov.br |
id |
RUBI-1_38b7612128e5f4faaac88c0092d28e09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rubi.casaruibarbosa.gov.br:20.500.11997/633 |
network_acronym_str |
RUBI-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional RUBI |
spelling |
Lopes, Antonio HerculanoFundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)8a597805-747d-499b-96b8-0e9b1993328f2015-09-09T16:42:40Z2015-09-09T16:42:40Z2010Lopes, Antonio Herculano. O teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileira. Perspectivas, São Paulo, v. 37, p.87-111, jan./jun. 2010.http://hdl.handle.net/20.500.11997/633FCRB – Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro – RJ – Brasil. 22260-000 – herculano@rb.gov.brSubmitted by Clea Mara Barradas (marachristovao@uol.com.br) on 2015-09-09T16:42:40Z No. of bitstreams: 1 Lopes, A. H. O teatro de Alencar e a imaginação.pdf: 258674 bytes, checksum: 347ed659ad524a4e72b114d28be2f7ef (MD5)Made available in DSpace on 2015-09-09T16:42:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lopes, A. H. O teatro de Alencar e a imaginação.pdf: 258674 bytes, checksum: 347ed659ad524a4e72b114d28be2f7ef (MD5) Previous issue date: 2010O teatro de José de Alencar expressa as preocupações do autor com a formação da sociedade brasileira e a idéia de nação. À diferença de seus contemporâneos, Alencar não hesita em pôr a escravidão em cena, o que faz em O demônio familiar e Mãe. Em O crédito, é o horizonte de um capitalismo anunciado que interessa seu olhar. Seu modelo é o teatro realista francês, centrado nos temas que preocupam a burguesia – dinheiro e amor. Mas Alencar não se limita a transpor para os palcos do Rio o que se produz em Paris. De seu teatro se extrai uma reflexão sobre os rumos da sociedade brasileira em momento de prometida transição entre o passado colonial patriarcal e o futuro capitalista burguês. No centro dessa reflexão está o papel da mulher – e por extensão da família – na construção de uma sociedade que deveria ao mesmo tempo civilizar-se e manter-se fiel às suas tradições. Essa “questão feminina” em Alencar aparece em Rio de Janeiro, verso e reverso e, sobretudo, em As asas de um anjo.Alencar, José de, 1829-1877Teatro brasileiroTeatro - Século XIXMulherEscravidãoModernidadeTradiçãoSociedade brasileiraO teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleReis, Antônio Herculano LopesLopes Reis, Antônio Herculano-1porreponame:Repositório Institucional RUBIinstname:Fundação Casa de Rui Barbosainstacron:RUBIinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLopes, A. H. O teatro de Alencar e a imaginação.pdfLopes, A. H. O teatro de Alencar e a imaginação.pdfapplication/pdf258674http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/jspui/bitstream/20.500.11997/633/1/Lopes%2C+A.+H.+O+teatro+de+Alencar+e+a+imagina%C3%A7%C3%A3o.pdf347ed659ad524a4e72b114d28be2f7efMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82098http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/jspui/bitstream/20.500.11997/633/2/license.txt2a0d7f25659d07db70b9d4918066ff1dMD52TEXTLopes, A. H. O teatro de Alencar e a imaginação.pdf.txtLopes, A. H. O teatro de Alencar e a imaginação.pdf.txtExtracted texttext/plain58704http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/jspui/bitstream/20.500.11997/633/3/Lopes%2C+A.+H.+O+teatro+de+Alencar+e+a+imagina%C3%A7%C3%A3o.pdf.txt32a8ea9b383f7da46673b24afe5438a5MD5320.500.11997/633oai:rubi.casaruibarbosa.gov.br:20.500.11997/6332018-04-30 10:25:01.735RUBIdspace@rb.gov.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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileira |
title |
O teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileira |
spellingShingle |
O teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileira Lopes, Antonio Herculano Alencar, José de, 1829-1877 Teatro brasileiro Teatro - Século XIX Mulher Escravidão Modernidade Tradição Sociedade brasileira |
title_short |
O teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileira |
title_full |
O teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileira |
title_fullStr |
O teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileira |
title_full_unstemmed |
O teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileira |
title_sort |
O teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileira |
author |
Lopes, Antonio Herculano |
author_facet |
Lopes, Antonio Herculano Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) |
author_role |
author |
author2 |
Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Antonio Herculano Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
8a597805-747d-499b-96b8-0e9b1993328f |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alencar, José de, 1829-1877 Teatro brasileiro Teatro - Século XIX Mulher Escravidão Modernidade Tradição Sociedade brasileira |
topic |
Alencar, José de, 1829-1877 Teatro brasileiro Teatro - Século XIX Mulher Escravidão Modernidade Tradição Sociedade brasileira |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
FCRB – Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro – RJ – Brasil. 22260-000 – herculano@rb.gov.br |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O teatro de José de Alencar expressa as preocupações do autor com a formação da sociedade brasileira e a idéia de nação. À diferença de seus contemporâneos, Alencar não hesita em pôr a escravidão em cena, o que faz em O demônio familiar e Mãe. Em O crédito, é o horizonte de um capitalismo anunciado que interessa seu olhar. Seu modelo é o teatro realista francês, centrado nos temas que preocupam a burguesia – dinheiro e amor. Mas Alencar não se limita a transpor para os palcos do Rio o que se produz em Paris. De seu teatro se extrai uma reflexão sobre os rumos da sociedade brasileira em momento de prometida transição entre o passado colonial patriarcal e o futuro capitalista burguês. No centro dessa reflexão está o papel da mulher – e por extensão da família – na construção de uma sociedade que deveria ao mesmo tempo civilizar-se e manter-se fiel às suas tradições. Essa “questão feminina” em Alencar aparece em Rio de Janeiro, verso e reverso e, sobretudo, em As asas de um anjo. |
description |
FCRB – Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro – RJ – Brasil. 22260-000 – herculano@rb.gov.br |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-09-09T16:42:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-09-09T16:42:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Lopes, Antonio Herculano. O teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileira. Perspectivas, São Paulo, v. 37, p.87-111, jan./jun. 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/633 |
identifier_str_mv |
Lopes, Antonio Herculano. O teatro de Alencar e a imaginação da sociedade brasileira. Perspectivas, São Paulo, v. 37, p.87-111, jan./jun. 2010. |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 |
dc.relation.remissiva.none.fl_str_mv |
Reis, Antônio Herculano Lopes Lopes Reis, Antônio Herculano |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional RUBI instname:Fundação Casa de Rui Barbosa instacron:RUBI |
reponame_str |
Repositório Institucional RUBI |
collection |
Repositório Institucional RUBI |
instname_str |
Fundação Casa de Rui Barbosa |
instacron_str |
RUBI |
institution |
RUBI |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/jspui/bitstream/20.500.11997/633/1/Lopes%2C+A.+H.+O+teatro+de+Alencar+e+a+imagina%C3%A7%C3%A3o.pdf http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/jspui/bitstream/20.500.11997/633/2/license.txt http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/jspui/bitstream/20.500.11997/633/3/Lopes%2C+A.+H.+O+teatro+de+Alencar+e+a+imagina%C3%A7%C3%A3o.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
347ed659ad524a4e72b114d28be2f7ef 2a0d7f25659d07db70b9d4918066ff1d 32a8ea9b383f7da46673b24afe5438a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
RUBI |
repository.mail.fl_str_mv |
dspace@rb.gov.br |
_version_ |
1621663091952451584 |