Representações sociais dos educadores profissionais do programa escola da família sobre as práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marli dos Reis dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/188
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id SANT_15abcad3d2f51b142d0d85ba3acd04cf
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/188
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Abdalla, Maria de Fátima BarbosaCPF:67205089891http://lattes.cnpq.br/7099315868609771Alves, Maria LeilaCPF:04681657891http://lattes.cnpq.br/8462136000577005CPF:52001580959http://lattes.cnpq.br/1381642072202709Santos, Marli dos Reis dos2015-02-04T21:22:37Z2011-10-152011-06-29SANTOS, Marli dos Reis dos. Representações sociais dos educadores profissionais do programa escola da família sobre as práticas pedagógicas. 2011. 286 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.https://tede.unisantos.br/handle/tede/188Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho teve como objeto de investigação o Programa Escola da Família- PEF, implantado por iniciativa da Secretaria de Educação no Estado de São Paulo, desde o ano de 2003, com a abertura das escolas estaduais aos finais de semana, desenvolvendo projetos no âmbito da educação não-formal. O objetivo foi investigar as representações sociais dos Educadores Profissionais do Programa sobre sua práticas pedagógicas.A análise fez uso da Teoria das Representações Sociais (TRS), de Serge Moscovici (1978, 2001, 2009), e de outros autores que se utilizam desta teoria, como Jodelet (2001), Abric (1996, 2000, 2001) e Abdalla (2006, 2008, 2009). Busca fundamentos, também, em Freire (1967, 1977, 1979, 1987, 1997, 2000, 2001, 2008), Delors (1998), Gimeno Sacristán (1999, 2000, 2002), Trilla (1996, 1999, 2008), Imbernón (2002), Tedesco (2003, 2006), Gohn (2004, 2008, 2010), entre outros. O estudo desenvolveu-se por meio da pesquisa de abordagem qualitativa, anunciada por autores como Lüdke e André (1986), pois levou em consideração a experiência vivida por esses educadores no desenvolvimento das atividades do Programa. Foram desenvolvidas três etapas para coleta de dados, com os seguintes procedimentos metodológicos: a) aplicação de um Questionário para vinte (20) sujeitos da pesquisa, contendo questões fechadas e abertas; b) associação livre de palavras-estímulo (evocações-livres), tais como: cidadania, escola, educação não-formal, fim de semana, comunidade e escola da família; e c) entrevistas semi-estruturadas com cinco Educadores Profissionais. Na análise dos dados obtidos foi aplicada a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977), e os elementos representacionais foram analisados sob duas dimensões: 1ª as representações dos Educadores Profissionais sobre suas práticas pedagógicas; e 2a a conscientização (ou não) do papel do educador como mediador para a cidadania. Os resultados obtidos apontaram para o entendimento de que os Educadores Profissionais interpretam suas práticas pedagógicas no Programa sob três aspectos: o social, o afetivo e o cognitivo. Ressalta-se, ainda, que o aspecto social é preponderante, configurando-se no núcleo central das representações sociais; os demais compõem o sistema periférico, contribuindo para o contorno das práticas pedagógicas dos sujeitos pesquisados. A associação desses aspectos revela que os Educadores Profissionais têm consciência do papel que exercem enquanto mediadores de uma educação na e para a cidadania no desenvolvimento de suas atividades no âmbito do PEF, entendendo que ser cidadão implica inclusão, autonomia mobilização e participação social.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãorepresentações sociaiseducadores profissionaisprograma escola da família.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORepresentações sociais dos educadores profissionais do programa escola da família sobre as práticas pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALMarli.pdfapplication/pdf1797663https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/188/1/Marli.pdf8e42a2be8d9ca9bb52e90f9cf43c75b6MD51TEXTMarli.pdf.txtMarli.pdf.txtExtracted texttext/plain537019https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/188/2/Marli.pdf.txta96f808e7a9d8a45b7fdd1e9f3d49aceMD52THUMBNAILMarli.pdf.jpgMarli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/188/3/Marli.pdf.jpga7d48487cebb81fcd4873998002b2a0bMD53tede/1882021-10-04 18:23:51.0oai:tede.unisantos.br:tede/188Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:23:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Representações sociais dos educadores profissionais do programa escola da família sobre as práticas pedagógicas
title Representações sociais dos educadores profissionais do programa escola da família sobre as práticas pedagógicas
spellingShingle Representações sociais dos educadores profissionais do programa escola da família sobre as práticas pedagógicas
Santos, Marli dos Reis dos
representações sociais
educadores profissionais
programa escola da família.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Representações sociais dos educadores profissionais do programa escola da família sobre as práticas pedagógicas
title_full Representações sociais dos educadores profissionais do programa escola da família sobre as práticas pedagógicas
title_fullStr Representações sociais dos educadores profissionais do programa escola da família sobre as práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Representações sociais dos educadores profissionais do programa escola da família sobre as práticas pedagógicas
title_sort Representações sociais dos educadores profissionais do programa escola da família sobre as práticas pedagógicas
author Santos, Marli dos Reis dos
author_facet Santos, Marli dos Reis dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:67205089891
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7099315868609771
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alves, Maria Leila
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:04681657891
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:52001580959
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1381642072202709
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marli dos Reis dos
contributor_str_mv Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Alves, Maria Leila
dc.subject.por.fl_str_mv representações sociais
educadores profissionais
programa escola da família.
topic representações sociais
educadores profissionais
programa escola da família.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Marli dos Reis dos. Representações sociais dos educadores profissionais do programa escola da família sobre as práticas pedagógicas. 2011. 286 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/188
identifier_str_mv SANTOS, Marli dos Reis dos. Representações sociais dos educadores profissionais do programa escola da família sobre as práticas pedagógicas. 2011. 286 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/188/1/Marli.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/188/2/Marli.pdf.txt
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/188/3/Marli.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e42a2be8d9ca9bb52e90f9cf43c75b6
a96f808e7a9d8a45b7fdd1e9f3d49ace
a7d48487cebb81fcd4873998002b2a0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1815437926780108800