Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/169 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
SANT_de6106666ea6dc51292f0bba4a44bae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/169 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Abdalla, Maria de Fátima BarbosaCPF:67205089891http://lattes.cnpq.br/7099315868609771CPF:70886857791http://lattes.cnpq.br/7588442379887080Andrade, Sandra Mara Santos de2015-02-04T21:22:31Z2010-05-192010-02-25ANDRADE, Sandra Mara Santos de. Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.https://tede.unisantos.br/handle/tede/169Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente trabalho busca compreender as representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores. A questão que orientou a pesquisa foi: o que é um bom professor nas percepções/representações dos estudantes dos cursos de licenciaturas? Com essa perspectiva, este estudo tem como objetivo central compreender o que é ser um bom professor nas percepções/representações desses estudantes. A fundamentação teóricometodológica baseia-se: em Moscovici (1978, 2005) e Jodelet (2001, 2005a; 2005b), no que diz respeito à compreensão de alguns aspectos da Teoria das Representações Sociais (TRS) para entender as representações sociais dos estudantes; em Cunha (1998, 2001, 2006a, 2006b), no que se refere ao conceito do bom professor ; em Mizukami (2002a; 2002b), Lüdke e Boing (2004), Roldão (2005), Tardif e Lessard (2005), Abdalla (2006, 2008), Tardif (2007a; 2007b), entre outros, no que diz respeito às questões em torno do trabalho e da profissão docente. A pesquisa tem caráter qualitativo e acompanha dois grupos de sujeitos: os estudantes que estão concluindo seus cursos de licenciaturas e os docentes indicados por eles. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a aplicação de questionário para cinqüenta e oito estudantes dos cursos de Pedagogia e Letras e entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes e seus professores. O questionário identificou quatro bons professores, elencando quais seriam os indicadores de um bom professor. As entrevistas semi-estruturadas, realizadas com quatro estudantes e quatro professores, aprofundaram a compreensão dos indicadores já apontados. Os resultados da pesquisa desenvolvida anunciaram uma categoria de análise que é o bom professor nas percepções/representações dos estudantes, abordando três dimensões: a afetiva, a cognitiva e a profissional. A dimensão afetiva valorizou as representações sociais dos estudantes relacionadas ao amor/dedicação à profissão e ao respeito aos estudantes. A dimensão cognitiva destacou a importância do trabalho do professor com o conhecimento, enfatizando, também, algumas questões de didática para o enfrentamento das situações pedagógicas postas pelo cotidiano da sala de aula. E a dimensão profissional enfatizou a finalidade do profissional professor frente ao compromisso com a formação de futuros profissionais de bons professores. Enfim, embora os estudantes reconheçam as fragilidades que atravessam a profissão docente, ainda revelam uma imagem positiva do bom professor caracterizada, em especial, pelas dimensões afetiva, cognitiva e profissional já mencionadas.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãorepresentações sociaisbons professoresestudantes das licenciaturas.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORepresentações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALSandra Mara de Andrade.pdfapplication/pdf1082014https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/169/1/Sandra%20Mara%20de%20Andrade.pdfb2bece0d1ae6797d1e396908f044241dMD51THUMBNAILSandra Mara de Andrade.pdf.jpgSandra Mara de Andrade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1315https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/169/3/Sandra%20Mara%20de%20Andrade.pdf.jpg1419bc231522d4f91f926b67bdc9edefMD53TEXTSandra Mara de Andrade.pdf.txtSandra Mara de Andrade.pdf.txtExtracted texttext/plain223387https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/169/2/Sandra%20Mara%20de%20Andrade.pdf.txt4bf4d81bc5832a71da725162df954f80MD52tede/1692021-10-04 18:34:20.0oai:tede.unisantos.br:tede/169Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:34:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores |
title |
Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores |
spellingShingle |
Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores Andrade, Sandra Mara Santos de representações sociais bons professores estudantes das licenciaturas. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores |
title_full |
Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores |
title_fullStr |
Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores |
title_full_unstemmed |
Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores |
title_sort |
Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores |
author |
Andrade, Sandra Mara Santos de |
author_facet |
Andrade, Sandra Mara Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:67205089891 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7099315868609771 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:70886857791 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7588442379887080 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Sandra Mara Santos de |
contributor_str_mv |
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representações sociais bons professores estudantes das licenciaturas. |
topic |
representações sociais bons professores estudantes das licenciaturas. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-05-19 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANDRADE, Sandra Mara Santos de. Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/169 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Sandra Mara Santos de. Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/169/1/Sandra%20Mara%20de%20Andrade.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/169/3/Sandra%20Mara%20de%20Andrade.pdf.jpg https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/169/2/Sandra%20Mara%20de%20Andrade.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2bece0d1ae6797d1e396908f044241d 1419bc231522d4f91f926b67bdc9edef 4bf4d81bc5832a71da725162df954f80 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1801046587593457664 |