Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geraldo Rodrigues da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/212
Resumo: Este trabalho tem como temática a formação de professores que atuam na educação superior, em cursos de Administração e Ciências Contábeis. Diversos autores como Tardif (2002) e, no rol de brasileiros, Pimenta e Almeida (2011), Franco (2005; 2009), Cunha (2010), Pimenta e Anastasiou (2002), Anastasiou (2003), dentre outros, compreendem que a qualidade do ensino nas universidades passa pela necessária formação pedagógica, o que por sua vez não é exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96), no artigo que regulamenta o exercício do magistério superior . Verifica-se a omissão da formação pedagógica como requisito legal para a qualidade do ensino na educação superior, diferentemente do que ocorre nos outros níveis de ensino. Essa ausência de formação pedagógica por parte dos professores perpetua-se, via de regra, nas universidades e instituições de ensino superior brasileiras, que não possuem políticas de formação continuada para aperfeiçoamento das práticas docentes. A pesquisa, partindo dessa realidade, buscou compreender como se constituem bons docentes nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Para tanto, investigou professores de uma das Instituições de Ensino Superior da Baixada Santista, identificados pelos alunos concluintes dos cursos como bons professores . A partir de questionários e aproximação com estes docentes, buscou-se compreender que práticas e ferramentas estes professores desenvolvem na sala de aula, e que saberes utilizam nos processos de ensino. Para tanto, foi elaborado um questionário para alunos concludentes dos cursos, através do qual eles identificaram bons professores, justificando a escolha. Os professores escolhidos responderam também a um questionário, no qual relatavam sua formação profissional e pedagógica, assim como as praticas e ferramentas que valorizam em sala de aula. A partir de tais respostas, o pesquisador buscou identificar a conexão entre os saberes acadêmicos adquiridos e as práticas, tendo como referencial as contribuições teóricas de pesquisadores da educação. Verificou-se que a experiência satisfatória no campo profissional nem sempre é suficiente para tornar as aulas mais significativas, e mostrou-se como dado relevante à articulação que os docentes realizam entre os saberes técnicos e empíricos, os modelos por eles vividos ao longo de sua escolarização, para em sala de aula corresponder às expectativas de seus alunos. Além disso, evidenciou-se a valorização, por parte dos professores, de uma formação pedagógica continuada, que em sua compreensão fomentaria uma melhora na prática docente.
id SANT_2c05ffa2a0a8f3e401de3e1f8a9b1645
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/212
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Franco, Maria Amélia do Rosário SantoroCPF:47595426804http://lattes.cnpq.br/3600560690195448Mendes, MarcelCPF:04683684853http://lattes.cnpq.br/6182477842336805Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:07090765849http://lattes.cnpq.br/4561982821271774CPF:06571824353http://lattes.cnpq.br/7331071107702797Silva, Geraldo Rodrigues da2015-02-04T21:22:47Z2012-10-182012-09-18SILVA, Geraldo Rodrigues da. Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.https://tede.unisantos.br/handle/tede/212Este trabalho tem como temática a formação de professores que atuam na educação superior, em cursos de Administração e Ciências Contábeis. Diversos autores como Tardif (2002) e, no rol de brasileiros, Pimenta e Almeida (2011), Franco (2005; 2009), Cunha (2010), Pimenta e Anastasiou (2002), Anastasiou (2003), dentre outros, compreendem que a qualidade do ensino nas universidades passa pela necessária formação pedagógica, o que por sua vez não é exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96), no artigo que regulamenta o exercício do magistério superior . Verifica-se a omissão da formação pedagógica como requisito legal para a qualidade do ensino na educação superior, diferentemente do que ocorre nos outros níveis de ensino. Essa ausência de formação pedagógica por parte dos professores perpetua-se, via de regra, nas universidades e instituições de ensino superior brasileiras, que não possuem políticas de formação continuada para aperfeiçoamento das práticas docentes. A pesquisa, partindo dessa realidade, buscou compreender como se constituem bons docentes nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Para tanto, investigou professores de uma das Instituições de Ensino Superior da Baixada Santista, identificados pelos alunos concluintes dos cursos como bons professores . A partir de questionários e aproximação com estes docentes, buscou-se compreender que práticas e ferramentas estes professores desenvolvem na sala de aula, e que saberes utilizam nos processos de ensino. Para tanto, foi elaborado um questionário para alunos concludentes dos cursos, através do qual eles identificaram bons professores, justificando a escolha. Os professores escolhidos responderam também a um questionário, no qual relatavam sua formação profissional e pedagógica, assim como as praticas e ferramentas que valorizam em sala de aula. A partir de tais respostas, o pesquisador buscou identificar a conexão entre os saberes acadêmicos adquiridos e as práticas, tendo como referencial as contribuições teóricas de pesquisadores da educação. Verificou-se que a experiência satisfatória no campo profissional nem sempre é suficiente para tornar as aulas mais significativas, e mostrou-se como dado relevante à articulação que os docentes realizam entre os saberes técnicos e empíricos, os modelos por eles vividos ao longo de sua escolarização, para em sala de aula corresponder às expectativas de seus alunos. Além disso, evidenciou-se a valorização, por parte dos professores, de uma formação pedagógica continuada, que em sua compreensão fomentaria uma melhora na prática docente.