Acolhimento e humanização na visão dos anestesiologistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Maria de Fátima Oliveira dos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fernandes,Maria das Graças Melo, Oliveira,Harison José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942012000200006
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O acolhimento é uma ferramenta que traz contribuições para a humanização do cuidado em saúde, especialmente no que diz respeito à prática do acolhimento no cenário da Anestesiologia. Objetivou-se no discurso dos anestesiologistas investigar a compreensão sobre o fenômeno do acolhimento entre estes profissionais. MÉTODOS: A pesquisa foi de natureza descritiva com abordagem qualitativa, realizada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), na cidade de João Pessoa-PB. A amostra foi composta por dezesseis médicos anestesiologistas, sendo 25% do sexo feminino e 75% masculino. Os dados foram coletados através de entrevista, norteada por duas questões semiestruturadas, de setembro a outubro de 2010. A análise dos dados foi por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). RESULTADOS: Como resultados, observou-se que os médicos anestesiologista em resposta à questão "O que você acha da prática do acolhimento como estratégia para humanizar a relação médico-paciente?" No DSC dos médicos observaram-se duas ideias centrais: uma abordagem holística do paciente, bem como uma estratégia que melhora a relação médico-paciente. Quando arguidos sobre as estratégias por eles adotadas para humanizar sua relação com o paciente no momento do acolhimento, suas narrativas organizaram-se a partir de três ideias centrais: observação dos direitos do paciente; comunicação terapêutica; e consulta pré-anestésica. Constata-se que os médicos envolvidos no estudo reconhecem o valor do acolhimento como estratégia para humanizar a relação médico paciente. CONCLUSÕES: O acolhimento ao paciente, no curso da anestesia, é muito importante, pois permite que o profissional produza escuta qualificada, aliada ao processo de cuidado humanizado, possibilitando melhora da interação entre o médico e o paciente.
id SBA-1_5a33368efa1a62ed06ca9eaac6e58006
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-70942012000200006
network_acronym_str SBA-1
network_name_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository_id_str
spelling Acolhimento e humanização na visão dos anestesiologistasANESTESIOLOGIA/QualidadeANESTESIOLOGISTAAVALIAÇÃO/Atendimento anestésicoJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O acolhimento é uma ferramenta que traz contribuições para a humanização do cuidado em saúde, especialmente no que diz respeito à prática do acolhimento no cenário da Anestesiologia. Objetivou-se no discurso dos anestesiologistas investigar a compreensão sobre o fenômeno do acolhimento entre estes profissionais. MÉTODOS: A pesquisa foi de natureza descritiva com abordagem qualitativa, realizada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), na cidade de João Pessoa-PB. A amostra foi composta por dezesseis médicos anestesiologistas, sendo 25% do sexo feminino e 75% masculino. Os dados foram coletados através de entrevista, norteada por duas questões semiestruturadas, de setembro a outubro de 2010. A análise dos dados foi por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). RESULTADOS: Como resultados, observou-se que os médicos anestesiologista em resposta à questão "O que você acha da prática do acolhimento como estratégia para humanizar a relação médico-paciente?" No DSC dos médicos observaram-se duas ideias centrais: uma abordagem holística do paciente, bem como uma estratégia que melhora a relação médico-paciente. Quando arguidos sobre as estratégias por eles adotadas para humanizar sua relação com o paciente no momento do acolhimento, suas narrativas organizaram-se a partir de três ideias centrais: observação dos direitos do paciente; comunicação terapêutica; e consulta pré-anestésica. Constata-se que os médicos envolvidos no estudo reconhecem o valor do acolhimento como estratégia para humanizar a relação médico paciente. CONCLUSÕES: O acolhimento ao paciente, no curso da anestesia, é muito importante, pois permite que o profissional produza escuta qualificada, aliada ao processo de cuidado humanizado, possibilitando melhora da interação