Educação e formação profissional dos trabalhadores portuários avulsos de Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Jairo Barbosa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/181
Resumo: A presente dissertação trata do ensino profissional no Porto de Santos, inicialmente criado e mantido por fundo específico da Marinha do Brasil, e sua transformação com a criação da Autoridade Portuária a partir da Lei de Modernização dos Portos, Lei 8630/93. Justifica este estudo a necessidade de avaliar a formação educacional dos trabalhadores portuários avulsos do Porto de Santos de maneira ampla, abrangendo a formação diversificada e continuada que compõe essa fatia da sociedade e sua inserção na realidade educacional. Destaca como objetivos a formação e atualização profissional dos alunos, futuros trabalhadores portuários avulsos e esclarecer a real demanda e os efetivos impactos culturais correlacionados com a atividade portuária. Como referências teóricas destaca ENGUITA (1989) que enfatiza como a escola contribuiu para a formação da mão de obra de massa para o sistema capitalista em ascensão; LIMA (2003) que aponta como a Administração Pública avança fórmulas para a construção de escolas eficazes, devolvendo responsabilidades e encargos sob a defesa de uma gestão centrada na escola e de uma autonomia meramente instrumental, bem como em SEVERINO (2006) que discute os limites da educação escolar na cidade de Santos, no contexto da modernização portuária que incide nas formas educacionais. A metodologia procede de análise documental e pesquisa qualitativa, com entrevistas de sujeitos envolvidos na formação cidadã do trabalho portuário avulso. Os resultados parciais de entrevistas já realizadas apontam para a grande preocupação dos educadores com a formação dos jovens e também da escola, impactados pela legislação atual.
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