A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Tereza Cristina Shimizu
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/196
Resumo: A partir do ano de 2004, as escolas de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Santos integraram à matriz curricular a disciplina de informática. Para ministrar esta disciplina foram selecionados professores de informática educativa (POIE´s), para orientar professores na utilização de software educacional para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem nos laboratórios de informática. A pesquisa investigou as percepções dos professores orientadores de informática educativa que participaram do projeto, no período de 2004 a 2007 sobre os projetos de aprendizagem para alunos de ensino fundamental. O referencial teórico fundamentou-se nos conceitos de Sancho, Valente, Hernández, entre outros pesquisadores que discutiram a informática na educação e as tecnologias no processo de aprendizagem. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com um estudo exploratório realizado por meio de observações das aulas no laboratório de informática, em escolas da rede municipal de Santos. Como procedimento metodológico, além da observação, foi aplicado um questionário aos professores que participaram da formação. A partir dos dados obtidos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores orientadores de informática educativa, com vistas a analisar as percepções desses professores sobre processos formativos com desenvolvimento de projetos de aprendizagem. Os resultados da pesquisa mostraram a importância da disciplina de informática no processo de aprendizagem dos alunos e os professores declararam ser favoráveis à continuidade do desenvolvimento de projetos de aprendizagem nos laboratórios do município.
id SANT_6686dcb9413032ea26b6b5cc8ee6e5fb
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/196
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:07090765849http://lattes.cnpq.br/4561982821271774CPF:16290772830http://lattes.cnpq.br/9616695443351277Chagas, Tereza Cristina Shimizu2015-02-04T21:22:40Z2012-05-182009-04-23CHAGAS, Tereza Cristina Shimizu. A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.https://tede.unisantos.br/handle/tede/196A partir do ano de 2004, as escolas de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Santos integraram à matriz curricular a disciplina de informática. Para ministrar esta disciplina foram selecionados professores de informática educativa (POIE´s), para orientar professores na utilização de software educacional para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem nos laboratórios de informática. A pesquisa investigou as percepções dos professores orientadores de informática educativa que participaram do projeto, no período de 2004 a 2007 sobre os projetos de aprendizagem para alunos de ensino fundamental. O referencial teórico fundamentou-se nos conceitos de Sancho, Valente, Hernández, entre outros pesquisadores que discutiram a informática na educação e as tecnologias no processo de aprendizagem. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com um estudo exploratório realizado por meio de observações das aulas no laboratório de informática, em escolas da rede municipal de Santos. Como procedimento metodológico, além da observação, foi aplicado um questionário aos professores que participaram da formação. A partir dos dados obtidos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores orientadores de informática educativa, com vistas a analisar as percepções desses professores sobre processos formativos com desenvolvimento de projetos de aprendizagem. Os resultados da pesquisa mostraram a importância da disciplina de informática no processo de aprendizagem dos alunos e os professores declararam ser favoráveis à continuidade do desenvolvimento de projetos de aprendizagem nos laboratórios do município.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoprojetos de aprendizageminformática educativaensino fundamentalprocesso de ensino e aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTEXTTereza.pdf.txtTereza.pdf.txtExtracted texttext/plain188745https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/196/2/Tereza.pdf.txt706e6b30f4f5f276cb67e9a3d307bb9dMD52ORIGINALTereza.pdfapplication/pdf567959https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/196/1/Tereza.pdfcb88e8bfcb95d77dc135d508b565de46MD51THUMBNAILTereza.pdf.jpgTereza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1365https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/196/3/Tereza.pdf.jpgc233c3a143d42933ad01dd290908217bMD53tede/1962021-10-04 18:23:53.0oai:tede.unisantos.br:tede/196Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:23:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores
title A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores
spellingShingle A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores
Chagas, Tereza Cristina Shimizu
projetos de aprendizagem
informática educativa
ensino fundamental
processo de ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores
title_full A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores
title_fullStr A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores
title_full_unstemmed A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores
title_sort A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores
author Chagas, Tereza Cristina Shimizu
author_facet Chagas, Tereza Cristina Shimizu
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gilberto, Irene Jeanete Lemos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:07090765849
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4561982821271774
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:16290772830
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9616695443351277
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Tereza Cristina Shimizu
contributor_str_mv Gilberto, Irene Jeanete Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv projetos de aprendizagem
informática educativa
ensino fundamental
processo de ensino e aprendizagem
topic projetos de aprendizagem
informática educativa
ensino fundamental
processo de ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A partir do ano de 2004, as escolas de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Santos integraram à matriz curricular a disciplina de informática. Para ministrar esta disciplina foram selecionados professores de informática educativa (POIE´s), para orientar professores na utilização de software educacional para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem nos laboratórios de informática. A pesquisa investigou as percepções dos professores orientadores de informática educativa que participaram do projeto, no período de 2004 a 2007 sobre os projetos de aprendizagem para alunos de ensino fundamental. O referencial teórico fundamentou-se nos conceitos de Sancho, Valente, Hernández, entre outros pesquisadores que discutiram a informática na educação e as tecnologias no processo de aprendizagem. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com um estudo exploratório realizado por meio de observações das aulas no laboratório de informática, em escolas da rede municipal de Santos. Como procedimento metodológico, além da observação, foi aplicado um questionário aos professores que participaram da formação. A partir dos dados obtidos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores orientadores de informática educativa, com vistas a analisar as percepções desses professores sobre processos formativos com desenvolvimento de projetos de aprendizagem. Os resultados da pesquisa mostraram a importância da disciplina de informática no processo de aprendizagem dos alunos e os professores declararam ser favoráveis à continuidade do desenvolvimento de projetos de aprendizagem nos laboratórios do município.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-23
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHAGAS, Tereza Cristina Shimizu. A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/196
identifier_str_mv CHAGAS, Tereza Cristina Shimizu. A informática no ensino fundamental para desenvolvimento de projetos : o que pensam os professores orientadores. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/196/2/Tereza.pdf.txt
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/196/1/Tereza.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/196/3/Tereza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 706e6b30f4f5f276cb67e9a3d307bb9d
cb88e8bfcb95d77dc135d508b565de46
c233c3a143d42933ad01dd290908217b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1822240256619970560