Os desafios do transporte de açúcar no Porto de Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Claudio Roberto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/517
Resumo: A movimentação e o armazenamento de cargas deixaram um plano secundário no cenário da logística, para assumir sua vital importância na cadeia de suprimentos, que representa a efetiva competição transnacional. Nesse sentido, o melhor gerenciamento logístico determina a redução de custos e a agregação de valor ao agribusiness. Nesta Dissertação se apresenta os conceitos de logística, aplicados no processo da movimentação, armazenagem e embarque, concentra seu foco na distribuição física um para um , que indica a forma utilizada da carga o FTL - Full Truck Load, com uma visão macro do processo de distribuição para empresas que se utilizam do Porto de Santos como meio de exportação do açúcar. O Brasil é o maior exportador mundial de açúcar e dominará cada vez mais o mercado, nos próximos dez anos. Esta é uma das conclusões do relatório Perspectivas Agrícolas da Organization For Economic Co-Operation and Development -OCDE (2010), para o período 2.006/2.015. O Porto de Santos é o porto que mais movimenta açúcar no Brasil, portanto o que mais movimenta açúcar no mundo, justificando-se então sua escolha como local de pesquisa, e as unidades de análise por sua vez, são as empresas que mais movimentam açúcar no Porto de Santos. A pesquisa é um estudo qualitativo de natureza exploratória, que se norteou pela abordagem de Estudos de Casos Múltiplos com duas empresas arrendatárias de terminais portuários. A seleção das unidades de análise,foi feita por tipicidade, utilizando critérios de representatividade do setor. Os resultados obtidos, explicitam que os terminais estudados, funcionam como apoio logístico no embarque do açúcar. As questões relevantes, à medida que se analisam o dilatamento do lead time, são a falta de retroárea para instalação de armazéns e o gap logístico, causado pela falta de um plano de contingência para armazenagem do açúcar. A identificação dos trade-offs, revela que eles estão localizados na área da chegada à Baixada Santista, até a armazenagem do açúcar, confirmando que os congestionamentos na área portuária ocorrem a partir do esgotamento da capacidade de sua armazenagem, e em efeito cascata, atingindo o entorno da região portuária, e as rodovias de acesso ao Porto de Santos. Com isto, pudemos constatar que o gargalo logístico não é provocado pela ineficiência dos equipamentos e a tecnologia utilizada, tampouco é causado pela falta de qualificação da mão de obra utilizada, ou por deficiência de tecnologia empregada no processo de descarregamento da carga de açúcar.
id SANT_156e93132b974ba912756f2ff39d4f53
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/517
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Cunha, Icaro Aronovich daCPF:86054090887http://lattes.cnpq.br/8621746337669888Claro, José Alberto Carvalho dos SantosCPF:09789908805http://lattes.cnpq.br/0865792662046289CPF:02734211823http://lattes.cnpq.br/8999307674645607Gomes, Claudio Roberto2015-02-04T21:39:30Z2012-09-202011-05-26GOMES, Claudio Roberto. Os desafios do transporte de açúcar no Porto de Santos. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.https://tede.unisantos.br/handle/tede/517A movimentação e o armazenamento de cargas deixaram um plano secundário no cenário da logística, para assumir sua vital importância na cadeia de suprimentos, que representa a efetiva competição transnacional. Nesse sentido, o melhor gerenciamento logístico determina a redução de custos e a agregação de valor ao agribusiness. Nesta Dissertação se apresenta os conceitos de logística, aplicados no processo da movimentação, armazenagem e embarque, concentra seu foco na distribuição física um para um , que indica a forma utilizada da carga o FTL - Full Truck Load, com uma visão macro do processo de distribuição para empresas que se utilizam do Porto de Santos como meio de exportação do açúcar. O Brasil é o maior exportador mundial de açúcar e dominará cada vez mais o mercado, nos próximos dez anos. Esta é uma das conclusões do relatório Perspectivas Agrícolas da Organization For Economic Co-Operation and Development -OCDE (2010), para o período 2.006/2.015. O Porto de Santos é o porto que mais movimenta açúcar no Brasil, portanto o que mais movimenta açúcar no mundo, justificando-se então sua escolha como local de pesquisa, e as unidades de análise por sua vez, são as empresas que mais movimentam açúcar no Porto de Santos. A pesquisa é um estudo qualitativo de natureza exploratória, que se norteou pela abordagem de Estudos de Casos Múltiplos com duas empresas arrendatárias de terminais portuários. A seleção das unidades de análise,foi feita por tipicidade, utilizando critérios de representatividade do setor. Os resultados obtidos, explicitam que os terminais estudados, funcionam como apoio logístico no embarque do açúcar. As questões relevantes, à medida que se analisam o dilatamento do lead time, são a falta de retroárea para instalação de armazéns e o gap logístico, causado pela falta de um plano de contingência para armazenagem do açúcar. A identificação dos trade-offs, revela que eles estão localizados na área da chegada à Baixada Santista, até a armazenagem do açúcar, confirmando que os congestionamentos na área portuária ocorrem a partir do esgotamento da capacidade de sua armazenagem, e em efeito cascata, atingindo o entorno da região portuária, e as rodovias de acesso ao Porto de Santos. Com isto, pudemos constatar que o gargalo logístico não é provocado pela ineficiência dos equipamentos e a tecnologia utilizada, tampouco é causado pela falta de qualificação da mão de obra utilizada, ou por deficiência de tecnologia empregada no processo de descarregamento da carga de açúcar.