Branding em ambiente digital ; o reposicionamento da marca na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Audrey Marques
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/448
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id SANT_9e85271e3c1c81c4c75000c4adc93106
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/448
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Serralvo, Francisco AntonioCPF:510908738http://lattes.cnpq.br/2999474609778308CPF:10197491804http://lattes.cnpq.br/2284769633023452Duarte, Audrey Marques2015-02-04T21:38:39Z2008-10-102008-05-15DUARTE, Audrey Marques. Branding em ambiente digital ; o reposicionamento da marca na internet. 2008. 128 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.https://tede.unisantos.br/handle/tede/448Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA Internet tem sido cenário de estratégias empresariais onde delineiam-se oportunidades para que marcas atuem em um novo ambiente. Utilizada como um forte canal de relacionamento entre organizações e consumidores, a Internet demonstra notável avanço não somente em termos de audiência, mas também na presença de variados segmentos de organizações que acreditam ter ali uma chance de manter ou ampliar seus mercados. O branding (gestão de marcas) apresenta-se como uma ferramenta potencial para auxiliá-las neste sentido. Porém, no Brasil especificamente, ao analisarmos o reposicionamento das marcas para o ambiente da Internet não encontramos comprovação sobre quais elementos lhes garantem sustentabilidade. Seriam os mesmos que garantem a sustentabilidade das marcas off-line (aquelas fora da Internet)? Com esta incerteza, a expressão correta do reposicionamento de marcas não pode ocorrer e, por conseqüência, o branding não pode ser exercido plenamente, o que põe em risco a boa execução dos planejamentos estratégicos das organizações. Este trabalho busca esclarecer a questão do reposicionamento das marcas para a Internet identificando os elementos geradores de sustentabilidade das mesmas e permitindo ao branding sua plena execução. Nosso estudo inicia-se a partir de um levantamento bibliográfico seguido de estudo exploratório na Internet sobre os assuntos que cercam o tema, em especial a virtualização das organizações, o branding, o reposicionamento e a presença das marcas na Internet. Realizamos também um estudo de campo com entrevistas qualificadas junto a especialistas e consumidores, identificando suas percepções sobre o relacionamento entre organizações, marcas, Internet e consumidores. A partir da experiência e conhecimento dos entrevistados foram reveladas informações importantes para que fossem esclarecidos os principais aspectos do tema desta pesquisa. Encerramos nosso trabalho com maior e mais aprofundado conhecimento sobre o branding e o reposicionamento de marcas para a Internet. Complementamos com a apresentação dos elementos que as sustentam neste ambiente, os quais são exatamente os mesmos que sustentam as marcas off-line, porém de forma adaptada. Ainda, apresentamos observações relevantes sobre o ambiente da Internet para as marcas. Acreditamos que estes resultados são revelações que em muito podem contribuir para a análise e desenvolvimento de estratégias empresariais e com isso auxiliar na evolução da Internet em nosso país. Contudo, sendo nossa pesquisa qualitativa, os resultados não podem ser adotados de maneira conclusiva, mas sim como início de estudos futuros mais aprofundados.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em Gestão de NegóciosCatólica de SantosBROrganização e gestãomarcagestão de marcasInternetreposicionamento de marcas.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOBranding em ambiente digital ; o reposicionamento da marca na internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALAudrey Marques Duarte.pdfapplication/pdf1390189https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/448/1/Audrey%20Marques%20Duarte.pdfe5e991326a3f994ed705843fefbd9a93MD51TEXTAudrey Marques Duarte.pdf.txtAudrey Marques Duarte.pdf.txtExtracted texttext/plain228782https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/448/2/Audrey%20Marques%20Duarte.pdf.txt829f1483fcebbf5307a0246b7105c58aMD52THUMBNAILAudrey Marques Duarte.pdf.jpgAudrey Marques Duarte.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/448/3/Audrey%20Marques%20Duarte.pdf.jpg6d0eda8e0365654d200ed3611db4f21cMD53tede/4482021-10-04 18:26:48.0oai:tede.unisantos.br:tede/448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:26:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Branding em ambiente digital ; o reposicionamento da marca na internet
title Branding em ambiente digital ; o reposicionamento da marca na internet
spellingShingle Branding em ambiente digital ; o reposicionamento da marca na internet
Duarte, Audrey Marques
marca
gestão de marcas
Internet
reposicionamento de marcas.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Branding em ambiente digital ; o reposicionamento da marca na internet
title_full Branding em ambiente digital ; o reposicionamento da marca na internet
title_fullStr Branding em ambiente digital ; o reposicionamento da marca na internet
title_full_unstemmed Branding em ambiente digital ; o reposicionamento da marca na internet
title_sort Branding em ambiente digital ; o reposicionamento da marca na internet
author Duarte, Audrey Marques
author_facet Duarte, Audrey Marques
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Serralvo, Francisco Antonio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:510908738
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2999474609778308
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:10197491804
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2284769633023452
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Audrey Marques
contributor_str_mv Serralvo, Francisco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv marca
gestão de marcas
Internet
reposicionamento de marcas.
topic marca
gestão de marcas
Internet
reposicionamento de marcas.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-10-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:38:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUARTE, Audrey Marques. Branding em ambiente digital ; o reposicionamento da marca na internet. 2008. 128 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/448
identifier_str_mv DUARTE, Audrey Marques. Branding em ambiente digital ; o reposicionamento da marca na internet. 2008. 128 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Gestão de Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Organização e gestão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/448/1/Audrey%20Marques%20Duarte.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/448/2/Audrey%20Marques%20Duarte.pdf.txt
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/448/3/Audrey%20Marques%20Duarte.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e5e991326a3f994ed705843fefbd9a93
829f1483fcebbf5307a0246b7105c58a
6d0eda8e0365654d200ed3611db4f21c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046584770691072