Museu Casa de Rui Barbosa: entre o público e o privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Aparecida Marina de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional RUBI
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11997/641
Resumo: "Adquirida pelo governo federal em 1924; transformada em Museu Ruy Barbosa em 1927; alterada durante a tramitação para Casa de Ruy Barbosa em 1928; e aberta ao público em 1930, a residência onde viveu o jurista Ruy Barbosa, nos últimos 28 anos de sua vida está inserida no universo dos museus-casas. Este modelo conceitual, até então, incomum no Brasil, possui como premissa conceitual a intrínseca relação entre o conteúdo e o continente, no qual o espaço e a personagem estabelecem uma simbiose. A casa, a partir da morte do seu dono, se torna o símbolo da sua trajetória terrena permitindo a ressignificação da história de Ruy Barbosa e do seu contexto histórico-social, sob a perspectiva individual, tendo em vista ser um museu personalístico. Há, entretanto nesta mudança um conflito entre duas esferas: a pública e a privada. Levanto assim a hipótese de que a instituição é investida pelo poder público para mitificar a figura do homem público, entretanto o fato do espaço definido para narrar tal trajetória ser sua residência, lugar da privacidade e intimidade familiar, acaba por humanizar o mito. Este processo, por outro lado, ocorreu de forma subliminar a despeito do esforço institucional, empreendido, sobretudo nas primeiras décadas de sua existência. A sobreposição da esfera privada ocorre por uma demanda social e na apropriação da personagem, sob diferentes perspectivas.O objetivo dessa pesquisa, portanto, é compreender o processo de ressignificação que permeia a transformação de uma casa em museu e analisar os fatores histórico-sociais que culminaram na musealização da vida da personagem Rui Barbosa. Neste processo de construção identificamos, também, algumas camadas de interesses envolvidos, incluindo um movimento de despolitização pela privatização da esfera pública como uma das estratégias."
id RUBI-1_9394c2f7fac62122c408e8b07756a64f
oai_identifier_str oai:rubi.casaruibarbosa.gov.br:20.500.11997/641
network_acronym_str RUBI-1
network_name_str Repositório Institucional RUBI
spelling Santos, Myrian Sepúlveda dosRangel, Aparecida Marina de SouzaChagas, Mario de SouzaRezende, Claudia BarcellosCastro, Maurício Barros deCalabre, Lia2015-09-16T20:44:08Z2015-09-16T20:44:08Z2015RANGEL, Aparecida Marina de Souza. Museu Casa de Rui Barbosa: entre o público e o privado. 2015. 254 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/20.500.11997/641Submitted by Luziana Lessa (luziana@rb.gov.br) on 2015-09-16T20:44:08Z No. of bitstreams: 1 Rangel, A. - Museu Casa de Rui Barbosa entre o público e o privado.pdf: 16589567 bytes, checksum: b6a6f9ef1592561c3ed78d6095186a83 (MD5)Made available in DSpace on 2015-09-16T20:44:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rangel, A. - Museu Casa de Rui Barbosa entre o público e o privado.pdf: 16589567 bytes, checksum: b6a6f9ef1592561c3ed78d6095186a83 (MD5) Previous issue date: 2015"Adquirida pelo governo federal em 1924; transformada em Museu Ruy Barbosa em 1927; alterada durante a tramitação para Casa de Ruy Barbosa em 1928; e aberta ao público em 1930, a residência onde viveu o jurista Ruy Barbosa, nos últimos 28 anos de sua vida está inserida no universo dos museus-casas. Este modelo conceitual, até então, incomum no Brasil, possui como premissa conceitual a intrínseca relação entre o conteúdo e o continente, no qual o espaço e a personagem estabelecem uma simbiose. A casa, a partir da morte do seu dono, se torna o símbolo da sua trajetória terrena permitindo a ressignificação da história de Ruy Barbosa e do seu contexto histórico-social, sob a perspectiva individual, tendo em vista ser um museu personalístico. Há, entretanto nesta mudança um conflito entre duas esferas: a pública e a privada. Levanto assim a hipótese de que a instituição é investida pelo poder público para mitificar a figura do homem público, entretanto o fato do espaço definido para narrar tal trajetória ser sua residência, lugar da privacidade e intimidade familiar, acaba por humanizar o mito. Este processo, por outro lado, ocorreu de forma subliminar a despeito do esforço institucional, empreendido, sobretudo nas primeiras décadas de sua existência. A sobreposição da esfera privada ocorre por uma demanda social e na apropriação da personagem, sob diferentes perspectivas.O objetivo dessa pesquisa, portanto, é compreender o processo de ressignificação que permeia a transformação de uma casa em museu e analisar os fatores histórico-sociais que culminaram na musealização da vida da personagem Rui Barbosa. Neste processo de construção