Algoritmos PMV-MBPC para conforto térmico em edificações e aplicação em uma célula-teste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donaisky,Emerson
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oliveira,Gustavo H. C., Mendes,Nathan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592010000100001
Resumo: Este artigo trata o problema de controle de conforto térmico para ocupantes de edificações. Conforto térmico e um conceito de difícil definição e neste trabalho, utilisa-ze índice PMV (Predicted Mean Vote) para sua avaliação. Através deste índice, duas estratégias de controle preditivo caracterizadas por ter restrições terminais, denominadas aqui de PMV-MBPC (PMV Model Based Predictive Controller), são apresentadas. Na primeira estratégia, a gestão do conforto termico é realizada através da geração de sinais de referêsencia para o controlador, que otimiza o valor de PMV dentro de uma zona térmica da edificação. Na segunda, o modelo de PMV está incluso nos cálculos de previsão do controlador, gerando um modelo não-linear com estrutura Wiener. Resultados relacionados com a garantia de estabilidade do sistema em malha fechada são propostos. Neste contexto, um ambiente para testes (célula-teste) de sistemas de controle é descrita e a primeira abordagem é então implementada em tempo real neste ambiente usando um aquecedor a óleo. Resultados experimentais ilustram o desempenho do sistema controle para conforto térmico. Adicionalmente, resultados de simulação, conduzidos com dados climáticos horários, ilustram também o desempenho dos algoritmos de controle.
id SBA-2_d967caebe4a28f8c6c58c2b1f6981718
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-17592010000100001
network_acronym_str SBA-2
network_name_str Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
repository_id_str
spelling Algoritmos PMV-MBPC para conforto térmico em edificações e aplicação em uma célula-testeConforto TérmicoPMVControle PreditivoOtimizaçãoEste artigo trata o problema de controle de conforto térmico para ocupantes de edificações. Conforto térmico e um conceito de difícil definição e neste trabalho, utilisa-ze índice PMV (Predicted Mean Vote) para sua avaliação. Através deste índice, duas estratégias de controle preditivo caracterizadas por ter restrições terminais, denominadas aqui de PMV-MBPC (PMV Model Based Predictive Controller), são apresentadas. Na primeira estratégia, a gestão do conforto termico é realizada através da geração de sinais de referêsencia para o controlador, que otimiza o valor de PMV dentro de uma zona térmica da edificação. Na segunda, o modelo de PMV está incluso nos cálculos de previsão do controlador, gerando um modelo não-linear com estrutura Wiener. Resultados relacionados com a garantia de estabilidade do sistema em malha fechada são propostos. Neste contexto, um ambiente para testes (célula-teste) de sistemas de controle é descrita e a primeira abordagem é então implementada em tempo real neste ambiente usando um aquecedor a óleo. Resultados experimentais ilustram o desempenho do sistema controle para conforto térmico. Adicionalmente, resultados de simulação, conduzidos com dados climáticos horários, ilustram também o desempenho dos algoritmos de controle.Sociedade Brasileira de Automática2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592010000100001Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica v.21 n.1 2010reponame:Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automaticainstname:Sociedade Brasileira de Automática (SBA)instacron:SBA10.1590/S0103-17592010000100001info:eu-repo/semantics/openAccessDonaisky,EmersonOliveira,Gustavo H. C.Mendes,Nathanpor2010-03-09T00:00:00Zoai:scielo:S0103-17592010000100001Revistahttps://www.sba.org.br/revista/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_sba@fee.unicamp.br1807-03450103-1759opendoar:2010-03-09T00:00Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica - Sociedade Brasileira de Automática (SBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Algoritmos PMV-MBPC para conforto térmico em edificações e aplicação em uma célula-teste
title Algoritmos PMV-MBPC para conforto térmico em edificações e aplicação em uma célula-teste
spellingShingle Algoritmos PMV-MBPC para conforto térmico em edificações e aplicação em uma célula-teste
Donaisky,Emerson
Conforto Térmico
PMV
Controle Preditivo
Otimização
title_short Algoritmos PMV-MBPC para conforto térmico em edificações e aplicação em uma célula-teste
title_full Algoritmos PMV-MBPC para conforto térmico em edificações e aplicação em uma célula-teste
title_fullStr Algoritmos PMV-MBPC para conforto térmico em edificações e aplicação em uma célula-teste
title_full_unstemmed Algoritmos PMV-MBPC para conforto térmico em edificações e aplicação em uma célula-teste
title_sort Algoritmos PMV-MBPC para conforto térmico em edificações e aplicação em uma célula-teste
author Donaisky,Emerson
author_facet Donaisky,Emerson
Oliveira,Gustavo H. C.
Mendes,Nathan
author_role author
author2 Oliveira,Gustavo H. C.
Mendes,Nathan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Donaisky,Emerson
Oliveira,Gustavo H. C.
Mendes,Nathan
dc.subject.por.fl_str_mv Conforto Térmico
PMV
Controle Preditivo
Otimização
topic Conforto Térmico
PMV
Controle Preditivo
Otimização
description Este artigo trata o problema de controle de conforto térmico para ocupantes de edificações. Conforto térmico e um conceito de difícil definição e neste trabalho, utilisa-ze índice PMV (Predicted Mean Vote) para sua avaliação. Através deste índice, duas estratégias de controle preditivo caracterizadas por ter restrições terminais, denominadas aqui de PMV-MBPC (PMV Model Based Predictive Controller), são apresentadas. Na primeira estratégia, a gestão do conforto termico é realizada através da geração de sinais de referêsencia para o controlador, que otimiza o valor de PMV dentro de uma zona térmica da edificação. Na segunda, o modelo de PMV está incluso nos cálculos de previsão do controlador, gerando um modelo não-linear com estrutura Wiener. Resultados relacionados com a garantia de estabilidade do sistema em malha fechada são propostos. Neste contexto, um ambiente para testes (célula-teste) de sistemas de controle é descrita e a primeira abordagem é então implementada em tempo real neste ambiente usando um aquecedor a óleo. Resultados experimentais ilustram o desempenho do sistema controle para conforto térmico. Adicionalmente, resultados de simulação, conduzidos com dados climáticos horários, ilustram também o desempenho dos algoritmos de controle.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592010000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592010000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-17592010000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Automática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Automática
dc.source.none.fl_str_mv Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica v.21 n.1 2010
reponame:Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
instname:Sociedade Brasileira de Automática (SBA)
instacron:SBA
instname_str Sociedade Brasileira de Automática (SBA)
instacron_str SBA
institution SBA
reponame_str Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
collection Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
repository.name.fl_str_mv Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica - Sociedade Brasileira de Automática (SBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_sba@fee.unicamp.br
_version_ 1754824565148614656