Isquemia e reperfusão por circulação retrógrada: estudo comparativo experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Busato,Cesar Roberto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Utrabo,Carlos Alberto Lima, Lipinski,Leandro Cavalcante, Lima,Keizi Dayane de, Guilherme Filho,Márcio Dias, Medeiros,Nicolas Brandalize, Fagundes,Samela Basi, Josviak,Willman
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Vascular Brasileiro (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492017000300187
Resumo: Resumo Contexto Isquemia crítica de membro inferior sem leito distal tem opções restritas para tratamento. Desviar o fluxo de maneira retrógrada através da circulação venosa é alternativa amparada em evidências de inúmeros trabalhos publicados. Objetivos Comparar o comportamento de variáveis clínicas e laboratoriais em extremidades de suínos submetidas a isquemia e a isquemia com reperfusão por circulação retrógrada entre si e em relação e a um grupo controle. Métodos Dez suínos foram separados em dois grupos. No grupo 1 (n=5), controle, avaliaram-se padrões fisiológicos de variáveis como fluxo ao Doppler, temperatura, gasometria, lactato, creatinoquinase (CK) e pressão arterial. No grupo 2 (n=5), após um período médio de isquemia de 27 minutos e 30 segundos, consequente à interrupção do fluxo nas artérias femorais, os animais foram submetidos a arterialização venosa no membro posterior esquerdo e a manutenção da isquemia no direito. As variáveis foram analisadas separadamente durante momentos 0, 2, 3, 4 e 6 horas após a reperfusão para efeito de comparação entre si e com o grupo controle. Resultados A análise das variáveis mostrou, em ambos os procedimentos, queda de BE e pO2, com elevação significativa de lactato e CK em relação ao grupo controle. Nos membros isquêmicos arterializados, encontramos fluxo ao Doppler e maiores pressões arteriais e temperaturas quando comparadas ao membro em isquemia. Conclusões A análise comparativa das extremidades em isquemia e isquemia arterializada mostrou, em relação ao grupo controle, um quadro de acidose metabólica, com significativo aumento de lactato e CK, que sugerem dano celular e sinais de reperfusão retrógrada nas extremidades arterializadas.
id SBACV-1_7f437f7695765a7bc564920b1ad76608
oai_identifier_str oai:scielo:S1677-54492017000300187
network_acronym_str SBACV-1
network_name_str Jornal Vascular Brasileiro (Online)
repository_id_str
spelling Isquemia e reperfusão por circulação retrógrada: estudo comparativo experimentalarterialização venosaisquemiareperfusãoResumo Contexto Isquemia crítica de membro inferior sem leito distal tem opções restritas para tratamento. Desviar o fluxo de maneira retrógrada através da circulação venosa é alternativa amparada em evidências de inúmeros trabalhos publicados. Objetivos Comparar o comportamento de variáveis clínicas e laboratoriais em extremidades de suínos submetidas a isquemia e a isquemia com reperfusão por circulação retrógrada entre si e em relação e a um grupo controle. Métodos Dez suínos foram separados em dois grupos. No grupo 1 (n=5), controle, avaliaram-se padrões fisiológicos de variáveis como fluxo ao Doppler, temperatura, gasometria, lactato, creatinoquinase (CK) e pressão arterial. No grupo 2 (n=5), após um período médio de isquemia de 27 minutos e 30 segundos, consequente à interrupção do fluxo nas artérias femorais, os animais foram submetidos a arterialização venosa no membro posterior esquerdo e a manutenção da isquemia no direito. As variáveis foram analisadas separadamente durante momentos 0, 2, 3, 4 e 6 horas após a reperfusão para efeito de comparação entre si e com o grupo controle. Resultados A análise das variáveis mostrou, em ambos os procedimentos, queda de BE e pO2, com elevação significativa de lactato e CK em relação ao grupo controle. Nos membros isquêmicos arterializados, encontramos fluxo ao Doppler e maiores pressões arteriais e temperaturas quando comparadas ao membro em isquemia. Conclusões A análise comparativa das extremidades em isquemia e isquemia arterializada mostrou, em relação ao grupo controle, um quadro de acidose metabólica, com significativo aumento de lactato e CK, que sugerem dano celular e sinais de reperfusão retrógrada nas extremidades arterializadas.Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492017000300187Jornal Vascular Brasileiro v.16 n.3 2017reponame:Jornal Vascular Brasileiro (Online)instname:Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)instacron:SBACV10.1590/1677-5449.009016info:eu-repo/semantics/openAccessBusato,Cesar RobertoUtrabo,Carlos Alberto LimaLipinski,Leandro CavalcanteLima,Keizi Dayane deGuilherme Filho,Márcio DiasMedeiros,Nicolas BrandalizeFagundes,Samela BasiJosviak,Willmanpor2017-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S1677-54492017000300187Revistahttp://www.scielo.br/jvbhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||secretaria@sbacv.org.br1677-73011677-5449opendoar:2017-10-20T00:00Jornal Vascular Brasileiro (Online) - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)false
