Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Sandra Mara Santos de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/169
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id SANT_de6106666ea6dc51292f0bba4a44bae4
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/169
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Abdalla, Maria de Fátima BarbosaCPF:67205089891http://lattes.cnpq.br/7099315868609771CPF:70886857791http://lattes.cnpq.br/7588442379887080Andrade, Sandra Mara Santos de2015-02-04T21:22:31Z2010-05-192010-02-25ANDRADE, Sandra Mara Santos de. Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.https://tede.unisantos.br/handle/tede/169Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente trabalho busca compreender as representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores. A questão que orientou a pesquisa foi: o que é um bom professor nas percepções/representações dos estudantes dos cursos de licenciaturas? Com essa perspectiva, este estudo tem como objetivo central compreender o que é ser um bom professor nas percepções/representações desses estudantes. A fundamentação teóricometodológica baseia-se: em Moscovici (1978, 2005) e Jodelet (2001, 2005a; 2005b), no que diz respeito à compreensão de alguns aspectos da Teoria das Representações Sociais (TRS) para entender as representações sociais dos estudantes; em Cunha (1998, 2001, 2006a, 2006b), no que se refere ao conceito do bom professor ; em Mizukami (2002a; 2002b), Lüdke e Boing (2004), Roldão (2005), Tardif e Lessard (2005), Abdalla (2006, 2008), Tardif (2007a; 2007b), entre outros, no que diz respeito às questões em torno do trabalho e da profissão docente. A pesquisa tem caráter qualitativo e acompanha dois grupos de sujeitos: os estudantes que estão concluindo seus cursos de licenciaturas e os docentes indicados por eles. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a aplicação de questionário para cinqüenta e oito estudantes dos cursos de Pedagogia e Letras e entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes e seus professores. O questionário identificou quatro bons professores, elencando quais seriam os indicadores de um bom professor. As entrevistas semi-estruturadas, realizadas com quatro estudantes e quatro professores, aprofundaram a compreensão dos indicadores já apontados. Os resultados da pesquisa desenvolvida anunciaram uma categoria de análise que é o bom professor nas percepções/representações dos estudantes, abordando três dimensões: a afetiva, a cognitiva e a profissional. A dimensão afetiva valorizou as representações sociais dos estudantes relacionadas ao amor/dedicação à profissão e ao respeito aos estudantes. A dimensão cognitiva destacou a importância do trabalho do professor com o conhecimento, enfatizando, também, algumas questões de didática para o enfrentamento das situações pedagógicas postas pelo cotidiano da sala de aula. E a dimensão profissional enfatizou a finalidade do profissional professor frente ao compromisso com a formação de futuros profissionais de bons professores. Enfim, embora os estudantes reconheçam as fragilidades que atravessam a profissão docente, ainda revelam uma imagem positiva do bom professor caracterizada, em especial, pelas dimensões afetiva, cognitiva e profissional já mencionadas.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãorepresentações sociaisbons professoresestudantes das licenciaturas.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORepresentações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALSandra Mara de Andrade.pdfapplication/pdf1082014https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/169/1/Sandra%20Mara%20de%20Andrade.pdfb2bece0d1ae6797d1e396908f044241dMD51THUMBNAILSandra Mara de Andrade.pdf.jpgSandra Mara de Andrade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1315https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/169/3/Sandra%20Mara%20de%20Andrade.pdf.jpg1419bc231522d4f91f926b67bdc9edefMD53TEXTSandra Mara de Andrade.pdf.txtSandra Mara de Andrade.pdf.txtExtracted texttext/plain223387https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/169/2/Sandra%20Mara%20de%20Andrade.pdf.txt4bf4d81bc5832a71da725162df954f80MD52tede/1692021-10-04 18:34:20.0oai:tede.unisantos.br:tede/169Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:34:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores
title Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores
spellingShingle Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores
Andrade, Sandra Mara Santos de
representações sociais
bons professores
estudantes das licenciaturas.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores
title_full Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores
title_fullStr Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores
title_full_unstemmed Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores
title_sort Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores
author Andrade, Sandra Mara Santos de
author_facet Andrade, Sandra Mara Santos de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:67205089891
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7099315868609771
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:70886857791
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7588442379887080
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Sandra Mara Santos de
contributor_str_mv Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv representações sociais
bons professores
estudantes das licenciaturas.
topic representações sociais
bons professores
estudantes das licenciaturas.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-05-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Sandra Mara Santos de. Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/169
identifier_str_mv ANDRADE, Sandra Mara Santos de. Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/169/1/Sandra%20Mara%20de%20Andrade.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/169/3/Sandra%20Mara%20de%20Andrade.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/169/2/Sandra%20Mara%20de%20Andrade.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b2bece0d1ae6797d1e396908f044241d
1419bc231522d4f91f926b67bdc9edef
4bf4d81bc5832a71da725162df954f80
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046587593457664