Processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica em sistemas conectados à rede elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casaro,Marcio Mendes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Martins,Denizar Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592010000200005
Resumo: Este artigo apresenta um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica comercial em configuração centralizada e construído com um inversor trifásico de dois estágios capaz de extrair a máxima potência do arranjo de painéis fotovoltaicos. O algoritmo P&O é adotado como técnica de MPPT. O isolamento é realizado por um transformador de alta frequência. O conversor que compõe o estágio CC-CC dispensa a estrutura de controle, pois funciona com razão cíclica e frequência constantes ao longo de toda a faixa de operação. Isto viabiliza o uso de conversores CC-CC ressonantes, cujo rendimento é elevado em altas frequências, favorecendo a compactação da estrutura de potência. Assim, o conversor trifásico série ressonante é escolhido para compor este estágio. O MPPT é transferido para o estágio CC-CA, que, invariavelmente, possui um controlador para a corrente injetada na rede elétrica. O inversor trifásico PWM alimentado em tensão, que compõe o estágio CC-CA, é controlado e modulado vetorialmente. O controle vetorial impõe a transformação de Park as correntes de linha, de onde resulta a corrente de eixo direto. O MPPT utiliza as mesmas variáveis do controlador de corrente e maximiza a corrente de eixo direto, a qual reflete a potência extraída do arranjo fotovoltaico. Assim, nenhuma medição específica para o MPPT é realizada, resultando em economia de sensores.
id SBA-2_0a118c883d0d7ca916990b228dd574fd
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-17592010000200005
network_acronym_str SBA-2
network_name_str Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
repository_id_str
spelling Processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica em sistemas conectados à rede elétricasistema fotovoltaicoinversor trifásico de dois estágiosconversor CC-CC trifásico série ressonanteMPPTEste artigo apresenta um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica comercial em configuração centralizada e construído com um inversor trifásico de dois estágios capaz de extrair a máxima potência do arranjo de painéis fotovoltaicos. O algoritmo P&O é adotado como técnica de MPPT. O isolamento é realizado por um transformador de alta frequência. O conversor que compõe o estágio CC-CC dispensa a estrutura de controle, pois funciona com razão cíclica e frequência constantes ao longo de toda a faixa de operação. Isto viabiliza o uso de conversores CC-CC ressonantes, cujo rendimento é elevado em altas frequências, favorecendo a compactação da estrutura de potência. Assim, o conversor trifásico série ressonante é escolhido para compor este estágio. O MPPT é transferido para o estágio CC-CA, que, invariavelmente, possui um controlador para a corrente injetada na rede elétrica. O inversor trifásico PWM alimentado em tensão, que compõe o estágio CC-CA, é controlado e modulado vetorialmente. O controle vetorial impõe a transformação de Park as correntes de linha, de onde resulta a corrente de eixo direto. O MPPT utiliza as mesmas variáveis do controlador de corrente e maximiza a corrente de eixo direto, a qual reflete a potência extraída do arranjo fotovoltaico. Assim, nenhuma medição específica para o MPPT é realizada, resultando em economia de sensores.Sociedade Brasileira de Automática2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592010000200005Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica v.21 n.2 2010reponame:Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automaticainstname:Sociedade Brasileira de Automática (SBA)instacron:SBA10.1590/S0103-17592010000200005info:eu-repo/semantics/openAccessCasaro,Marcio MendesMartins,Denizar Cruzpor2010-04-26T00:00:00Zoai:scielo:S0103-17592010000200005Revistahttps://www.sba.org.br/revista/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_sba@fee.unicamp.br1807-03450103-1759opendoar:2010-04-26T00:00Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica - Sociedade Brasileira de Automática (SBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica em sistemas conectados à rede elétrica
title Processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica em sistemas conectados à rede elétrica
spellingShingle Processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica em sistemas conectados à rede elétrica
Casaro,Marcio Mendes
sistema fotovoltaico
inversor trifásico de dois estágios
conversor CC-CC trifásico série ressonante
MPPT
title_short Processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica em sistemas conectados à rede elétrica
title_full Processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica em sistemas conectados à rede elétrica
title_fullStr Processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica em sistemas conectados à rede elétrica
title_full_unstemmed Processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica em sistemas conectados à rede elétrica
title_sort Processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica em sistemas conectados à rede elétrica
author Casaro,Marcio Mendes
author_facet Casaro,Marcio Mendes
Martins,Denizar Cruz
author_role author
author2 Martins,Denizar Cruz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casaro,Marcio Mendes
Martins,Denizar Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv sistema fotovoltaico
inversor trifásico de dois estágios
conversor CC-CC trifásico série ressonante
MPPT
topic sistema fotovoltaico
inversor trifásico de dois estágios
conversor CC-CC trifásico série ressonante
MPPT
description Este artigo apresenta um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica comercial em configuração centralizada e construído com um inversor trifásico de dois estágios capaz de extrair a máxima potência do arranjo de painéis fotovoltaicos. O algoritmo P&O é adotado como técnica de MPPT. O isolamento é realizado por um transformador de alta frequência. O conversor que compõe o estágio CC-CC dispensa a estrutura de controle, pois funciona com razão cíclica e frequência constantes ao longo de toda a faixa de operação. Isto viabiliza o uso de conversores CC-CC ressonantes, cujo rendimento é elevado em altas frequências, favorecendo a compactação da estrutura de potência. Assim, o conversor trifásico série ressonante é escolhido para compor este estágio. O MPPT é transferido para o estágio CC-CA, que, invariavelmente, possui um controlador para a corrente injetada na rede elétrica. O inversor trifásico PWM alimentado em tensão, que compõe o estágio CC-CA, é controlado e modulado vetorialmente. O controle vetorial impõe a transformação de Park as correntes de linha, de onde resulta a corrente de eixo direto. O MPPT utiliza as mesmas variáveis do controlador de corrente e maximiza a corrente de eixo direto, a qual reflete a potência extraída do arranjo fotovoltaico. Assim, nenhuma medição específica para o MPPT é realizada, resultando em economia de sensores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592010000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592010000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-17592010000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Automática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Automática
dc.source.none.fl_str_mv Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica v.21 n.2 2010
reponame:Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
instname:Sociedade Brasileira de Automática (SBA)
instacron:SBA
instname_str Sociedade Brasileira de Automática (SBA)
instacron_str SBA
institution SBA
reponame_str Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
collection Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
repository.name.fl_str_mv Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica - Sociedade Brasileira de Automática (SBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_sba@fee.unicamp.br
_version_ 1754824565164343296