Tratamento endovascular de dissecção traumática de aorta torácica – série de 16 casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarquis,Lucas Mansano
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Michaelis,Wilson, Santos Filho,Antonio Lacerda, Pinto,Cristiano Silva, Yokoyama,Rogerio Akira, Seguro,Erick Fernando, Martins,Antonio Luiz da Costa, Vale,Vinicius Belas do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Vascular Brasileiro (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492020000100322
Resumo: Resumo Contexto As lesões de aorta nos traumatismos torácicos fechados possuem alta mortalidade pré-hospitalar e no serviço de emergência. O tratamento endovascular é um método de escolha para o tratamento dessas lesões; entretanto, muitos resultados em relação a essa abordagem permanecem desconhecidos. Objetivos O objetivo deste trabalho é descrever a experiência no tratamento endovascular de lesões traumáticas de aorta torácica em um centro de referência em trauma. Métodos Este trabalho trata-se de estudo descritivo realizado através da revisão de prontuários eletrônicos de pacientes vítimas de trauma contuso de aorta torácica, atendidos em um hospital de referência em trauma na cidade de Curitiba (Paraná, Brasil). Resultados Dezesseis pacientes foram incluídos no estudo. Todos os pacientes foram vítimas de acidente de trânsito, sendo que 75% dos acidentes ocorreram por colisão entre veículos. As lesões de aorta variaram de Grau I a IV, e a maioria dos pacientes apresentou lesão de grau II (50%). Todos os pacientes foram submetidos a terapia endovascular com implante de endoprótese sendo realizado em média 71 horas após o trauma. Dois pacientes evoluíram a óbito, porém de causas não relacionadas à lesão de aorta. Durante o seguimento, apenas dois pacientes apresentaram complicações (endoleak e progressão da dissecção). Conclusões O método endovascular é uma alternativa viável no tratamento de lesões de aorta torácica por trauma contuso. São necessários estudos randomizados e controlados a fim de reforçar a indicação desse método como terapia para esse tipo de lesão.
id SBACV-1_46f7aafa3ad3faf09039a75f2f5f811b
oai_identifier_str oai:scielo:S1677-54492020000100322
network_acronym_str SBACV-1
network_name_str Jornal Vascular Brasileiro (Online)
repository_id_str
spelling Tratamento endovascular de dissecção traumática de aorta torácica – série de 16 casosaorta torácicalesõesdoenças da aortaprocedimentos endovascularesResumo Contexto As lesões de aorta nos traumatismos torácicos fechados possuem alta mortalidade pré-hospitalar e no serviço de emergência. O tratamento endovascular é um método de escolha para o tratamento dessas lesões; entretanto, muitos resultados em relação a essa abordagem permanecem desconhecidos. Objetivos O objetivo deste trabalho é descrever a experiência no tratamento endovascular de lesões traumáticas de aorta torácica em um centro de referência em trauma. Métodos Este trabalho trata-se de estudo descritivo realizado através da revisão de prontuários eletrônicos de pacientes vítimas de trauma contuso de aorta torácica, atendidos em um hospital de referência em trauma na cidade de Curitiba (Paraná, Brasil). Resultados Dezesseis pacientes foram incluídos no estudo. Todos os pacientes foram vítimas de acidente de trânsito, sendo que 75% dos acidentes ocorreram por colisão entre veículos. As lesões de aorta variaram de Grau I a IV, e a maioria dos pacientes apresentou lesão de grau II (50%). Todos os pacientes foram submetidos a terapia endovascular com implante de endoprótese sendo realizado em média 71 horas após o trauma. Dois pacientes evoluíram a óbito, porém de causas não relacionadas à lesão de aorta. Durante o seguimento, apenas dois pacientes apresentaram complicações (endoleak e progressão da dissecção). Conclusões O método endovascular é uma alternativa viável no tratamento de lesões de aorta torácica por trauma contuso. São necessários estudos randomizados e controlados a fim de reforçar a indicação desse método como terapia para esse tipo de lesão.Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492020000100322Jornal Vascular Brasileiro v.19 2020reponame:Jornal Vascular Brasileiro (Online)instname:Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)instacron:SBACV10.1590/1677-5449.200074info:eu-repo/semantics/openAccessSarquis,Lucas MansanoMichaelis,WilsonSantos Filho,Antonio LacerdaPinto,Cristiano SilvaYokoyama,Rogerio AkiraSeguro,Erick FernandoMartins,Antonio Luiz da CostaVale,Vinicius Belas dopor2020-11-13T00:00:00Zoai:scielo:S1677-54492020000100322Revistahttp://www.scielo.br/jvbhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||secretaria@sbacv.org.br1677-73011677-5449opendoar:2020-11-13T00:00Jornal Vascular Brasileiro (Online) - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento endovascular de dissecção traumática de aorta torácica – série de 16 casos
