Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/212 |
Resumo: | Este trabalho tem como temática a formação de professores que atuam na educação superior, em cursos de Administração e Ciências Contábeis. Diversos autores como Tardif (2002) e, no rol de brasileiros, Pimenta e Almeida (2011), Franco (2005; 2009), Cunha (2010), Pimenta e Anastasiou (2002), Anastasiou (2003), dentre outros, compreendem que a qualidade do ensino nas universidades passa pela necessária formação pedagógica, o que por sua vez não é exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96), no artigo que regulamenta o exercício do magistério superior . Verifica-se a omissão da formação pedagógica como requisito legal para a qualidade do ensino na educação superior, diferentemente do que ocorre nos outros níveis de ensino. Essa ausência de formação pedagógica por parte dos professores perpetua-se, via de regra, nas universidades e instituições de ensino superior brasileiras, que não possuem políticas de formação continuada para aperfeiçoamento das práticas docentes. A pesquisa, partindo dessa realidade, buscou compreender como se constituem bons docentes nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Para tanto, investigou professores de uma das Instituições de Ensino Superior da Baixada Santista, identificados pelos alunos concluintes dos cursos como bons professores . A partir de questionários e aproximação com estes docentes, buscou-se compreender que práticas e ferramentas estes professores desenvolvem na sala de aula, e que saberes utilizam nos processos de ensino. Para tanto, foi elaborado um questionário para alunos concludentes dos cursos, através do qual eles identificaram bons professores, justificando a escolha. Os professores escolhidos responderam também a um questionário, no qual relatavam sua formação profissional e pedagógica, assim como as praticas e ferramentas que valorizam em sala de aula. A partir de tais respostas, o pesquisador buscou identificar a conexão entre os saberes acadêmicos adquiridos e as práticas, tendo como referencial as contribuições teóricas de pesquisadores da educação. Verificou-se que a experiência satisfatória no campo profissional nem sempre é suficiente para tornar as aulas mais significativas, e mostrou-se como dado relevante à articulação que os docentes realizam entre os saberes técnicos e empíricos, os modelos por eles vividos ao longo de sua escolarização, para em sala de aula corresponder às expectativas de seus alunos. Além disso, evidenciou-se a valorização, por parte dos professores, de uma formação pedagógica continuada, que em sua compreensão fomentaria uma melhora na prática docente. |
id |
SANT_2c05ffa2a0a8f3e401de3e1f8a9b1645 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/212 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Franco, Maria Amélia do Rosário SantoroCPF:47595426804http://lattes.cnpq.br/3600560690195448Mendes, MarcelCPF:04683684853http://lattes.cnpq.br/6182477842336805Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:07090765849http://lattes.cnpq.br/4561982821271774CPF:06571824353http://lattes.cnpq.br/7331071107702797Silva, Geraldo Rodrigues da2015-02-04T21:22:47Z2012-10-182012-09-18SILVA, Geraldo Rodrigues da. Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.https://tede.unisantos.br/handle/tede/212Este trabalho tem como temática a formação de professores que atuam na educação superior, em cursos de Administração e Ciências Contábeis. Diversos autores como Tardif (2002) e, no rol de brasileiros, Pimenta e Almeida (2011), Franco (2005; 2009), Cunha (2010), Pimenta e Anastasiou (2002), Anastasiou (2003), dentre outros, compreendem que a qualidade do ensino nas universidades passa pela necessária formação pedagógica, o que por sua vez não é exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96), no artigo que regulamenta o exercício do magistério superior . Verifica-se a omissão da formação pedagógica como requisito legal para a qualidade do ensino na educação superior, diferentemente do que ocorre nos outros níveis de ensino. Essa ausência de formação pedagógica por parte dos professores perpetua-se, via de regra, nas universidades e instituições de ensino superior brasileiras, que não possuem políticas de formação continuada para aperfeiçoamento das práticas docentes. A pesquisa, partindo dessa realidade, buscou compreender como se constituem bons docentes nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Para tanto, investigou professores de uma das Instituições de Ensino Superior da Baixada Santista, identificados pelos alunos concluintes dos cursos como bons professores . A partir de questionários e aproximação com estes docentes, buscou-se compreender que práticas e ferramentas estes professores desenvolvem na sala de aula, e que saberes utilizam nos processos de ensino. Para tanto, foi elaborado um questionário para alunos concludentes dos cursos, através do qual eles identificaram bons professores, justificando a escolha. Os professores escolhidos responderam também a um questionário, no qual relatavam sua formação profissional e pedagógica, assim como as praticas e ferramentas que valorizam em sala de aula. A partir de tais respostas, o pesquisador buscou identificar a conexão entre os saberes acadêmicos adquiridos e as práticas, tendo como referencial as contribuições teóricas de pesquisadores da educação. Verificou-se que a experiência satisfatória no campo profissional nem sempre é suficiente para tornar as aulas mais significativas, e mostrou-se como dado relevante à articulação que os docentes realizam entre os saberes técnicos e empíricos, os modelos por eles vividos ao longo de sua escolarização, para em sala de aula corresponder às expectativas de seus alunos. Além disso, evidenciou-se a valorização, por parte dos professores, de uma formação pedagógica continuada, que em sua compreensão fomentaria uma melhora na prática docente.