identificamos, também, algumas camadas de interesses envolvidos, incluindo um movimento de despolitização pela privatização da esfera pública como uma das estratégias."MuseuCasaMuseu-casaPrivadoRui BarbosaPúblicoMuseu Casa de Rui Barbosa: entre o público e o privadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)Instituto de Filosofia e Ciências HumanasDoutorado AcadêmicoRio de Janeiro (BR)porreponame:Repositório Institucional RUBIinstname:Fundação Casa de Rui Barbosainstacron:RUBIinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRangel, A. - Museu Casa de Rui Barbosa entre o público e o privado.pdfRangel, A. - Museu Casa de Rui Barbosa entre o público e o privado.pdfapplication/pdf16589567http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/jspui/bitstream/20.500.11997/641/1/Rangel%2C+A.+-+Museu+Casa+de+Rui+Barbosa+entre+o+p%C3%BAblico+e+o+privado.pdfb6a6f9ef1592561c3ed78d6095186a83MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82098http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/jspui/bitstream/20.500.11997/641/2/license.txt2a0d7f25659d07db70b9d4918066ff1dMD52TEXTRangel, A. - Museu Casa de Rui Barbosa entre o público e o privado.pdf.txtRangel, A. - Museu Casa de Rui Barbosa entre o público e o privado.pdf.txtExtracted texttext/plain549911http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/jspui/bitstream/20.500.11997/641/3/Rangel%2C+A.+-+Museu+Casa+de+Rui+Barbosa+entre+o+p%C3%BAblico+e+o+privado.pdf.txtac27a1da8b0f0125473713635e089479MD5320.500.11997/641oai:rubi.casaruibarbosa.gov.br:20.500.11997/6412018-05-11 14:59:55.355RUBIdspace@rb.gov.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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Museu Casa de Rui Barbosa: entre o público e o privado
title Museu Casa de Rui Barbosa: entre o público e o privado
spellingShingle Museu Casa de Rui Barbosa: entre o público e o privado
Rangel, Aparecida Marina de Souza
Público
Museu
Casa
Museu-casa
Privado
Rui Barbosa
title_short Museu Casa de Rui Barbosa: entre o público e o privado
title_full Museu Casa de Rui Barbosa: entre o público e o privado
title_fullStr Museu Casa de Rui Barbosa: entre o público e o privado
title_full_unstemmed Museu Casa de Rui Barbosa: entre o público e o privado
title_sort Museu Casa de Rui Barbosa: entre o público e o privado
author Rangel, Aparecida Marina de Souza
author_facet Rangel, Aparecida Marina de Souza
author_role author
dc.contributor.orientador.pt_BR.fl_str_mv Santos, Myrian Sepúlveda dos
dc.contributor.banca.pt_BR.fl_str_mv Chagas, Mario de Souza
Rezende, Claudia Barcellos
Castro, Maurício Barros de
Calabre, Lia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Aparecida Marina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Público
topic Público
Museu
Casa
Museu-casa
Privado
Rui Barbosa
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Museu
Casa
Museu-casa
Privado
Rui Barbosa
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv "Adquirida pelo governo federal em 1924; transformada em Museu Ruy Barbosa em 1927; alterada durante a tramitação para Casa de Ruy Barbosa em 1928; e aberta ao público em 1930, a residência onde viveu o jurista Ruy Barbosa, nos últimos 28 anos de sua vida está inserida no universo dos museus-casas. Este modelo conceitual, até então, incomum no Brasil, possui como premissa conceitual a intrínseca relação entre o conteúdo e o continente, no qual o espaço e a personagem estabelecem uma simbiose. A casa, a partir da morte do seu dono, se torna o símbolo da sua trajetória terrena permitindo a ressignificação da história de Ruy Barbosa e do seu contexto histórico-social, sob a perspectiva individual, tendo em vista ser um museu personalístico. Há, entretanto nesta mudança um conflito entre duas esferas: a pública e a privada. Levanto assim a hipótese de que a instituição é investida pelo poder público para mitificar a figura do homem público, entretanto o fato do espaço definido para narrar tal trajetória ser sua residência, lugar da privacidade e intimidade familiar, acaba por humanizar o mito. Este processo, por outro lado, ocorreu de forma subliminar a despeito do esforço institucional, empreendido, sobretudo nas primeiras décadas de sua existência. A sobreposição da esfera privada ocorre por uma demanda social e na apropriação da personagem, sob diferentes perspectivas.O objetivo dessa pesquisa, portanto, é compreender o processo de ressignificação que permeia a transformação de uma casa em museu e analisar os fatores histórico-sociais que culminaram na musealização da vida da personagem Rui Barbosa. Neste processo de construção identificamos, também, algumas camadas de interesses envolvidos, incluindo um movimento de despolitização pela privatização da esfera pública como uma das estratégias."
