A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/196 |
Resumo: | A partir do ano de 2004, as escolas de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Santos integraram à matriz curricular a disciplina de informática. Para ministrar esta disciplina foram selecionados professores de informática educativa (POIE´s), para orientar professores na utilização de software educacional para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem nos laboratórios de informática. A pesquisa investigou as percepções dos professores orientadores de informática educativa que participaram do projeto, no período de 2004 a 2007 sobre os projetos de aprendizagem para alunos de ensino fundamental. O referencial teórico fundamentou-se nos conceitos de Sancho, Valente, Hernández, entre outros pesquisadores que discutiram a informática na educação e as tecnologias no processo de aprendizagem. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com um estudo exploratório realizado por meio de observações das aulas no laboratório de informática, em escolas da rede municipal de Santos. Como procedimento metodológico, além da observação, foi aplicado um questionário aos professores que participaram da formação. A partir dos dados obtidos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores orientadores de informática educativa, com vistas a analisar as percepções desses professores sobre processos formativos com desenvolvimento de projetos de aprendizagem. Os resultados da pesquisa mostraram a importância da disciplina de informática no processo de aprendizagem dos alunos e os professores declararam ser favoráveis à continuidade do desenvolvimento de projetos de aprendizagem nos laboratórios do município. |
id |
SANT_6686dcb9413032ea26b6b5cc8ee6e5fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/196 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:07090765849http://lattes.cnpq.br/4561982821271774CPF:16290772830http://lattes.cnpq.br/9616695443351277Chagas, Tereza Cristina Shimizu2015-02-04T21:22:40Z2012-05-182009-04-23CHAGAS, Tereza Cristina Shimizu. A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.https://tede.unisantos.br/handle/tede/196A partir do ano de 2004, as escolas de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Santos integraram à matriz curricular a disciplina de informática. Para ministrar esta disciplina foram selecionados professores de informática educativa (POIE´s), para orientar professores na utilização de software educacional para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem nos laboratórios de informática. A pesquisa investigou as percepções dos professores orientadores de informática educativa que participaram do projeto, no período de 2004 a 2007 sobre os projetos de aprendizagem para alunos de ensino fundamental. O referencial teórico fundamentou-se nos conceitos de Sancho, Valente, Hernández, entre outros pesquisadores que discutiram a informática na educação e as tecnologias no processo de aprendizagem. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com um estudo exploratório realizado por meio de observações das aulas no laboratório de informática, em escolas da rede municipal de Santos. Como procedimento metodológico, além da observação, foi aplicado um questionário aos professores que participaram da formação. A partir dos dados obtidos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores orientadores de informática educativa, com vistas a analisar as percepções desses professores sobre processos formativos com desenvolvimento de projetos de aprendizagem. Os resultados da pesquisa mostraram a importância da disciplina de informática no processo de aprendizagem dos alunos e os professores declararam ser favoráveis à continuidade do desenvolvimento de projetos de aprendizagem nos laboratórios do município.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoprojetos de aprendizageminformática educativaensino fundamentalprocesso de ensino e aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTEXTTereza.pdf.txtTereza.pdf.txtExtracted texttext/plain188745https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/196/2/Tereza.pdf.txt706e6b30f4f5f276cb67e9a3d307bb9dMD52ORIGINALTereza.pdfapplication/pdf567959https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/196/1/Tereza.pdfcb88e8bfcb95d77dc135d508b565de46MD51THUMBNAILTereza.pdf.jpgTereza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1365https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/196/3/Tereza.pdf.jpgc233c3a143d42933ad01dd290908217bMD53tede/1962021-10-04 18:23:53.0oai:tede.unisantos.br:tede/196Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:23:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores |
title |
A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores |
spellingShingle |
A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores Chagas, Tereza Cristina Shimizu projetos de aprendizagem informática educativa ensino fundamental processo de ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores |
title_full |
A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores |
title_fullStr |
A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores |
title_full_unstemmed |
A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores |
title_sort |
A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores |
author |
Chagas, Tereza Cristina Shimizu |
author_facet |
Chagas, Tereza Cristina Shimizu |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:07090765849 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4561982821271774 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:16290772830 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9616695443351277 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Tereza Cristina Shimizu |
contributor_str_mv |
Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
projetos de aprendizagem informática educativa ensino fundamental processo de ensino e aprendizagem |
topic |
projetos de aprendizagem informática educativa ensino fundamental processo de ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A partir do ano de 2004, as escolas de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Santos integraram à matriz curricular a disciplina de informática. Para ministrar esta disciplina foram selecionados professores de informática educativa (POIE´s), para orientar professores na utilização de software educacional para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem nos laboratórios de informática. A pesquisa investigou as percepções dos professores orientadores de informática educativa que participaram do projeto, no período de 2004 a 2007 sobre os projetos de aprendizagem para alunos de ensino fundamental. O referencial teórico fundamentou-se nos conceitos de Sancho, Valente, Hernández, entre outros pesquisadores que discutiram a informática na educação e as tecnologias no processo de aprendizagem. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com um estudo exploratório realizado por meio de observações das aulas no laboratório de informática, em escolas da rede municipal de Santos. Como procedimento metodológico, além da observação, foi aplicado um questionário aos professores que participaram da formação. A partir dos dados obtidos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores orientadores de informática educativa, com vistas a analisar as percepções desses professores sobre processos formativos com desenvolvimento de projetos de aprendizagem. Os resultados da pesquisa mostraram a importância da disciplina de informática no processo de aprendizagem dos alunos e os professores declararam ser favoráveis à continuidade do desenvolvimento de projetos de aprendizagem nos laboratórios do município. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-04-23 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-05-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CHAGAS, Tereza Cristina Shimizu. A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/196 |
identifier_str_mv |
CHAGAS, Tereza Cristina Shimizu. A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/196/2/Tereza.pdf.txt https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/196/1/Tereza.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/196/3/Tereza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
706e6b30f4f5f276cb67e9a3d307bb9d cb88e8bfcb95d77dc135d508b565de46 c233c3a143d42933ad01dd290908217b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1822240256619970560 |