Tabagismo e efeito de dexmedetomidina e fentanil na intubação traqueal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gulsoy,Kemal
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Deren,Serpil, Baskan,Semih, Ornek,Dilsen, Dikmen,Bayazit
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942012000200002
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Comparar os efeitos de dexmedetomidina e fentanil sobre as alterações hemodinâmicas em fumantes crônicos do sexo masculino. MÉTODOS: Este é um estudo prospectivo, randômico e cego. Sessenta pacientes do sexo masculino, tabagistas crônicos, com idades entre 16 e 60 anos foram selecionados. Os pacientes foram alocados aleatoriamente em dois grupos: Grupo D (n = 30) recebeu 1 µg.kg-1 de dexmedetomidina e Grupo F (n = 30) recebeu 3 µg.kg-1 de fentanil em 150 mL de solução salina normal, com início 10 minutos antes da indução da anestesia. Antes da intubação, a frequência cardíaca e a pressão arterial dos pacientes foram medidas. Após a indução da anestesia para intubação endotraqueal, a frequência cardíaca e os valores da pressão arterial foram novamente medidos 1, 3 e 5 minutos após a intubação. RESULTADOS: A frequência cardíaca estava baixa no Grupo D antes da indução da anestesia, intubação e no primeiro e terceiro minutos pósintubação. A pressão arterial sistólica estava baixa no Grupo F antes da intubação. Embora a pressão arterial diastólica estivesse menor antes da indução da anestesia e aos 5 minutos após a intubação em ambos os grupos, ela já estava baixa no Grupo F antes mesmo da intubação. Enquanto a pressão arterial média estava baixa no Grupo D antes da indução anestésica, ela estava baixa no Grupo F antes da intubação. Os valores para o duplo produto (frequência cardíaca vezes pressão arterial sistólica) estavam baixos no Grupo D antes da indução e no 1º e 3º minutos após a intubação. CONCLUSÕES: A dexmedetomidina, aplicada em fumantes crônicos do sexo masculino via infusão a uma dose de 1 µg.kg-1 10 minutos antes de indução anestésica, controla melhor as elevações da frequência cardíaca e do duplo produto a 1 e 3 minutos após a intubação, comparado ao grupo que recebeu 3 µg.kg-1 de fentanil.
id SBA-1_777d4ba5b1f98ebf5306cba2a8d1705e
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-70942012000200002
network_acronym_str SBA-1
network_name_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository_id_str
spelling Tabagismo e efeito de dexmedetomidina e fentanil na intubação traquealANALGÉSICOS/DexmedetomidinaTabagismoCOMPLICAÇÕES/HemodinâmicaINTUBAÇÃO TRAQUEALMONITORAÇÃOANALGÉSICOS/DexmedetomidinaTabaquismoCOMPLICACIONES/HemodinámicaINTUBACIÓN TRAQUEALMONITORACIÓJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Comparar os efeitos de dexmedetomidina e fentanil sobre as alterações hemodinâmicas em fumantes crônicos do sexo masculino. MÉTODOS: Este é um estudo prospectivo, randômico e cego. Sessenta pacientes do sexo masculino, tabagistas crônicos, com idades entre 16 e 60 anos foram selecionados. Os pacientes foram alocados aleatoriamente em dois grupos: Grupo D (n = 30) recebeu 1 µg.kg-1 de dexmedetomidina e Grupo F (n = 30) recebeu 3 µg.kg-1 de fentanil em 150 mL de solução salina normal, com início 10 minutos antes da indução da anestesia. Antes da intubação, a frequência cardíaca e a pressão arterial dos pacientes foram medidas. Após a indução da anestesia para intubação endotraqueal, a frequência cardíaca e os valores da pressão arterial foram novamente medidos 1, 3 e 5 minutos após a intubação. RESULTADOS: A frequência cardíaca estava baixa no Grupo D antes da indução da anestesia, intubação e no primeiro e terceiro minutos pósintubação. A pressão arterial sistólica estava baixa no Grupo F antes da intubação. Embora a pressão arterial diastólica estivesse menor antes da indução da anestesia e aos 5 minutos após a intubação em ambos os grupos, ela já estava baixa no Grupo F antes mesmo da intubação. Enquanto a pressão arterial média estava baixa no Grupo D antes da indução anestésica, ela estava baixa no Grupo F antes da intubação. Os valores para o duplo produto (frequência cardíaca vezes pressão arterial sistólica) estavam baixos no Grupo D antes da indução e no 1º e 3º minutos após a intubação. CONCLUSÕES: A dexmedetomidina, aplicada em fumantes crônicos do sexo masculino via infusão a uma dose de 1 µg.kg-1 10 minutos antes de indução anestésica, controla melhor as elevações da frequência cardíaca e do duplo produto a 1 e 3 minutos após a intubação, comparado ao grupo que recebeu 3 µg.kg-1 de fentanil.Sociedade Brasileira de Anestesiologia2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942012000200002Revista Brasileira de Anestesiologia v.62 n.2 2012reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)instacron:SBA10.1590/S0034-70942012000200002info:eu-repo/semantics/openAccessGulsoy,KemalDeren,SerpilBaskan,SemihOrnek,DilsenDikmen,Bayazitpor2012-03-23T00:00:00Zoai:scielo:S0034-70942012000200002Revistahttps://www.sbahq.org/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sba2000@openlink.com.br1806-907X0034-7094opendoar:2012-03-23T00:00Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tabagismo e efeito de dexmedetomidina e fentanil na intubação traqueal
