Da pré-história à história indígena: (Re) pensando a arqueologia e os povos canoeiros do pantanal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eremites de Oliveira, Jorge
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Arqueologia
Texto Completo: https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/180
Resumo: Nesta tese de doutorado o autor analisa criticamente a história e a historiografia da arqueologia pantaneira, desde a segunda metade do século XIX até fins do século XX, e aborda o processo de ocupação indígena das terras baixas do Pantanal, desde os primeiros pescadores-caçadores-coletores do período pré-colonial até os atuais canoeiros Guató. O objetivo maior é contribuir para a composição de uma história indígena total, em seus múltiplos aspectos e perspectivas espaço-temporais, a partir de uma abordagem interdisciplinar que emprega procedimentos teórico-metodológicos próprios da arqueologia, antropologia e história. Para tanto, foram utilizados dados contidos em fontes textuais diversas, informações recolhidas a partir da tradição oral dos Guató e os resultados de pesquisas arqueológicas, etnográficas e etnoarqueológicas. Foi possível demonstrar que a arqueologia pantaneira tem sido pautada pelo estudo de povos pescadores-caçadores-coletores, associados à macro tecnologia ceramista conhecida no Brasil como tradição Pantanal e a estruturas monticulares do tipo aterro, os quais se estabeleceram na região muito antes do início da Era Cristã. Nos dias de hoje, a arqueologia pantaneira reflete as mesmas mudanças de nuance constatadas para a arqueologia brasileira desde a década de 1980. Nos séculos XVI, XVII e XVIII, período de muitas disputas entre Espanha e Portugal pelo domínio do alto Paraguai, foram produzidos vários relatos que atestam a existência de um extraordinário mosaico sociocultural no centro da América do Sul, inclusive de um complexo de povos canoeiros formado por sociedades cultural e lingüisticamente distintas. De todas essas sociedades, a dos Guató é a mais conhecida do ponto de vista etnoistórico e etnológico, estando tradicionalmente organizada em grupos domésticos ligados por laços de consangüinidade, descendência e afinidade, relacionados a um particular sistema de patrilocalidade e patrilinearidade.
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