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em Gestão de NegóciosCatólica de SantosBROrganização e gestãoconteinerizaçãotransporte de açúcararmazenagemPorto de SantosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOOs desafios do transporte de açúcar no Porto de Santosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTHUMBNAILclaudio roberto.pdf.jpgclaudio roberto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1138https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/517/3/claudio%20roberto.pdf.jpg8af54dd2f7cc28215a37137dfbd0482dMD53ORIGINALclaudio roberto.pdfapplication/pdf1263458https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/517/1/claudio%20roberto.pdf3c79298d3751adf5f02d28f6c671c2eeMD51TEXTclaudio roberto.pdf.txtclaudio roberto.pdf.txtExtracted texttext/plain180372https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/517/2/claudio%20roberto.pdf.txta861b8a5528b8609815da731b2114a2fMD52tede/5172021-10-04 18:26:55.0oai:tede.unisantos.br:tede/517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:26:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Os desafios do transporte de açúcar no Porto de Santos
title Os desafios do transporte de açúcar no Porto de Santos
spellingShingle Os desafios do transporte de açúcar no Porto de Santos
Gomes, Claudio Roberto
conteinerização
transporte de açúcar
armazenagem
Porto de Santos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Os desafios do transporte de açúcar no Porto de Santos
title_full Os desafios do transporte de açúcar no Porto de Santos
title_fullStr Os desafios do transporte de açúcar no Porto de Santos
title_full_unstemmed Os desafios do transporte de açúcar no Porto de Santos
title_sort Os desafios do transporte de açúcar no Porto de Santos
author Gomes, Claudio Roberto
author_facet Gomes, Claudio Roberto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Icaro Aronovich da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:86054090887
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8621746337669888
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Claro, José Alberto Carvalho dos Santos
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv CPF:09789908805
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0865792662046289
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:02734211823
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8999307674645607
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Claudio Roberto
contributor_str_mv Cunha, Icaro Aronovich da
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv conteinerização
transporte de açúcar
armazenagem
Porto de Santos
topic conteinerização
transporte de açúcar
armazenagem
Porto de Santos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description A movimentação e o armazenamento de cargas deixaram um plano secundário no cenário da logística, para assumir sua vital importância na cadeia de suprimentos, que representa a efetiva competição transnacional. Nesse sentido, o melhor gerenciamento logístico determina a redução de custos e a agregação de valor ao agribusiness. Nesta Dissertação se apresenta os conceitos de logística, aplicados no processo da movimentação, armazenagem e embarque, concentra seu foco na distribuição física um para um , que indica a forma utilizada da carga o FTL - Full Truck Load, com uma visão macro do processo de distribuição para empresas que se utilizam do Porto de Santos como meio de exportação do açúcar. O Brasil é o maior exportador mundial de açúcar e dominará cada vez mais o mercado, nos próximos dez anos. Esta é uma das conclusões do relatório Perspectivas Agrícolas da Organization For Economic Co-Operation and Development -OCDE (2010), para o período 2.006/2.015. O Porto de Santos é o porto que mais movimenta açúcar no Brasil, portanto o que mais movimenta açúcar no mundo, justificando-se então sua escolha como local de pesquisa, e as unidades de análise por sua vez, são as empresas que mais movimentam açúcar no Porto de Santos. A pesquisa é um estudo qualitativo de natureza exploratória, que se norteou pela abordagem de Estudos de Casos Múltiplos com duas empresas arrendatárias de terminais portuários. A seleção das unidades de análise,foi feita por tipicidade, utilizando critérios de representatividade do setor. Os resultados obtidos, explicitam que os terminais estudados, funcionam como apoio logístico no embarque do açúcar. As questões relevantes, à medida que se analisam o dilatamento do lead time, são a falta de retroárea para instalação de armazéns e o gap logístico, causado pela falta de um plano de contingência para armazenagem do açúcar. A identificação dos trade-offs, revela que eles estão localizados na área da chegada à Baixada Santista, até a armazenagem do açúcar, confirmando que os congestionamentos na área portuária ocorrem a partir do esgotamento da capacidade de sua armazenagem, e em efeito cascata, atingindo o entorno da região portuária, e as rodovias de acesso ao Porto de Santos. Com isto, pudemos constatar que o gargalo logístico não é provocado pela ineficiência dos equipamentos e a tecnologia utilizada, tampouco é causado pela falta de qualificação da mão de obra utilizada, ou por deficiência de tecnologia empregada no processo de descarregamento da carga de açúcar.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-26
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:39:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Claudio Roberto. Os desafios do transporte de açúcar no Porto de Santos. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/517
identifier_str_mv GOMES, Claudio Roberto. Os desafios do transporte de açúcar no Porto de Santos. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Gestão de Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Organização e gestão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/517/3/claudio%20roberto.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/517/1/claudio%20roberto.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/517/2/claudio%20roberto.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8af54dd2f7cc28215a37137dfbd0482d
3c79298d3751adf5f02d28f6c671c2ee
a861b8a5528b8609815da731b2114a2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046585436536832