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoprofessores universitáriossaberes docentesprática docenteCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProfessor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTHUMBNAILgeraldo.pdf.jpggeraldo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/212/3/geraldo.pdf.jpg2701fec465cbe3e4b934c8ce466ee621MD53ORIGINALgeraldo.pdfapplication/pdf2279813https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/212/1/geraldo.pdfbd089be39080ac70570aa808a1127a28MD51TEXTgeraldo.pdf.txtgeraldo.pdf.txtExtracted texttext/plain234623https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/212/2/geraldo.pdf.txt42d178b3f59f6c150977ed5320668fe0MD52tede/2122021-10-04 18:28:55.0oai:tede.unisantos.br:tede/212Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas
title Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas
spellingShingle Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas
Silva, Geraldo Rodrigues da
professores universitários
saberes docentes
prática docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas
title_full Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas
title_fullStr Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas
title_full_unstemmed Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas
title_sort Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas
author Silva, Geraldo Rodrigues da
author_facet Silva, Geraldo Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:47595426804
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3600560690195448
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mendes, Marcel
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:04683684853
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6182477842336805
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gilberto, Irene Jeanete Lemos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:07090765849
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4561982821271774
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:06571824353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7331071107702797
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Geraldo Rodrigues da
contributor_str_mv Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Mendes, Marcel
Gilberto, Irene Jeanete Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv professores universitários
saberes docentes
prática docente
topic professores universitários
saberes docentes
prática docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho tem como temática a formação de professores que atuam na educação superior, em cursos de Administração e Ciências Contábeis. Diversos autores como Tardif (2002) e, no rol de brasileiros, Pimenta e Almeida (2011), Franco (2005; 2009), Cunha (2010), Pimenta e Anastasiou (2002), Anastasiou (2003), dentre outros, compreendem que a qualidade do ensino nas universidades passa pela necessária formação pedagógica, o que por sua vez não é exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96), no artigo que regulamenta o exercício do magistério superior . Verifica-se a omissão da formação pedagógica como requisito legal para a qualidade do ensino na educação superior, diferentemente do que ocorre nos outros níveis de ensino. Essa ausência de formação pedagógica por parte dos professores perpetua-se, via de regra, nas universidades e instituições de ensino superior brasileiras, que não possuem políticas de formação continuada para aperfeiçoamento das práticas docentes. A pesquisa, partindo dessa realidade, buscou compreender como se constituem bons docentes nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Para tanto, investigou professores de uma das Instituições de Ensino Superior da Baixada Santista, identificados pelos alunos concluintes dos cursos como bons professores . A partir de questionários e aproximação com estes docentes, buscou-se compreender que práticas e ferramentas estes professores desenvolvem na sala de aula, e que saberes utilizam nos processos de ensino. Para tanto, foi elaborado um questionário para alunos concludentes dos cursos, através do qual eles identificaram bons professores, justificando a escolha. Os professores escolhidos responderam também a um questionário, no qual relatavam sua formação profissional e pedagógica, assim como as praticas e ferramentas que valorizam em sala de aula. A partir de tais respostas, o pesquisador buscou identificar a conexão entre os saberes acadêmicos adquiridos e as práticas, tendo como referencial as contribuições teóricas de pesquisadores da educação. Verificou-se que a experiência satisfatória no campo profissional nem sempre é suficiente para tornar as aulas mais significativas, e mostrou-se como dado relevante à articulação que os docentes realizam entre os saberes técnicos e empíricos, os modelos por eles vividos ao longo de sua escolarização, para em sala de aula corresponder às expectativas de seus alunos. Além disso, evidenciou-se a valorização, por parte dos professores, de uma formação pedagógica continuada, que em sua compreensão fomentaria uma melhora na prática docente.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Geraldo Rodrigues da. Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/212
identifier_str_mv SILVA, Geraldo Rodrigues da. Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/212/3/geraldo.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/212/1/geraldo.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/212/2/geraldo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2701fec465cbe3e4b934c8ce466ee621
bd089be39080ac70570aa808a1127a28
42d178b3f59f6c150977ed5320668fe0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046588221554688