description "Adquirida pelo governo federal em 1924; transformada em Museu Ruy Barbosa em 1927; alterada durante a tramitação para Casa de Ruy Barbosa em 1928; e aberta ao público em 1930, a residência onde viveu o jurista Ruy Barbosa, nos últimos 28 anos de sua vida está inserida no universo dos museus-casas. Este modelo conceitual, até então, incomum no Brasil, possui como premissa conceitual a intrínseca relação entre o conteúdo e o continente, no qual o espaço e a personagem estabelecem uma simbiose. A casa, a partir da morte do seu dono, se torna o símbolo da sua trajetória terrena permitindo a ressignificação da história de Ruy Barbosa e do seu contexto histórico-social, sob a perspectiva individual, tendo em vista ser um museu personalístico. Há, entretanto nesta mudança um conflito entre duas esferas: a pública e a privada. Levanto assim a hipótese de que a instituição é investida pelo poder público para mitificar a figura do homem público, entretanto o fato do espaço definido para narrar tal trajetória ser sua residência, lugar da privacidade e intimidade familiar, acaba por humanizar o mito. Este processo, por outro lado, ocorreu de forma subliminar a despeito do esforço institucional, empreendido, sobretudo nas primeiras décadas de sua existência. A sobreposição da esfera privada ocorre por uma demanda social e na apropriação da personagem, sob diferentes perspectivas.O objetivo dessa pesquisa, portanto, é compreender o processo de ressignificação que permeia a transformação de uma casa em museu e analisar os fatores histórico-sociais que culminaram na musealização da vida da personagem Rui Barbosa. Neste processo de construção identificamos, também, algumas camadas de interesses envolvidos, incluindo um movimento de despolitização pela privatização da esfera pública como uma das estratégias."
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-16T20:44:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-09-16T20:44:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.citation.fl_str_mv RANGEL, Aparecida Marina de Souza. Museu Casa de Rui Barbosa: entre o público e o privado. 2015. 254 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11997/641
identifier_str_mv RANGEL, Aparecida Marina de Souza. Museu Casa de Rui Barbosa: entre o público e o privado. 2015. 254 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://hdl.handle.net/20.500.11997/641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional RUBI
instname:Fundação Casa de Rui Barbosa
instacron:RUBI
reponame_str Repositório Institucional RUBI
collection Repositório Institucional RUBI
instname_str Fundação Casa de Rui Barbosa
instacron_str RUBI
institution RUBI
bitstream.url.fl_str_mv http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/jspui/bitstream/20.500.11997/641/1/Rangel%2C+A.+-+Museu+Casa+de+Rui+Barbosa+entre+o+p%C3%BAblico+e+o+privado.pdf
http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/jspui/bitstream/20.500.11997/641/2/license.txt
http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/jspui/bitstream/20.500.11997/641/3/Rangel%2C+A.+-+Museu+Casa+de+Rui+Barbosa+entre+o+p%C3%BAblico+e+o+privado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b6a6f9ef1592561c3ed78d6095186a83
2a0d7f25659d07db70b9d4918066ff1d
ac27a1da8b0f0125473713635e089479
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv RUBI
repository.mail.fl_str_mv dspace@rb.gov.br
_version_ 1621663091957694464