dc.title.none.fl_str_mv Isquemia e reperfusão por circulação retrógrada: estudo comparativo experimental
title Isquemia e reperfusão por circulação retrógrada: estudo comparativo experimental
spellingShingle Isquemia e reperfusão por circulação retrógrada: estudo comparativo experimental
Busato,Cesar Roberto
arterialização venosa
isquemia
reperfusão
title_short Isquemia e reperfusão por circulação retrógrada: estudo comparativo experimental
title_full Isquemia e reperfusão por circulação retrógrada: estudo comparativo experimental
title_fullStr Isquemia e reperfusão por circulação retrógrada: estudo comparativo experimental
title_full_unstemmed Isquemia e reperfusão por circulação retrógrada: estudo comparativo experimental
title_sort Isquemia e reperfusão por circulação retrógrada: estudo comparativo experimental
author Busato,Cesar Roberto
author_facet Busato,Cesar Roberto
Utrabo,Carlos Alberto Lima
Lipinski,Leandro Cavalcante
Lima,Keizi Dayane de
Guilherme Filho,Márcio Dias
Medeiros,Nicolas Brandalize
Fagundes,Samela Basi
Josviak,Willman
author_role author
author2 Utrabo,Carlos Alberto Lima
Lipinski,Leandro Cavalcante
Lima,Keizi Dayane de
Guilherme Filho,Márcio Dias
Medeiros,Nicolas Brandalize
Fagundes,Samela Basi
Josviak,Willman
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Busato,Cesar Roberto
Utrabo,Carlos Alberto Lima
Lipinski,Leandro Cavalcante
Lima,Keizi Dayane de
Guilherme Filho,Márcio Dias
Medeiros,Nicolas Brandalize
Fagundes,Samela Basi
Josviak,Willman
dc.subject.por.fl_str_mv arterialização venosa
isquemia
reperfusão
topic arterialização venosa
isquemia
reperfusão
description Resumo Contexto Isquemia crítica de membro inferior sem leito distal tem opções restritas para tratamento. Desviar o fluxo de maneira retrógrada através da circulação venosa é alternativa amparada em evidências de inúmeros trabalhos publicados. Objetivos Comparar o comportamento de variáveis clínicas e laboratoriais em extremidades de suínos submetidas a isquemia e a isquemia com reperfusão por circulação retrógrada entre si e em relação e a um grupo controle. Métodos Dez suínos foram separados em dois grupos. No grupo 1 (n=5), controle, avaliaram-se padrões fisiológicos de variáveis como fluxo ao Doppler, temperatura, gasometria, lactato, creatinoquinase (CK) e pressão arterial. No grupo 2 (n=5), após um período médio de isquemia de 27 minutos e 30 segundos, consequente à interrupção do fluxo nas artérias femorais, os animais foram submetidos a arterialização venosa no membro posterior esquerdo e a manutenção da isquemia no direito. As variáveis foram analisadas separadamente durante momentos 0, 2, 3, 4 e 6 horas após a reperfusão para efeito de comparação entre si e com o grupo controle. Resultados A análise das variáveis mostrou, em ambos os procedimentos, queda de BE e pO2, com elevação significativa de lactato e CK em relação ao grupo controle. Nos membros isquêmicos arterializados, encontramos fluxo ao Doppler e maiores pressões arteriais e temperaturas quando comparadas ao membro em isquemia. Conclusões A análise comparativa das extremidades em isquemia e isquemia arterializada mostrou, em relação ao grupo controle, um quadro de acidose metabólica, com significativo aumento de lactato e CK, que sugerem dano celular e sinais de reperfusão retrógrada nas extremidades arterializadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492017000300187
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492017000300187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1677-5449.009016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Vascular Brasileiro v.16 n.3 2017
reponame:Jornal Vascular Brasileiro (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
instacron:SBACV
instname_str Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
instacron_str SBACV
institution SBACV
reponame_str Jornal Vascular Brasileiro (Online)
collection Jornal Vascular Brasileiro (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Vascular Brasileiro (Online) - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
repository.mail.fl_str_mv ||secretaria@sbacv.org.br
_version_ 1752126647732011008