Polineuropatia periférica dolorosa após cirurgia bariátrica: Relato de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes,Miriam Seligman
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Harada,Kelly O., Alvarez,Glauco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942008000300008
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O número de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica aumenta a cada ano com a ocorrência, cada vez mais freqüente, de complicações relacionadas com esse procedimento. As principais complicações relatadas são as complicações nutricionais, metabólicas, neurológicas e psicológicas/psiquiátricas. Dentre as complicações neurológicas destacam-se pela sua incidência as neuropatias periféricas. O objetivo desses relatos é chamar a atenção para esse tipo de complicação, que pode ter como manifestação inicial dor tipo neuropática, com posterior ou concomitante envolvimento motor e cujo prognóstico depende de diagnóstico e tratamento precoces. RELATO DOS CASOS: Foram relatados os casos de três pacientes, dois do sexo feminino e um do sexo masculino, submetidos à cirurgia bariátrica (método restritivo - bypass gástrico em Y-de-Roux) que evoluíram, no pós-operatório, com quadro de neuropatia periférica cujo sintoma inicial foi dor neuropática, com posterior ou concomitante envolvimento motor. As eletroneuromiografias demonstraram, nos três casos, uma polineuropatia periférica sensitivo-motora de padrão axonal. Em dois pacientes houve comprometimento intenso dos nervos fibulares. Todos tiveram em comum, antes da manifestação dos sintomas neurológicos, importante perda ponderal num curto período de tempo. CONCLUSÕES: As complicações neurológicas são uma das mais temíveis complicações da cirurgia bariátrica. Nenhum outro fator é mais importante na sua patogenia do que as deficiências nutricionais decorrentes da cirurgia. A vigilância nutricional, evitando-se perdas ponderais acentuadas e rápidas, e a reposição de suplementos são fundamentais para evitar as complicações, sobretudo os quadros neurológicos.
id SBA-1_fa9091ad2278fbb6c6ddb8e027f9f6ab
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-70942008000300008
network_acronym_str SBA-1
network_name_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository_id_str
spelling Polineuropatia periférica dolorosa após cirurgia bariátrica: Relato de casosCIRURGIA/bariátricaCOMPLICAÇÕES/neuropatia periféricaDOR/neuropáticaJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O número de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica aumenta a cada ano com a ocorrência, cada vez mais freqüente, de complicações relacionadas com esse procedimento. As principais complicações relatadas são as complicações nutricionais, metabólicas, neurológicas e psicológicas/psiquiátricas. Dentre as complicações neurológicas destacam-se pela sua incidência as neuropatias periféricas. O objetivo desses relatos é chamar a atenção para esse tipo de complicação, que pode ter como manifestação inicial dor tipo neuropática, com posterior ou concomitante envolvimento motor e cujo prognóstico depende de diagnóstico e tratamento precoces. RELATO DOS CASOS: Foram relatados os casos de três pacientes, dois do sexo feminino e um do sexo masculino, submetidos à cirurgia bariátrica (método restritivo - bypass gástrico em Y-de-Roux) que evoluíram, no pós-operatório, com quadro de neuropatia periférica cujo sintoma inicial foi dor neuropática, com posterior ou concomitante envolvimento motor. As eletroneuromiografias demonstraram, nos três casos, uma polineuropatia periférica sensitivo-motora de padrão axonal. Em dois pacientes houve comprometimento intenso dos nervos fibulares. Todos tiveram em comum, antes da manifestação dos sintomas neurológicos, importante perda ponderal num curto período de tempo. CONCLUSÕES: As complicações neurológicas são uma das mais temíveis complicações da cirurgia bariátrica. Nenhum outro fator é mais importante na sua patogenia do que as deficiências nutricionais decorrentes da cirurgia. A vigilância nutricional, evitando-se perdas ponderais acentuadas e rápidas, e a reposição de suplementos são fundamentais para evitar as complicações, sobretudo os quadros neurológicos.Sociedade Brasileira de