Nível de atividade física em indivíduos com doença arterial periférica: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa,João Paulo dos Anjos Souza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Henriques,Patrícia Maria, Barros,Mauro Virgílio Gomes de, Wolosker,Nelson, Ritti-Dias,Raphael Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Vascular Brasileiro (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492012000100005
Resumo: CONTEXTO: Indivíduos com doença arterial periférica (DAP) apresentam níveis de atividade física diminuídos. Os estudos sobre essa temática apresentam diferenças metodológicas, que variam em relação às características dos indivíduos estudados, aos instrumentos utilizados para a medida da atividade física e as estratégias empregadas para classificação do nível de atividade física e os desfechos analisados. OBJETIVO: Descrever o nível de atividade física de indivíduos com DAP e analisar a relação do nível de atividade física nos indicadores de saúde desses indivíduos. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática de estudos originais publicados, em periódicos indexados nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, LILACS e ScIELO, até 2010. RESULTADOS: Dos 16 artigos incluídos na revisão, 94% foram publicados a partir do ano 2000. O método mais utilizado para quantificação dos níveis de atividade física foi o acelerômetro. Foram verificados menores níveis de atividade física nos indivíduos com DAP em comparação a indivíduos sem a doença. Dentre os indivíduos com DAP, o maior nível de atividade física foi associado a melhores indicadores hemorreológicos, hemodinâmicos e de composição corporal. CONCLUSÃO: Indivíduos com DAP apresentam menores níveis de atividade física que indivíduos sem a doença. Dentre os indivíduos com a doença, aqueles que são mais ativos fisicamente apresentam melhores indicadores de saúde.
id SBACV-1_cae155bac4398f9185cc285fd6093771
oai_identifier_str oai:scielo:S1677-54492012000100005
network_acronym_str SBACV-1
network_name_str Jornal Vascular Brasileiro (Online)
repository_id_str
spelling Nível de atividade física em indivíduos com doença arterial periférica: uma revisão sistemáticadoença arterial periféricaatividade motorarevisãoCONTEXTO: Indivíduos com doença arterial periférica (DAP) apresentam níveis de atividade física diminuídos. Os estudos sobre essa temática apresentam diferenças metodológicas, que variam em relação às características dos indivíduos estudados, aos instrumentos utilizados para a medida da atividade física e as estratégias empregadas para classificação do nível de atividade física e os desfechos analisados. OBJETIVO: Descrever o nível de atividade física de indivíduos com DAP e analisar a relação do nível de atividade física nos indicadores de saúde desses indivíduos. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática de estudos originais publicados, em periódicos indexados nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, LILACS e ScIELO, até 2010. RESULTADOS: Dos 16 artigos incluídos na revisão, 94% foram publicados a partir do ano 2000. O método mais utilizado para quantificação dos níveis de atividade física foi o acelerômetro. Foram verificados menores níveis de atividade física nos indivíduos com DAP em comparação a indivíduos sem a doença. Dentre os indivíduos com DAP, o maior nível de atividade física foi associado a melhores indicadores hemorreológicos, hemodinâmicos e de composição corporal. CONCLUSÃO: Indivíduos com DAP apresentam menores níveis de atividade física que indivíduos sem a doença. Dentre os indivíduos com a doença, aqueles que são mais ativos fisicamente apresentam melhores indicadores de saúde.Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492012000100005Jornal Vascular Brasileiro v.11 n.1 2012reponame:Jornal Vascular Brasileiro (Online)instname:Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)instacron:SBACV10.1590/S1677-54492012000100005info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa,João Paulo dos Anjos SouzaHenriques,Patrícia MariaBarros,Mauro Virgílio Gomes deWolosker,NelsonRitti-Dias,Raphael Mendespor2012-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1677-54492012000100005Revistahttp://www.scielo.br/jvbhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||secretaria@sbacv.org.br1677-73011677-5449opendoar:2012-10-25T00:00Jornal Vascular Brasileiro (Online) - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)false
dc.title.none.fl_str_mv Nível de atividade física em indivíduos com doença arterial periférica: uma revisão sistemática
title Nível de atividade física em indivíduos com doença arterial periférica: uma revisão sistemática
spellingShingle Nível de atividade física em indivíduos com doença arterial periférica: uma revisão sistemática
Barbosa,João Paulo dos Anjos Souza
doença arterial periférica
atividade motora
revisão
title_short Nível de atividade física em indivíduos com doença arterial periférica: uma revisão sistemática
title_full Nível de atividade física em indivíduos com doença arterial periférica: uma revisão sistemática
title_fullStr Nível de atividade física em indivíduos com doença arterial periférica: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Nível de atividade física em indivíduos com doença arterial periférica: uma revisão sistemática
title_sort Nível de atividade física em indivíduos com doença arterial periférica: uma revisão sistemática
author Barbosa,João Paulo dos Anjos Souza
author_facet Barbosa,João Paulo dos Anjos Souza
Henriques,Patrícia Maria
Barros,Mauro Virgílio Gomes de
Wolosker,Nelson
Ritti-Dias,Raphael Mendes
author_role author
author2 Henriques,Patrícia Maria
Barros,Mauro Virgílio Gomes de
Wolosker,Nelson
Ritti-Dias,Raphael Mendes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa,João Paulo dos Anjos Souza
Henriques,Patrícia Maria
Barros,Mauro Virgílio Gomes de
Wolosker,Nelson
Ritti-Dias,Raphael Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv doença arterial periférica
atividade motora
revisão
topic doença arterial periférica
atividade motora
revisão
description CONTEXTO: Indivíduos com doença arterial periférica (DAP) apresentam níveis de atividade física diminuídos. Os estudos sobre essa temática apresentam diferenças metodológicas, que variam em relação às características dos indivíduos estudados, aos instrumentos utilizados para a medida da atividade física e as estratégias empregadas para classificação do nível de atividade física e os desfechos analisados. OBJETIVO: Descrever o nível de atividade física de indivíduos com DAP e analisar a relação do nível de atividade física nos indicadores de saúde desses indivíduos. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática de estudos originais publicados, em periódicos indexados nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, LILACS e ScIELO, até 2010. RESULTADOS: Dos 16 artigos incluídos na revisão, 94% foram publicados a partir do ano 2000. O método mais utilizado para quantificação dos níveis de atividade física foi o acelerômetro. Foram verificados menores níveis de atividade física nos indivíduos com DAP em comparação a indivíduos sem a doença. Dentre os indivíduos com DAP, o maior nível de atividade física foi associado a melhores indicadores hemorreológicos, hemodinâmicos e de composição corporal. CONCLUSÃO: Indivíduos com DAP apresentam menores níveis de atividade física que indivíduos sem a doença. Dentre os indivíduos com a doença, aqueles que são mais ativos fisicamente apresentam melhores indicadores de saúde.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492012000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492012000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1677-54492012000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Vascular Brasileiro v.11 n.1 2012
reponame:Jornal Vascular Brasileiro (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
instacron:SBACV
instname_str Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
instacron_str SBACV
institution SBACV
reponame_str Jornal Vascular Brasileiro (Online)
collection Jornal Vascular Brasileiro (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Vascular Brasileiro (Online) - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)
repository.mail.fl_str_mv ||secretaria@sbacv.org.br
_version_ 1752126646374105088