Mulheres na cirurgia vascular: uma breve análise do perfil brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Fernanda Costa Sampaio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cerqueira,Monique Magnavita Borba da Fonseca, Ruivo,Bárbara Beatriz Couto, Rautenfeld,Marita von
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Vascular Brasileiro (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492018000200128
Resumo: Resumo Contexto O aumento da participação feminina no contingente médico brasileiro e mundial tem sido notório; entretanto, o número de mulheres cirurgiãs não acompanha a mesma tendência. Além da análise quantitativa, os fatores determinantes da escolha pela especialidade cirúrgica e as características da atuação profissional necessitam de mais estudos. Objetivos Delinear o perfil das cirurgiãs vasculares brasileiras no que diz respeito às características demográficas, grau de qualificação, engajamento científico e integração ao mercado de trabalho. Métodos Um questionário eletrônico foi disponibilizado on-line durante 30 dias e teve seu link amplamente divulgado entre cirurgiãs vasculares. Após coleta, retornaram 101 questionários válidos, cujos dados foram tabulados em planilhas do Microsoft Excel para análise descritiva simples. Resultados O perfil encontrado foi de mulheres com até 45 anos de idade que atuam na área por no máximo 10 anos. A formação foi predominantemente por meio de residência médica ou estágio reconhecido pela sociedade da especialidade. Cirurgia venosa, flebologia estética e ecografia vascular mostraram-se como principais campos de atuação para cirurgiãs vasculares. Apesar de possuírem titulação e publicações científicas, a sua representatividade nos cargos de liderança permanece baixa. Mais de 64% das participantes referiram sentimento de desvalorização profissional devido ao fato de serem mulheres. Conclusões Apesar das limitações da população estudada, este estudo preliminar corrobora com a ideia de que as cirurgiãs vasculares demonstram uma contínua dedicação à especialidade e abre um precedente para que novas pesquisas acessem os pormenores dessa atuação profissional, fomentando a discussão sobre as desigualdades entre os gêneros no exercício da medicina.
id SBACV-1_2a7aa3dda34cc0682af2e9a655f6e62f
oai_identifier_str oai:scielo:S1677-54492018000200128
network_acronym_str SBACV-1
network_name_str Jornal Vascular Brasileiro (Online)
repository_id_str
spelling Mulheres na cirurgia vascular: uma breve análise do perfil brasileiromulherescirurgia vascularmulheres profissionaismédicasResumo Contexto O aumento da participação feminina no contingente médico brasileiro e mundial tem sido notório; entretanto, o número de mulheres cirurgiãs não acompanha a mesma tendência. Além da análise quantitativa, os fatores determinantes da escolha pela especialidade cirúrgica e as características da atuação profissional necessitam de mais estudos. Objetivos Delinear o perfil das cirurgiãs vasculares brasileiras no que diz respeito às características demográficas, grau de qualificação, engajamento científico e integração ao mercado de trabalho. Métodos Um questionário eletrônico foi disponibilizado on-line durante 30 dias e teve seu link amplamente divulgado entre cirurgiãs vasculares. Após coleta, retornaram 101 questionários válidos, cujos dados foram tabulados em planilhas do Microsoft Excel para análise descritiva simples. Resultados O perfil encontrado foi de mulheres com até 45 anos de idade que atuam na área por no máximo 10 anos. A formação foi predominantemente por meio de residência médica ou estágio reconhecido pela sociedade da especialidade. Cirurgia venosa, flebologia estética e ecografia vascular mostraram-se como principais campos de atuação para cirurgiãs vasculares. Apesar de possuírem titulação e publicações científicas, a sua representatividade nos cargos de liderança permanece baixa. Mais de 64% das participantes referiram sentimento de desvalorização profissional devido ao fato de serem mulheres. Conclusões Apesar das limitações da população estudada, este estudo preliminar corrobora com a ideia de que as cirurgiãs vasculares demonstram uma contínua dedicação à especialidade e abre um precedente para que novas pesquisas acessem os pormenores dessa atuação profissional, fomentando a discussão sobre as desigualdades entre os gêneros no exercício da medicina.Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492018000200128Jornal Vascular Brasileiro v.17 n.2 2018reponame:Jornal Vascular Brasileiro (Online)instname:Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)instacron:SBACV10.1590/1677-5449.011317info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Fernanda Costa SampaioCerqueira,Monique Magnavita Borba da FonsecaRuivo,Bárbara Beatriz CoutoRautenfeld,Marita vonpor2018-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S1677-54492018000200128Revistahttp://www.scielo.br/jvbhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||secretaria@sbacv.org.br1677-73011677-5449opendoar:2018-07-04T00:00Jornal Vascular Brasileiro (Online) - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres na cirurgia vascular: uma breve análise do perfil brasileiro
