Modelagem de ramos de impedância nula no problema de fluxo de potência ótimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosas,Gracita B.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lourenço,Elizete M., Fernandes,Thelma S.P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592012000600009
Resumo: Este artigo propõe a extensão da formulação do problema de Fluxo de Potência Ótimo (FPO) com o objetivo de permitir o processamento de redes elétricas, modeladas no nível físico. Ao contrário da formulação convencional, baseada na modelagem barra-ramo da rede, a extensão proposta permite a representação explícita de chaves e disjuntores de subestações selecionadas da rede. A metodologia proposta está baseada na representação de ramos de impedância nula da estimação de estados generalizada, recentemente incorporada também ao problema de fluxo de potência. Desta forma, os fluxos de potência ativa e reativa através das chaves e disjuntores, requeridos na modelagem detalhada da rede, passam a ser incluídos como novas variáveis de estado. Além disso, as informações referentes às posições (fechado ou aberto) desses dispositivos são incluídas no conjunto de restrições de igualdade do problema de FPO. O impacto das modificações propostas na solução do FPO pelo método de pontos interiores, bem como potenciais aplicações da nova abordagem são apresentados e discutidos. Resultados envolvendo o sistema teste padrão de 30 barras do IEEE e um sistema real de 291 barras baseado no sistema elétrico da Companhia Paranaense de Energia - COPEL, são apresentados a fim de ilustrar e demonstrar a viabilidade da metodologia proposta.
id SBA-2_1c9e3adf4534185955b63de536d6521d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-17592012000600009
network_acronym_str SBA-2
network_name_str Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
repository_id_str
spelling Modelagem de ramos de impedância nula no problema de fluxo de potência ótimoFluxo de Potência ÓtimoRamos de Impedância NulaModelagem da Rede ElétricaMétodo de Pontos Interiores versão Primal DualEste artigo propõe a extensão da formulação do problema de Fluxo de Potência Ótimo (FPO) com o objetivo de permitir o processamento de redes elétricas, modeladas no nível físico. Ao contrário da formulação convencional, baseada na modelagem barra-ramo da rede, a extensão proposta permite a representação explícita de chaves e disjuntores de subestações selecionadas da rede. A metodologia proposta está baseada na representação de ramos de impedância nula da estimação de estados generalizada, recentemente incorporada também ao problema de fluxo de potência. Desta forma, os fluxos de potência ativa e reativa através das chaves e disjuntores, requeridos na modelagem detalhada da rede, passam a ser incluídos como novas variáveis de estado. Além disso, as informações referentes às posições (fechado ou aberto) desses dispositivos são incluídas no conjunto de restrições de igualdade do problema de FPO. O impacto das modificações propostas na solução do FPO pelo método de pontos interiores, bem como potenciais aplicações da nova abordagem são apresentados e discutidos. Resultados envolvendo o sistema teste padrão de 30 barras do IEEE e um sistema real de 291 barras baseado no sistema elétrico da Companhia Paranaense de Energia - COPEL, são apresentados a fim de ilustrar e demonstrar a viabilidade da metodologia proposta.Sociedade Brasileira de Automática2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592012000600009Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica v.23 n.6 2012reponame:Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automaticainstname:Sociedade Brasileira de Automática (SBA)instacron:SBA10.1590/S0103-17592012000600009info:eu-repo/semantics/openAccessRosas,Gracita B.Lourenço,Elizete M.Fernandes,Thelma S.P.por2013-01-02T00:00:00Zoai:scielo:S0103-17592012000600009Revistahttps://www.sba.org.br/revista/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_sba@fee.unicamp.br1807-03450103-1759opendoar:2013-01-02T00:00Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica - Sociedade Brasileira de Automática (SBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem de ramos de impedância nula no problema de fluxo de potência ótimo
title Modelagem de ramos de impedância nula no problema de fluxo de potência ótimo
spellingShingle Modelagem de ramos de impedância nula no problema de fluxo de potência ótimo
Rosas,Gracita B.
Fluxo de Potência Ótimo
Ramos de Impedância Nula
Modelagem da Rede Elétrica
Método de Pontos Interiores versão Primal Dual
title_short Modelagem de ramos de impedância nula no problema de fluxo de potência ótimo
title_full Modelagem de ramos de impedância nula no problema de fluxo de potência ótimo
title_fullStr Modelagem de ramos de impedância nula no problema de fluxo de potência ótimo
title_full_unstemmed Modelagem de ramos de impedância nula no problema de fluxo de potência ótimo
title_sort Modelagem de ramos de impedância nula no problema de fluxo de potência ótimo
author Rosas,Gracita B.
author_facet Rosas,Gracita B.
Lourenço,Elizete M.
Fernandes,Thelma S.P.
author_role author
author2 Lourenço,Elizete M.
Fernandes,Thelma S.P.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosas,Gracita B.
Lourenço,Elizete M.
Fernandes,Thelma S.P.
dc.subject.por.fl_str_mv Fluxo de Potência Ótimo
Ramos de Impedância Nula
Modelagem da Rede Elétrica
Método de Pontos Interiores versão Primal Dual
topic Fluxo de Potência Ótimo
Ramos de Impedância Nula
Modelagem da Rede Elétrica
Método de Pontos Interiores versão Primal Dual
description Este artigo propõe a extensão da formulação do problema de Fluxo de Potência Ótimo (FPO) com o objetivo de permitir o processamento de redes elétricas, modeladas no nível físico. Ao contrário da formulação convencional, baseada na modelagem barra-ramo da rede, a extensão proposta permite a representação explícita de chaves e disjuntores de subestações selecionadas da rede. A metodologia proposta está baseada na representação de ramos de impedância nula da estimação de estados generalizada, recentemente incorporada também ao problema de fluxo de potência. Desta forma, os fluxos de potência ativa e reativa através das chaves e disjuntores, requeridos na modelagem detalhada da rede, passam a ser incluídos como novas variáveis de estado. Além disso, as informações referentes às posições (fechado ou aberto) desses dispositivos são incluídas no conjunto de restrições de igualdade do problema de FPO. O impacto das modificações propostas na solução do FPO pelo método de pontos interiores, bem como potenciais aplicações da nova abordagem são apresentados e discutidos. Resultados envolvendo o sistema teste padrão de 30 barras do IEEE e um sistema real de 291 barras baseado no sistema elétrico da Companhia Paranaense de Energia - COPEL, são apresentados a fim de ilustrar e demonstrar a viabilidade da metodologia proposta.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592012000600009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592012000600009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-17592012000600009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Automática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Automática
dc.source.none.fl_str_mv Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica v.23 n.6 2012
reponame:Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
instname:Sociedade Brasileira de Automática (SBA)
instacron:SBA
instname_str Sociedade Brasileira de Automática (SBA)
instacron_str SBA
institution SBA
reponame_str Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
collection Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
repository.name.fl_str_mv Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica - Sociedade Brasileira de Automática (SBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_sba@fee.unicamp.br
_version_ 1754824565740011520