entre o médico e o paciente.Sociedade Brasileira de Anestesiologia2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942012000200006Revista Brasileira de Anestesiologia v.62 n.2 2012reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)instacron:SBA10.1590/S0034-70942012000200006info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Maria de Fátima Oliveira dosFernandes,Maria das Graças MeloOliveira,Harison José depor2012-03-23T00:00:00Zoai:scielo:S0034-70942012000200006Revistahttps://www.sbahq.org/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sba2000@openlink.com.br1806-907X0034-7094opendoar:2012-03-23T00:00Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Acolhimento e humanização na visão dos anestesiologistas
title Acolhimento e humanização na visão dos anestesiologistas
spellingShingle Acolhimento e humanização na visão dos anestesiologistas
Santos,Maria de Fátima Oliveira dos
ANESTESIOLOGIA/Qualidade
ANESTESIOLOGISTA
AVALIAÇÃO/Atendimento anestésico
title_short Acolhimento e humanização na visão dos anestesiologistas
title_full Acolhimento e humanização na visão dos anestesiologistas
title_fullStr Acolhimento e humanização na visão dos anestesiologistas
title_full_unstemmed Acolhimento e humanização na visão dos anestesiologistas
title_sort Acolhimento e humanização na visão dos anestesiologistas
author Santos,Maria de Fátima Oliveira dos
author_facet Santos,Maria de Fátima Oliveira dos
Fernandes,Maria das Graças Melo
Oliveira,Harison José de
author_role author
author2 Fernandes,Maria das Graças Melo
Oliveira,Harison José de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Maria de Fátima Oliveira dos
Fernandes,Maria das Graças Melo
Oliveira,Harison José de
dc.subject.por.fl_str_mv ANESTESIOLOGIA/Qualidade
ANESTESIOLOGISTA
AVALIAÇÃO/Atendimento anestésico
topic ANESTESIOLOGIA/Qualidade
ANESTESIOLOGISTA
AVALIAÇÃO/Atendimento anestésico
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O acolhimento é uma ferramenta que traz contribuições para a humanização do cuidado em saúde, especialmente no que diz respeito à prática do acolhimento no cenário da Anestesiologia. Objetivou-se no discurso dos anestesiologistas investigar a compreensão sobre o fenômeno do acolhimento entre estes profissionais. MÉTODOS: A pesquisa foi de natureza descritiva com abordagem qualitativa, realizada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), na cidade de João Pessoa-PB. A amostra foi composta por dezesseis médicos anestesiologistas, sendo 25% do sexo feminino e 75% masculino. Os dados foram coletados através de entrevista, norteada por duas questões semiestruturadas, de setembro a outubro de 2010. A análise dos dados foi por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). RESULTADOS: Como resultados, observou-se que os médicos anestesiologista em resposta à questão "O que você acha da prática do acolhimento como estratégia para humanizar a relação médico-paciente?" No DSC dos médicos observaram-se duas ideias centrais: uma abordagem holística do paciente, bem como uma estratégia que melhora a relação médico-paciente. Quando arguidos sobre as estratégias por eles adotadas para humanizar sua relação com o paciente no momento do acolhimento, suas narrativas organizaram-se a partir de três ideias centrais: observação dos direitos do paciente; comunicação terapêutica; e consulta pré-anestésica. Constata-se que os médicos envolvidos no estudo reconhecem o valor do acolhimento como estratégia para humanizar a relação médico paciente. CONCLUSÕES: O acolhimento ao paciente, no curso da anestesia, é muito importante, pois permite que o profissional produza escuta qualificada, aliada ao processo de cuidado humanizado, possibilitando melhora da interação entre o médico e o paciente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942012000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942012000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-70942012000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia v.62 n.2 2012
reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron:SBA
instname_str Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron_str SBA
institution SBA
reponame_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
collection Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
repository.mail.fl_str_mv ||sba2000@openlink.com.br
_version_ 1752126627310993408