Caracterização de leite bovino utilizando ultra-som e redes neurais artificiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nazário,Sergio Luiz Sousa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Isepon,Jacira dos Santos, Buiochi,Flávio, Adamowski,Julio Cezar, Kitano,Cláudio, Higuti,Ricardo Tokio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592009000400013
Resumo: O controle da qualidade de alimentos é muito importante para determinar as suas composições e teor nutritivo, bem como para detectar eventuais fraudes e adulterações, sejam elas em matérias-primas ou produtos industrializados. Por exemplo, o leite bovino pode sofrer adulteração por adição de outros produtos, com o objetivo de aumentar o volume ou prolongar o prazo de validade, causando prejuízos econômicos e sanitários. Este trabalho apresenta um estudo sobre a caracterização de leite fluido utilizando técnicas de ultra-som e redes neurais artificiais. Utilizou-se uma célula de medição de propriedades de líquidos por ultra-som para obter dados de densidade, velocidade de propagação e coeficiente de atenuação, que foram relacionados com as concentrações de gordura e água adicionada em amostras de leite bovino, obtidas com métodos convencionais utilizados em laticínios, para efeito de calibração das amostras. Esses dados foram utilizados para projetar redes neurais artificiais, que fornecem na saída o teor de gordura e a quantidade de água adicionada ao leite, a partir dos parâmetros medidos pela célula de medição. As redes neurais desenvolvidas resultaram em mais de 95% de amostras classificadas corretamente, com uma resolução de 0,1% na determinação da quantidade de gordura. Para quantidade de água adicionada, a resolução foi de 1% para 1 a 10% de água adicionada, e resolução de 5% para quantidade de água adicionada de 10 a 60%.
id SBA-2_f24b9123719af7131c3bbc03762ea09b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-17592009000400013
network_acronym_str SBA-2
network_name_str Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
repository_id_str
spelling Caracterização de leite bovino utilizando ultra-som e redes neurais artificiaisUltra-somRedes Neurais ArtificiaisLeiteO controle da qualidade de alimentos é muito importante para determinar as suas composições e teor nutritivo, bem como para detectar eventuais fraudes e adulterações, sejam elas em matérias-primas ou produtos industrializados. Por exemplo, o leite bovino pode sofrer adulteração por adição de outros produtos, com o objetivo de aumentar o volume ou prolongar o prazo de validade, causando prejuízos econômicos e sanitários. Este trabalho apresenta um estudo sobre a caracterização de leite fluido utilizando técnicas de ultra-som e redes neurais artificiais. Utilizou-se uma célula de medição de propriedades de líquidos por ultra-som para obter dados de densidade, velocidade de propagação e coeficiente de atenuação, que foram relacionados com as concentrações de gordura e água adicionada em amostras de leite bovino, obtidas com métodos convencionais utilizados em laticínios, para efeito de calibração das amostras. Esses dados foram utilizados para projetar redes neurais artificiais, que fornecem na saída o teor de gordura e a quantidade de água adicionada ao leite, a partir dos parâmetros medidos pela célula de medição. As redes neurais desenvolvidas resultaram em mais de 95% de amostras classificadas corretamente, com uma resolução de 0,1% na determinação da quantidade de gordura. Para quantidade de água adicionada, a resolução foi de 1% para 1 a 10% de água adicionada, e resolução de 5% para quantidade de água adicionada de 10 a 60%.Sociedade Brasileira de Automática2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592009000400013Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica v.20 n.4 2009reponame:Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automaticainstname:Sociedade Brasileira de Automática (SBA)instacron:SBA10.1590/S0103-17592009000400013info:eu-repo/semantics/openAccessNazário,Sergio Luiz SousaIsepon,Jacira dos SantosBuiochi,FlávioAdamowski,Julio CezarKitano,CláudioHiguti,Ricardo Tokiopor2010-01-29T00:00:00Zoai:scielo:S0103-17592009000400013Revistahttps://www.sba.org.br/revista/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_sba@fee.unicamp.br1807-03450103-1759opendoar:2010-01-29T00:00Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica - Sociedade Brasileira de Automática (SBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de leite bovino utilizando ultra-som e redes neurais artificiais
title Caracterização de leite bovino utilizando ultra-som e redes neurais artificiais
spellingShingle Caracterização de leite bovino utilizando ultra-som e redes neurais artificiais
Nazário,Sergio Luiz Sousa
Ultra-som
Redes Neurais Artificiais
Leite
title_short Caracterização de leite bovino utilizando ultra-som e redes neurais artificiais
title_full Caracterização de leite bovino utilizando ultra-som e redes neurais artificiais
title_fullStr Caracterização de leite bovino utilizando ultra-som e redes neurais artificiais
title_full_unstemmed Caracterização de leite bovino utilizando ultra-som e redes neurais artificiais
title_sort Caracterização de leite bovino utilizando ultra-som e redes neurais artificiais
author Nazário,Sergio Luiz Sousa
author_facet Nazário,Sergio Luiz Sousa
Isepon,Jacira dos Santos
Buiochi,Flávio
Adamowski,Julio Cezar
Kitano,Cláudio
Higuti,Ricardo Tokio
author_role author
author2 Isepon,Jacira dos Santos
Buiochi,Flávio
Adamowski,Julio Cezar
Kitano,Cláudio
Higuti,Ricardo Tokio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nazário,Sergio Luiz Sousa
Isepon,Jacira dos Santos
Buiochi,Flávio
Adamowski,Julio Cezar
Kitano,Cláudio
Higuti,Ricardo Tokio
dc.subject.por.fl_str_mv Ultra-som
Redes Neurais Artificiais
Leite
topic Ultra-som
Redes Neurais Artificiais
Leite
description O controle da qualidade de alimentos é muito importante para determinar as suas composições e teor nutritivo, bem como para detectar eventuais fraudes e adulterações, sejam elas em matérias-primas ou produtos industrializados. Por exemplo, o leite bovino pode sofrer adulteração por adição de outros produtos, com o objetivo de aumentar o volume ou prolongar o prazo de validade, causando prejuízos econômicos e sanitários. Este trabalho apresenta um estudo sobre a caracterização de leite fluido utilizando técnicas de ultra-som e redes neurais artificiais. Utilizou-se uma célula de medição de propriedades de líquidos por ultra-som para obter dados de densidade, velocidade de propagação e coeficiente de atenuação, que foram relacionados com as concentrações de gordura e água adicionada em amostras de leite bovino, obtidas com métodos convencionais utilizados em laticínios, para efeito de calibração das amostras. Esses dados foram utilizados para projetar redes neurais artificiais, que fornecem na saída o teor de gordura e a quantidade de água adicionada ao leite, a partir dos parâmetros medidos pela célula de medição. As redes neurais desenvolvidas resultaram em mais de 95% de amostras classificadas corretamente, com uma resolução de 0,1% na determinação da quantidade de gordura. Para quantidade de água adicionada, a resolução foi de 1% para 1 a 10% de água adicionada, e resolução de 5% para quantidade de água adicionada de 10 a 60%.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592009000400013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592009000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-17592009000400013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Automática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Automática
dc.source.none.fl_str_mv Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica v.20 n.4 2009
reponame:Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
instname:Sociedade Brasileira de Automática (SBA)
instacron:SBA
instname_str Sociedade Brasileira de Automática (SBA)
instacron_str SBA
institution SBA
reponame_str Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
collection Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
repository.name.fl_str_mv Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica - Sociedade Brasileira de Automática (SBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_sba@fee.unicamp.br
_version_ 1754824565144420352