Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/529 |
Resumo: | O presente trabalho tem como temática central os desejos e prática de consumo de jeans de marca. O mesmo é resultante de um survey realizado com homens e mulheres de 25 a 49 anos, com renda igual ou superior a 10 salários mínimos, residentes na cidade de Santos, SP sede metropolitana da Região da Baixada Santista. O percurso metodológico e conceitual foi construído a partir das informações já disponibilizadas em livros e artigos acadêmicos, através da contribuição de autores como Engel, Blackwell, Miniard, Solomon, entre outros, além de abordagem de aspectos teóricos e históricos sobre a Moda, sobre jeans e também sobre o segmento do luxo. Para complementar o trabalho foi realizado um survey para entender como se dá este tipo de consumo na cidade de Santos e elucidar aspectos relacionados ao consumo, a partir da experiência do grupo pesquisado, como o consumidor escolhe e compra seu jeans, quais são as influências, os atributos mais relevantes e suas preferências. A escolha pelo produto jeans de marca tem relação à oportunidade e pertinência do mesmo, por ser um produto commodity que, em sua fabricação, diferencia-se principalmente pelas inúmeras marcas presentes no mercado. Claro que existem diversos processos de lavagens, cortes e tinturas, mas com os avanços tecnológicos e concorrência tão acirrada que temos atualmente, uma técnica, um processo aplicado hoje, além de poder ser copiado com mais facilidade, pode ser superado amanhã. Uma marca é mais difícil de ser copiada, pois uma marca tem história, valor simbólico assimilado pelo consumidor. |
id |
SANT_7840f4d9383173756003c7994347f7c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/529 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Vidal, Soraia Maria do Socorro CarlosCPF:02225319839http://lattes.cnpq.br/6734532008785730CPF:25928332858http://lattes.cnpq.br/8943990800831084Orsatti, Paula2015-02-04T21:39:34Z2007-06-182007-01-31ORSATTI, Paula. Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/529O presente trabalho tem como temática central os desejos e prática de consumo de jeans de marca. O mesmo é resultante de um survey realizado com homens e mulheres de 25 a 49 anos, com renda igual ou superior a 10 salários mínimos, residentes na cidade de Santos, SP sede metropolitana da Região da Baixada Santista. O percurso metodológico e conceitual foi construído a partir das informações já disponibilizadas em livros e artigos acadêmicos, através da contribuição de autores como Engel, Blackwell, Miniard, Solomon, entre outros, além de abordagem de aspectos teóricos e históricos sobre a Moda, sobre jeans e também sobre o segmento do luxo. Para complementar o trabalho foi realizado um survey para entender como se dá este tipo de consumo na cidade de Santos e elucidar aspectos relacionados ao consumo, a partir da experiência do grupo pesquisado, como o consumidor escolhe e compra seu jeans, quais são as influências, os atributos mais relevantes e suas preferências. A escolha pelo produto jeans de marca tem relação à oportunidade e pertinência do mesmo, por ser um produto commodity que, em sua fabricação, diferencia-se principalmente pelas inúmeras marcas presentes no mercado. Claro que existem diversos processos de lavagens, cortes e tinturas, mas com os avanços tecnológicos e concorrência tão acirrada que temos atualmente, uma técnica, um processo aplicado hoje, além de poder ser copiado com mais facilidade, pode ser superado amanhã. Uma marca é mais difícil de ser copiada, pois uma marca tem história, valor simbólico assimilado pelo consumidor.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em Gestão de NegóciosCatólica de SantosBROrganização e gestãomarcaconsumo de jeans de marcaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMarca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALPaula Orsatti.pdfapplication/pdf746157https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/529/1/Paula%20Orsatti.pdf4d197ac1919f18a4d26d2652881322b4MD51TEXTPaula Orsatti.pdf.txtPaula Orsatti.pdf.txtExtracted texttext/plain206700https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/529/2/Paula%20Orsatti.pdf.txtf73993f91a8da22ed4aac829967b34c0MD52THUMBNAILPaula Orsatti.pdf.jpgPaula Orsatti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1092https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/529/3/Paula%20Orsatti.pdf.jpgb0c5fe9e947c0843b4aba783fe45001eMD53tede/5292021-10-04 18:21:36.0oai:tede.unisantos.br:tede/529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:21:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor |
title |
Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor |
spellingShingle |
Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor Orsatti, Paula marca consumo de jeans de marca CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor |
title_full |
Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor |
title_fullStr |
Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor |
title_full_unstemmed |
Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor |
title_sort |
Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor |
author |
Orsatti, Paula |
author_facet |
Orsatti, Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vidal, Soraia Maria do Socorro Carlos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:02225319839 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6734532008785730 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:25928332858 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8943990800831084 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orsatti, Paula |
contributor_str_mv |
Vidal, Soraia Maria do Socorro Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marca consumo de jeans de marca |
topic |
marca consumo de jeans de marca CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
O presente trabalho tem como temática central os desejos e prática de consumo de jeans de marca. O mesmo é resultante de um survey realizado com homens e mulheres de 25 a 49 anos, com renda igual ou superior a 10 salários mínimos, residentes na cidade de Santos, SP sede metropolitana da Região da Baixada Santista. O percurso metodológico e conceitual foi construído a partir das informações já disponibilizadas em livros e artigos acadêmicos, através da contribuição de autores como Engel, Blackwell, Miniard, Solomon, entre outros, além de abordagem de aspectos teóricos e históricos sobre a Moda, sobre jeans e também sobre o segmento do luxo. Para complementar o trabalho foi realizado um survey para entender como se dá este tipo de consumo na cidade de Santos e elucidar aspectos relacionados ao consumo, a partir da experiência do grupo pesquisado, como o consumidor escolhe e compra seu jeans, quais são as influências, os atributos mais relevantes e suas preferências. A escolha pelo produto jeans de marca tem relação à oportunidade e pertinência do mesmo, por ser um produto commodity que, em sua fabricação, diferencia-se principalmente pelas inúmeras marcas presentes no mercado. Claro que existem diversos processos de lavagens, cortes e tinturas, mas com os avanços tecnológicos e concorrência tão acirrada que temos atualmente, uma técnica, um processo aplicado hoje, além de poder ser copiado com mais facilidade, pode ser superado amanhã. Uma marca é mais difícil de ser copiada, pois uma marca tem história, valor simbólico assimilado pelo consumidor. |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-06-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:39:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ORSATTI, Paula. Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/529 |
identifier_str_mv |
ORSATTI, Paula. Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Gestão de Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Organização e gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/529/1/Paula%20Orsatti.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/529/2/Paula%20Orsatti.pdf.txt https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/529/3/Paula%20Orsatti.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d197ac1919f18a4d26d2652881322b4 f73993f91a8da22ed4aac829967b34c0 b0c5fe9e947c0843b4aba783fe45001e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1822240254129602560 |