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoprofessores universitáriossaberes docentesprática docenteCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProfessor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTHUMBNAILgeraldo.pdf.jpggeraldo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/212/3/geraldo.pdf.jpg2701fec465cbe3e4b934c8ce466ee621MD53ORIGINALgeraldo.pdfapplication/pdf2279813https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/212/1/geraldo.pdfbd089be39080ac70570aa808a1127a28MD51TEXTgeraldo.pdf.txtgeraldo.pdf.txtExtracted texttext/plain234623https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/212/2/geraldo.pdf.txt42d178b3f59f6c150977ed5320668fe0MD52tede/2122021-10-04 18:28:55.0oai:tede.unisantos.br:tede/212Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas |
title |
Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas |
spellingShingle |
Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas Silva, Geraldo Rodrigues da professores universitários saberes docentes prática docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas |
title_full |
Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas |
title_fullStr |
Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas |
title_full_unstemmed |
Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas |
title_sort |
Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas |
author |
Silva, Geraldo Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Geraldo Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:47595426804 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3600560690195448 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mendes, Marcel |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:04683684853 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6182477842336805 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:07090765849 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4561982821271774 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:06571824353 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7331071107702797 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Geraldo Rodrigues da |
contributor_str_mv |
Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro Mendes, Marcel Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professores universitários saberes docentes prática docente |
topic |
professores universitários saberes docentes prática docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho tem como temática a formação de professores que atuam na educação superior, em cursos de Administração e Ciências Contábeis. Diversos autores como Tardif (2002) e, no rol de brasileiros, Pimenta e Almeida (2011), Franco (2005; 2009), Cunha (2010), Pimenta e Anastasiou (2002), Anastasiou (2003), dentre outros, compreendem que a qualidade do ensino nas universidades passa pela necessária formação pedagógica, o que por sua vez não é exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96), no artigo que regulamenta o exercício do magistério superior . Verifica-se a omissão da formação pedagógica como requisito legal para a qualidade do ensino na educação superior, diferentemente do que ocorre nos outros níveis de ensino. Essa ausência de formação pedagógica por parte dos professores perpetua-se, via de regra, nas universidades e instituições de ensino superior brasileiras, que não possuem políticas de formação continuada para aperfeiçoamento das práticas docentes. A pesquisa, partindo dessa realidade, buscou compreender como se constituem bons docentes nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Para tanto, investigou professores de uma das Instituições de Ensino Superior da Baixada Santista, identificados pelos alunos concluintes dos cursos como bons professores . A partir de questionários e aproximação com estes docentes, buscou-se compreender que práticas e ferramentas estes professores desenvolvem na sala de aula, e que saberes utilizam nos processos de ensino. Para tanto, foi elaborado um questionário para alunos concludentes dos cursos, através do qual eles identificaram bons professores, justificando a escolha. Os professores escolhidos responderam também a um questionário, no qual relatavam sua formação profissional e pedagógica, assim como as praticas e ferramentas que valorizam em sala de aula. A partir de tais respostas, o pesquisador buscou identificar a conexão entre os saberes acadêmicos adquiridos e as práticas, tendo como referencial as contribuições teóricas de pesquisadores da educação. Verificou-se que a experiência satisfatória no campo profissional nem sempre é suficiente para tornar as aulas mais significativas, e mostrou-se como dado relevante à articulação que os docentes realizam entre os saberes técnicos e empíricos, os modelos por eles vividos ao longo de sua escolarização, para em sala de aula corresponder às expectativas de seus alunos. Além disso, evidenciou-se a valorização, por parte dos professores, de uma formação pedagógica continuada, que em sua compreensão fomentaria uma melhora na prática docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-09-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Geraldo Rodrigues da. Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/212 |
identifier_str_mv |
SILVA, Geraldo Rodrigues da. Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/212/3/geraldo.pdf.jpg https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/212/1/geraldo.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/212/2/geraldo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2701fec465cbe3e4b934c8ce466ee621 bd089be39080ac70570aa808a1127a28 42d178b3f59f6c150977ed5320668fe0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1801046588221554688 |