Curva de aprendizado de anastomose arteriovenosa com uso de simulador de baixo custo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antas,Jéssika da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Holanda,Ana Karolina Gama de, Andrade,Achilles de Sousa, Araujo,Alinne Mirlania Sabino de, Costa,Isabella Guilherme de Carvalho, Dantas,Luciano Ribeiro, Lima,Silvane Katerine Medeiros de, Sarmento,Priscilla Lopes da Fonseca Abrantes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Vascular Brasileiro (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492020000100321
Resumo: Resumo Contexto A redução das dificuldades no aprendizado da técnica cirúrgica levou ao surgimento de ferramentas complementares. Este trabalho descreve a curva de aprendizado dos alunos sujeitos da pesquisa, utilizando um modelo alternativo para a prática de anastomose vascular. Objetivos Avaliar a curva de aprendizado da técnica de anastomose vascular e do desenvolvimento de habilidades manuais a partir da utilização de um modelo experimental de baixo custo. Métodos Este trabalho é um estudo experimental e prospectivo, com a realização de anastomoses vasculares do tipo terminolateral em balões de látex durante cinco fases sucessivas, iniciadas após orientação teórico-prática de uma cirurgiã vascular experiente. Os sujeitos foram seis graduandos do curso de Medicina, do terceiro ao quinto ano, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil. A interpretação do material coletado acerca da qualidade das anastomoses e do tempo utilizado seguiu a análise de agrupamento. Resultados Houve redução do tempo de realização das anastomoses de todos os alunos, com diferença estatística da fase 1 quando comparada às fases 4 e 5, bem como tendência crescente no índice de qualidade ao longo das fases. Porém, não foi detectada diferença estatística a partir do teste de Friedman, apropriado para dados com nível de mensuração ordinal (escala de 1 a 5 na avaliação da qualidade). Conclusões O modelo de treinamento utilizado foi efetivo para incremento do aprendizado dessa técnica, acreditando-se que amostras de maior tamanho ou com maior número de fases em trabalhos futuros poderiam demonstrar redução do tempo associada a melhora da qualidade da anastomose realizada com significância estatística.
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