A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/451 |
Resumo: | Utilizando-se de diferentes práticas e focando o modelo da universidade como metáfora, cujo principal objetivo é o de desenvolver as competências empresarias e humanas consideradas críticas para o negócio, as empresas criaram um novo espaço para a realização de programas de educação continuada. Esse novo modelo de desenvolvimento de pessoas, denominado educação corporativa, tratado por algumas empresas como Universidade Corporativa, atua de forma complementar ao trabalho realizado pelas instituições de Ensino Superior, atribuindo um caráter estratégico aos antigos departamentos de treinamento e desenvolvimento das organizações. Este estudo tem como objetivo entender o conceito de educação corporativa adotado por empresas em atividade no Brasil, suas implicações para a aquisição de vantagem competitiva, bem como sua relação com os propósitos da educação contemporânea quanto à formação de seres criativos e reflexivos, capazes de construírem o futuro que desejam e interferirem na realidade em que vivem: contribuições e limitações do modelo. Por meio da realização de estudo de casos múltiplos, conjugado à visão de instituições de ensino que atuam como parceiras das empresas na realização de programas de desenvolvimento corporativo, verificou-se que a educação corporativa é uma forte aliada das organizações no processo de desenvolvimento das competências críticas para o negócio, que são a base para a aquisição de vantagem competitiva. A pesquisa identifica, também, alguns fatores limitadores na ação da educação corporativa, que ao focar nos programas de desenvolvimento o dia-a-dia das empresas, em sintonia com o modo de ser e de fazer das organizações proporcionam ao processo educativo uma abordagem reducionista, de caráter doutrinário, em detrimento de uma abordagem sistêmica, ampla e complexa do conhecimento. |
id |
SANT_b1e54d274a2409dc0b6091eff9a50d34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/451 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Aguiar, Maria Aparecida Ferreira deCPF:02715422768http://lattes.cnpq.br/5510163393782490CPF:32247630863http://lattes.cnpq.br/4442020072958603Silva, Carlos Augusto Costa da2015-02-04T21:38:40Z2006-10-042005-11-04SILVA, Carlos Augusto Costa da. A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2005.https://tede.unisantos.br/handle/tede/451Utilizando-se de diferentes práticas e focando o modelo da universidade como metáfora, cujo principal objetivo é o de desenvolver as competências empresarias e humanas consideradas críticas para o negócio, as empresas criaram um novo espaço para a realização de programas de educação continuada. Esse novo modelo de desenvolvimento de pessoas, denominado educação corporativa, tratado por algumas empresas como Universidade Corporativa, atua de forma complementar ao trabalho realizado pelas instituições de Ensino Superior, atribuindo um caráter estratégico aos antigos departamentos de treinamento e desenvolvimento das organizações. Este estudo tem como objetivo entender o conceito de educação corporativa adotado por empresas em atividade no Brasil, suas implicações para a aquisição de vantagem competitiva, bem como sua relação com os propósitos da educação contemporânea quanto à formação de seres criativos e reflexivos, capazes de construírem o futuro que desejam e interferirem na realidade em que vivem: contribuições e limitações do modelo. Por meio da realização de estudo de casos múltiplos, conjugado à visão de instituições de ensino que atuam como parceiras das empresas na realização de programas de desenvolvimento corporativo, verificou-se que a educação corporativa é uma forte aliada das organizações no processo de desenvolvimento das competências críticas para o negócio, que são a base para a aquisição de vantagem competitiva. A pesquisa identifica, também, alguns fatores limitadores na ação da educação corporativa, que ao focar nos programas de desenvolvimento o dia-a-dia das empresas, em sintonia com o modo de ser e de fazer das organizações proporcionam ao processo educativo uma abordagem reducionista, de caráter doutrinário, em detrimento de uma abordagem sistêmica, ampla e complexa do conhecimento.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em Gestão de NegóciosCatólica de SantosBROrganização e gestãoeducação corporativaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALeducacao corporativa.pdfapplication/pdf683413https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/451/1/educacao%20corporativa.pdf3aa19bb55510ffda7759f0cec0b83a22MD51THUMBNAILeducacao corporativa.pdf.jpgeducacao corporativa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1347https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/451/3/educacao%20corporativa.pdf.jpg58f73a8bcc53ad1e2fe00257f7de22c3MD53TEXTeducacao corporativa.pdf.txteducacao corporativa.pdf.txtExtracted texttext/plain209407https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/451/2/educacao%20corporativa.pdf.txt17dd0c341ac3e8578fc76d1e7a4da3d3MD52tede/4512021-10-04 18:32:59.0oai:tede.unisantos.br:tede/451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:32:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações |
title |
A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações |
spellingShingle |
A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações Silva, Carlos Augusto Costa da educação corporativa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações |
title_full |
A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações |
title_fullStr |
A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações |
title_full_unstemmed |
A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações |
title_sort |
A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações |
author |
Silva, Carlos Augusto Costa da |
author_facet |
Silva, Carlos Augusto Costa da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aguiar, Maria Aparecida Ferreira de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:02715422768 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5510163393782490 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:32247630863 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4442020072958603 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos Augusto Costa da |
contributor_str_mv |
Aguiar, Maria Aparecida Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação corporativa |
topic |
educação corporativa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Utilizando-se de diferentes práticas e focando o modelo da universidade como metáfora, cujo principal objetivo é o de desenvolver as competências empresarias e humanas consideradas críticas para o negócio, as empresas criaram um novo espaço para a realização de programas de educação continuada. Esse novo modelo de desenvolvimento de pessoas, denominado educação corporativa, tratado por algumas empresas como Universidade Corporativa, atua de forma complementar ao trabalho realizado pelas instituições de Ensino Superior, atribuindo um caráter estratégico aos antigos departamentos de treinamento e desenvolvimento das organizações. Este estudo tem como objetivo entender o conceito de educação corporativa adotado por empresas em atividade no Brasil, suas implicações para a aquisição de vantagem competitiva, bem como sua relação com os propósitos da educação contemporânea quanto à formação de seres criativos e reflexivos, capazes de construírem o futuro que desejam e interferirem na realidade em que vivem: contribuições e limitações do modelo. Por meio da realização de estudo de casos múltiplos, conjugado à visão de instituições de ensino que atuam como parceiras das empresas na realização de programas de desenvolvimento corporativo, verificou-se que a educação corporativa é uma forte aliada das organizações no processo de desenvolvimento das competências críticas para o negócio, que são a base para a aquisição de vantagem competitiva. A pesquisa identifica, também, alguns fatores limitadores na ação da educação corporativa, que ao focar nos programas de desenvolvimento o dia-a-dia das empresas, em sintonia com o modo de ser e de fazer das organizações proporcionam ao processo educativo uma abordagem reducionista, de caráter doutrinário, em detrimento de uma abordagem sistêmica, ampla e complexa do conhecimento. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-11-04 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2006-10-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:38:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Carlos Augusto Costa da. A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/451 |
identifier_str_mv |
SILVA, Carlos Augusto Costa da. A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2005. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Gestão de Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Organização e gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/451/1/educacao%20corporativa.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/451/3/educacao%20corporativa.pdf.jpg https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/451/2/educacao%20corporativa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3aa19bb55510ffda7759f0cec0b83a22 58f73a8bcc53ad1e2fe00257f7de22c3 17dd0c341ac3e8578fc76d1e7a4da3d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1801046584778031104 |