title Tratamento endovascular de dissecção traumática de aorta torácica – série de 16 casos
spellingShingle Tratamento endovascular de dissecção traumática de aorta torácica – série de 16 casos
Sarquis,Lucas Mansano
aorta torácica
lesões
doenças da aorta
procedimentos endovasculares
title_short Tratamento endovascular de dissecção traumática de aorta torácica – série de 16 casos
title_full Tratamento endovascular de dissecção traumática de aorta torácica – série de 16 casos
title_fullStr Tratamento endovascular de dissecção traumática de aorta torácica – série de 16 casos
title_full_unstemmed Tratamento endovascular de dissecção traumática de aorta torácica – série de 16 casos
title_sort Tratamento endovascular de dissecção traumática de aorta torácica – série de 16 casos
author Sarquis,Lucas Mansano
author_facet Sarquis,Lucas Mansano
Michaelis,Wilson
Santos Filho,Antonio Lacerda
Pinto,Cristiano Silva
Yokoyama,Rogerio Akira
Seguro,Erick Fernando
Martins,Antonio Luiz da Costa
Vale,Vinicius Belas do
author_role author
author2 Michaelis,Wilson
Santos Filho,Antonio Lacerda
Pinto,Cristiano Silva
Yokoyama,Rogerio Akira
Seguro,Erick Fernando
Martins,Antonio Luiz da Costa
Vale,Vinicius Belas do
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarquis,Lucas Mansano
Michaelis,Wilson
Santos Filho,Antonio Lacerda
Pinto,Cristiano Silva
Yokoyama,Rogerio Akira
Seguro,Erick Fernando
Martins,Antonio Luiz da Costa
Vale,Vinicius Belas do
dc.subject.por.fl_str_mv aorta torácica
lesões
doenças da aorta
procedimentos endovasculares
topic aorta torácica
lesões
doenças da aorta
procedimentos endovasculares
description Resumo Contexto As lesões de aorta nos traumatismos torácicos fechados possuem alta mortalidade pré-hospitalar e no serviço de emergência. O tratamento endovascular é um método de escolha para o tratamento dessas lesões; entretanto, muitos resultados em relação a essa abordagem permanecem desconhecidos. Objetivos O objetivo deste trabalho é descrever a experiência no tratamento endovascular de lesões traumáticas de aorta torácica em um centro de referência em trauma. Métodos Este trabalho trata-se de estudo descritivo realizado através da revisão de prontuários eletrônicos de pacientes vítimas de trauma contuso de aorta torácica, atendidos em um hospital de referência em trauma na cidade de Curitiba (Paraná, Brasil). Resultados Dezesseis pacientes foram incluídos no estudo. Todos os pacientes foram vítimas de acidente de trânsito, sendo que 75% dos acidentes ocorreram por colisão entre veículos. As lesões de aorta variaram de Grau I a IV, e a maioria dos pacientes apresentou lesão de grau II (50%). Todos os pacientes foram submetidos a terapia endovascular com implante de endoprótese sendo realizado em média 71 horas após o trauma. Dois pacientes evoluíram a óbito, porém de causas não relacionadas à lesão de aorta. Durante o seguimento, apenas dois pacientes apresentaram complicações (endoleak e progressão da dissecção). Conclusões O método endovascular é uma alternativa viável no tratamento de lesões de aorta torácica por trauma contuso. São necessários estudos randomizados e controlados a fim de reforçar a indicação desse método como terapia para esse tipo de lesão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492020000100322
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492020000100322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1677-5449.200074
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Vascular Brasileiro v.19 2020
reponame:Jornal Vascular Brasileiro (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
instacron:SBACV
instname_str Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
instacron_str SBACV
institution SBACV
reponame_str Jornal Vascular Brasileiro (Online)
collection Jornal Vascular Brasileiro (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Vascular Brasileiro (Online) - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
repository.mail.fl_str_mv ||secretaria@sbacv.org.br
_version_ 1752126648519491584