Síndrome de Lemierre: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Handa,Gustavo Ioshio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bertuzzo,Giorgio Sfredo, Muller,Karin S., Dambinski,Ana Cláudia, Buzingnani,Vinicius Zendrini, Mantovani,Lucas Marques, Patriani,Andressa Hubar, Krauss,Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Vascular Brasileiro (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492010000100015
Resumo: A síndrome de Lemierre é uma doença rara, mais comum em jovens, causada frequentemente pelo Fusobacterium necrophorum. Inicia-se com faringite e propaga-se até a veia jugular interna, promovendo uma fonte de bacteremia contínua e êmbolos sépticos pulmonares. Manifestações clínicas incluem febre, alterações respiratórias e massa cervical. O diagnóstico é realizado por tomografia computadorizada e duplex scan, além de hemocultura ou cultura direta. O tratamento é realizado com antibióticos beta-lactâmicos resistentes a beta-lactamases, sendo a cirurgia raramente necessária. Paciente do sexo feminino, 34 anos, com quadro de orofaringite, evoluiu em 48 horas com queda do estado geral, febre, aumento de volume e dor em região cervical esquerda. Radiografia e tomografia de tórax evidenciaram múltiplas lesões pulmonares. A tomografia cervical e o duplex scan confirmaram a trombose da veia jugular interna, compatível com tromboflebite supurativa aguda, a síndrome de Lemierre. Após antibioticoterapia, o paciente apresentou melhora do quadro clínico. O duplex scan de controle evidenciou recanalização venosa.
id SBACV-1_1dc19af310b9fb632cedcfdb1a938978
oai_identifier_str oai:scielo:S1677-54492010000100015
network_acronym_str SBACV-1
network_name_str Jornal Vascular Brasileiro (Online)
repository_id_str
spelling Síndrome de Lemierre: relato de casoTrombose venosaveias jugularesinfecções por FusobacteriumA síndrome de Lemierre é uma doença rara, mais comum em jovens, causada frequentemente pelo Fusobacterium necrophorum. Inicia-se com faringite e propaga-se até a veia jugular interna, promovendo uma fonte de bacteremia contínua e êmbolos sépticos pulmonares. Manifestações clínicas incluem febre, alterações respiratórias e massa cervical. O diagnóstico é realizado por tomografia computadorizada e duplex scan, além de hemocultura ou cultura direta. O tratamento é realizado com antibióticos beta-lactâmicos resistentes a beta-lactamases, sendo a cirurgia raramente necessária. Paciente do sexo feminino, 34 anos, com quadro de orofaringite, evoluiu em 48 horas com queda do estado geral, febre, aumento de volume e dor em região cervical esquerda. Radiografia e tomografia de tórax evidenciaram múltiplas lesões pulmonares. A tomografia cervical e o duplex scan confirmaram a trombose da veia jugular interna, compatível com tromboflebite supurativa aguda, a síndrome de Lemierre. Após antibioticoterapia, o paciente apresentou melhora do quadro clínico. O duplex scan de controle evidenciou recanalização venosa.Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492010000100015Jornal Vascular Brasileiro v.9 n.1 2010reponame:Jornal Vascular Brasileiro (Online)instname:Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)instacron:SBACV10.1590/S1677-54492010005000001info:eu-repo/semantics/openAccessHanda,Gustavo IoshioBertuzzo,Giorgio SfredoMuller,Karin S.Dambinski,Ana CláudiaBuzingnani,Vinicius ZendriniMantovani,Lucas MarquesPatriani,Andressa HubarKrauss,Denisepor2010-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S1677-54492010000100015Revistahttp://www.scielo.br/jvbhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||secretaria@sbacv.org.br1677-73011677-5449opendoar:2010-09-01T00:00Jornal Vascular Brasileiro (Online) - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Lemierre: relato de caso
title Síndrome de Lemierre: relato de caso
spellingShingle Síndrome de Lemierre: relato de caso
Handa,Gustavo Ioshio
Trombose venosa
veias jugulares
infecções por Fusobacterium
title_short Síndrome de Lemierre: relato de caso
title_full Síndrome de Lemierre: relato de caso
title_fullStr Síndrome de Lemierre: relato de caso
title_full_unstemmed Síndrome de Lemierre: relato de caso
title_sort Síndrome de Lemierre: relato de caso
author Handa,Gustavo Ioshio
author_facet Handa,Gustavo Ioshio
Bertuzzo,Giorgio Sfredo
Muller,Karin S.
Dambinski,Ana Cláudia
Buzingnani,Vinicius Zendrini
Mantovani,Lucas Marques
Patriani,Andressa Hubar
Krauss,Denise
author_role author
author2 Bertuzzo,Giorgio Sfredo
Muller,Karin S.
Dambinski,Ana Cláudia
Buzingnani,Vinicius Zendrini
Mantovani,Lucas Marques
Patriani,Andressa Hubar
Krauss,Denise
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Handa,Gustavo Ioshio
Bertuzzo,Giorgio Sfredo
Muller,Karin S.
Dambinski,Ana Cláudia
Buzingnani,Vinicius Zendrini
Mantovani,Lucas Marques
Patriani,Andressa Hubar
Krauss,Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Trombose venosa
veias jugulares
infecções por Fusobacterium
topic Trombose venosa
veias jugulares
infecções por Fusobacterium
description A síndrome de Lemierre é uma doença rara, mais comum em jovens, causada frequentemente pelo Fusobacterium necrophorum. Inicia-se com faringite e propaga-se até a veia jugular interna, promovendo uma fonte de bacteremia contínua e êmbolos sépticos pulmonares. Manifestações clínicas incluem febre, alterações respiratórias e massa cervical. O diagnóstico é realizado por tomografia computadorizada e duplex scan, além de hemocultura ou cultura direta. O tratamento é realizado com antibióticos beta-lactâmicos resistentes a beta-lactamases, sendo a cirurgia raramente necessária. Paciente do sexo feminino, 34 anos, com quadro de orofaringite, evoluiu em 48 horas com queda do estado geral, febre, aumento de volume e dor em região cervical esquerda. Radiografia e tomografia de tórax evidenciaram múltiplas lesões pulmonares. A tomografia cervical e o duplex scan confirmaram a trombose da veia jugular interna, compatível com tromboflebite supurativa aguda, a síndrome de Lemierre. Após antibioticoterapia, o paciente apresentou melhora do quadro clínico. O duplex scan de controle evidenciou recanalização venosa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492010000100015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492010000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1677-54492010005000001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Vascular Brasileiro v.9 n.1 2010
reponame:Jornal Vascular Brasileiro (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
instacron:SBACV
instname_str Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
instacron_str SBACV
institution SBACV
reponame_str Jornal Vascular Brasileiro (Online)
collection Jornal Vascular Brasileiro (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Vascular Brasileiro (Online) - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
repository.mail.fl_str_mv ||secretaria@sbacv.org.br
_version_ 1752126646002909184