title Tabagismo e efeito de dexmedetomidina e fentanil na intubação traqueal
spellingShingle Tabagismo e efeito de dexmedetomidina e fentanil na intubação traqueal
Gulsoy,Kemal
ANALGÉSICOS/Dexmedetomidina
Tabagismo
COMPLICAÇÕES/Hemodinâmica
INTUBAÇÃO TRAQUEAL
MONITORAÇÃO
ANALGÉSICOS/Dexmedetomidina
Tabaquismo
COMPLICACIONES/Hemodinámica
INTUBACIÓN TRAQUEAL
MONITORACIÓ
title_short Tabagismo e efeito de dexmedetomidina e fentanil na intubação traqueal
title_full Tabagismo e efeito de dexmedetomidina e fentanil na intubação traqueal
title_fullStr Tabagismo e efeito de dexmedetomidina e fentanil na intubação traqueal
title_full_unstemmed Tabagismo e efeito de dexmedetomidina e fentanil na intubação traqueal
title_sort Tabagismo e efeito de dexmedetomidina e fentanil na intubação traqueal
author Gulsoy,Kemal
author_facet Gulsoy,Kemal
Deren,Serpil
Baskan,Semih
Ornek,Dilsen
Dikmen,Bayazit
author_role author
author2 Deren,Serpil
Baskan,Semih
Ornek,Dilsen
Dikmen,Bayazit
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gulsoy,Kemal
Deren,Serpil
Baskan,Semih
Ornek,Dilsen
Dikmen,Bayazit
dc.subject.por.fl_str_mv ANALGÉSICOS/Dexmedetomidina
Tabagismo
COMPLICAÇÕES/Hemodinâmica
INTUBAÇÃO TRAQUEAL
MONITORAÇÃO
ANALGÉSICOS/Dexmedetomidina
Tabaquismo
COMPLICACIONES/Hemodinámica
INTUBACIÓN TRAQUEAL
MONITORACIÓ
topic ANALGÉSICOS/Dexmedetomidina
Tabagismo
COMPLICAÇÕES/Hemodinâmica
INTUBAÇÃO TRAQUEAL
MONITORAÇÃO
ANALGÉSICOS/Dexmedetomidina
Tabaquismo
COMPLICACIONES/Hemodinámica
INTUBACIÓN TRAQUEAL
MONITORACIÓ
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Comparar os efeitos de dexmedetomidina e fentanil sobre as alterações hemodinâmicas em fumantes crônicos do sexo masculino. MÉTODOS: Este é um estudo prospectivo, randômico e cego. Sessenta pacientes do sexo masculino, tabagistas crônicos, com idades entre 16 e 60 anos foram selecionados. Os pacientes foram alocados aleatoriamente em dois grupos: Grupo D (n = 30) recebeu 1 µg.kg-1 de dexmedetomidina e Grupo F (n = 30) recebeu 3 µg.kg-1 de fentanil em 150 mL de solução salina normal, com início 10 minutos antes da indução da anestesia. Antes da intubação, a frequência cardíaca e a pressão arterial dos pacientes foram medidas. Após a indução da anestesia para intubação endotraqueal, a frequência cardíaca e os valores da pressão arterial foram novamente medidos 1, 3 e 5 minutos após a intubação. RESULTADOS: A frequência cardíaca estava baixa no Grupo D antes da indução da anestesia, intubação e no primeiro e terceiro minutos pósintubação. A pressão arterial sistólica estava baixa no Grupo F antes da intubação. Embora a pressão arterial diastólica estivesse menor antes da indução da anestesia e aos 5 minutos após a intubação em ambos os grupos, ela já estava baixa no Grupo F antes mesmo da intubação. Enquanto a pressão arterial média estava baixa no Grupo D antes da indução anestésica, ela estava baixa no Grupo F antes da intubação. Os valores para o duplo produto (frequência cardíaca vezes pressão arterial sistólica) estavam baixos no Grupo D antes da indução e no 1º e 3º minutos após a intubação. CONCLUSÕES: A dexmedetomidina, aplicada em fumantes crônicos do sexo masculino via infusão a uma dose de 1 µg.kg-1 10 minutos antes de indução anestésica, controla melhor as elevações da frequência cardíaca e do duplo produto a 1 e 3 minutos após a intubação, comparado ao grupo que recebeu 3 µg.kg-1 de fentanil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942012000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942012000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-70942012000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia v.62 n.2 2012
reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron:SBA
instname_str Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron_str SBA
institution SBA
reponame_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
collection Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
repository.mail.fl_str_mv ||sba2000@openlink.com.br
_version_ 1752126627302604800