Anestesiologia2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942008000300008Revista Brasileira de Anestesiologia v.58 n.3 2008reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)instacron:SBA10.1590/S0034-70942008000300008info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes,Miriam SeligmanHarada,Kelly O.Alvarez,Glaucopor2008-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S0034-70942008000300008Revistahttps://www.sbahq.org/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sba2000@openlink.com.br1806-907X0034-7094opendoar:2008-09-15T00:00Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Polineuropatia periférica dolorosa após cirurgia bariátrica: Relato de casos
title Polineuropatia periférica dolorosa após cirurgia bariátrica: Relato de casos
spellingShingle Polineuropatia periférica dolorosa após cirurgia bariátrica: Relato de casos
Menezes,Miriam Seligman
CIRURGIA/bariátrica
COMPLICAÇÕES/neuropatia periférica
DOR/neuropática
title_short Polineuropatia periférica dolorosa após cirurgia bariátrica: Relato de casos
title_full Polineuropatia periférica dolorosa após cirurgia bariátrica: Relato de casos
title_fullStr Polineuropatia periférica dolorosa após cirurgia bariátrica: Relato de casos
title_full_unstemmed Polineuropatia periférica dolorosa após cirurgia bariátrica: Relato de casos
title_sort Polineuropatia periférica dolorosa após cirurgia bariátrica: Relato de casos
author Menezes,Miriam Seligman
author_facet Menezes,Miriam Seligman
Harada,Kelly O.
Alvarez,Glauco
author_role author
author2 Harada,Kelly O.
Alvarez,Glauco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes,Miriam Seligman
Harada,Kelly O.
Alvarez,Glauco
dc.subject.por.fl_str_mv CIRURGIA/bariátrica
COMPLICAÇÕES/neuropatia periférica
DOR/neuropática
topic CIRURGIA/bariátrica
COMPLICAÇÕES/neuropatia periférica
DOR/neuropática
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O número de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica aumenta a cada ano com a ocorrência, cada vez mais freqüente, de complicações relacionadas com esse procedimento. As principais complicações relatadas são as complicações nutricionais, metabólicas, neurológicas e psicológicas/psiquiátricas. Dentre as complicações neurológicas destacam-se pela sua incidência as neuropatias periféricas. O objetivo desses relatos é chamar a atenção para esse tipo de complicação, que pode ter como manifestação inicial dor tipo neuropática, com posterior ou concomitante envolvimento motor e cujo prognóstico depende de diagnóstico e tratamento precoces. RELATO DOS CASOS: Foram relatados os casos de três pacientes, dois do sexo feminino e um do sexo masculino, submetidos à cirurgia bariátrica (método restritivo - bypass gástrico em Y-de-Roux) que evoluíram, no pós-operatório, com quadro de neuropatia periférica cujo sintoma inicial foi dor neuropática, com posterior ou concomitante envolvimento motor. As eletroneuromiografias demonstraram, nos três casos, uma polineuropatia periférica sensitivo-motora de padrão axonal. Em dois pacientes houve comprometimento intenso dos nervos fibulares. Todos tiveram em comum, antes da manifestação dos sintomas neurológicos, importante perda ponderal num curto período de tempo. CONCLUSÕES: As complicações neurológicas são uma das mais temíveis complicações da cirurgia bariátrica. Nenhum outro fator é mais importante na sua patogenia do que as deficiências nutricionais decorrentes da cirurgia. A vigilância nutricional, evitando-se perdas ponderais acentuadas e rápidas, e a reposição de suplementos são fundamentais para evitar as complicações, sobretudo os quadros neurológicos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942008000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942008000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-70942008000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia v.58 n.3 2008
reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron:SBA
instname_str Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron_str SBA
institution SBA
reponame_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
collection Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
repository.mail.fl_str_mv ||sba2000@openlink.com.br
_version_ 1752126626012856320