title Mulheres na cirurgia vascular: uma breve análise do perfil brasileiro
spellingShingle Mulheres na cirurgia vascular: uma breve análise do perfil brasileiro
Silva,Fernanda Costa Sampaio
mulheres
cirurgia vascular
mulheres profissionais
médicas
title_short Mulheres na cirurgia vascular: uma breve análise do perfil brasileiro
title_full Mulheres na cirurgia vascular: uma breve análise do perfil brasileiro
title_fullStr Mulheres na cirurgia vascular: uma breve análise do perfil brasileiro
title_full_unstemmed Mulheres na cirurgia vascular: uma breve análise do perfil brasileiro
title_sort Mulheres na cirurgia vascular: uma breve análise do perfil brasileiro
author Silva,Fernanda Costa Sampaio
author_facet Silva,Fernanda Costa Sampaio
Cerqueira,Monique Magnavita Borba da Fonseca
Ruivo,Bárbara Beatriz Couto
Rautenfeld,Marita von
author_role author
author2 Cerqueira,Monique Magnavita Borba da Fonseca
Ruivo,Bárbara Beatriz Couto
Rautenfeld,Marita von
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Fernanda Costa Sampaio
Cerqueira,Monique Magnavita Borba da Fonseca
Ruivo,Bárbara Beatriz Couto
Rautenfeld,Marita von
dc.subject.por.fl_str_mv mulheres
cirurgia vascular
mulheres profissionais
médicas
topic mulheres
cirurgia vascular
mulheres profissionais
médicas
description Resumo Contexto O aumento da participação feminina no contingente médico brasileiro e mundial tem sido notório; entretanto, o número de mulheres cirurgiãs não acompanha a mesma tendência. Além da análise quantitativa, os fatores determinantes da escolha pela especialidade cirúrgica e as características da atuação profissional necessitam de mais estudos. Objetivos Delinear o perfil das cirurgiãs vasculares brasileiras no que diz respeito às características demográficas, grau de qualificação, engajamento científico e integração ao mercado de trabalho. Métodos Um questionário eletrônico foi disponibilizado on-line durante 30 dias e teve seu link amplamente divulgado entre cirurgiãs vasculares. Após coleta, retornaram 101 questionários válidos, cujos dados foram tabulados em planilhas do Microsoft Excel para análise descritiva simples. Resultados O perfil encontrado foi de mulheres com até 45 anos de idade que atuam na área por no máximo 10 anos. A formação foi predominantemente por meio de residência médica ou estágio reconhecido pela sociedade da especialidade. Cirurgia venosa, flebologia estética e ecografia vascular mostraram-se como principais campos de atuação para cirurgiãs vasculares. Apesar de possuírem titulação e publicações científicas, a sua representatividade nos cargos de liderança permanece baixa. Mais de 64% das participantes referiram sentimento de desvalorização profissional devido ao fato de serem mulheres. Conclusões Apesar das limitações da população estudada, este estudo preliminar corrobora com a ideia de que as cirurgiãs vasculares demonstram uma contínua dedicação à especialidade e abre um precedente para que novas pesquisas acessem os pormenores dessa atuação profissional, fomentando a discussão sobre as desigualdades entre os gêneros no exercício da medicina.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492018000200128
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492018000200128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1677-5449.011317
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Vascular Brasileiro v.17 n.2 2018
reponame:Jornal Vascular Brasileiro (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
instacron:SBACV
instname_str Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
instacron_str SBACV
institution SBACV
reponame_str Jornal Vascular Brasileiro (Online)
collection Jornal Vascular Brasileiro (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Vascular Brasileiro (Online) - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
repository.mail.fl_str_mv ||secretaria@sbacv.org.br
_version_ 1752126648112644096