Morfoanatomia e histoquímica de Brosimum gaudichaudii Trécul (Moraceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacomassi,Ezilda
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Moscheta,Ismar Sebastião, Machado,Sílvia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Botanica Brasilica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062007000300006
Resumo: Brosimum gaudichaudii, conhecida como mamacadela, é espécie comum nos cerrados, com grande valor na medicina popular e na indústria de medicamentos. A casca da raiz e do caule é empregada no tratamento do vitiligo, sendo o bergapteno e psoraleno, duas furanocumarinas, responsáveis pela ação farmacológica. Neste trabalho são apresentadas a caracterização morfoanatômica e a histoquímica de órgãos vegetativos de B. gaudichaudii, com informações sobre o embrião e o desenvolvimento pós-seminal. Amostras foram processadas segundo técnicas usuais em anatomia e ultra-estrutura vegetal. O embrião é do tipo total e invaginado, a plântula cripto-hipogéia e o sistema radicular do tirodendro é composto por raiz primária pouco desenvolvida em relação às raízes laterais. Plantas adultas apresentam raízes gemíferas longas, plagiotrópicas originando ramos caulinares aéreos; tais raízes possuem periderme com súber desenvolvido e floema secundário abundante em relação ao xilema, sendo facilmente destacados quando manipulados. O caule jovem e a folha apresentam epiderme unisseriada, grande densidade de tricomas tectores unicelulares e tricomas glandulares. Laticíferos não-articulados ramificados ocorrem em todos os órgãos, podendo invadir os elementos de vaso. Idioblastos fenólicos ocorrem em abundância em todos tecidos e órgãos analisados. O valor das características anatômicas observadas no controle de qualidade da droga é discutido.
id SBB-1_091dc0556993516a024ab6fea908ffad
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-33062007000300006
network_acronym_str SBB-1
network_name_str Acta Botanica Brasilica
repository_id_str
spelling Morfoanatomia e histoquímica de Brosimum gaudichaudii Trécul (Moraceae)Brosimum gaudichaudiiidioblastos fenólicoslaticíferosmamacadelaraízes gemíferasBrosimum gaudichaudii, conhecida como mamacadela, é espécie comum nos cerrados, com grande valor na medicina popular e na indústria de medicamentos. A casca da raiz e do caule é empregada no tratamento do vitiligo, sendo o bergapteno e psoraleno, duas furanocumarinas, responsáveis pela ação farmacológica. Neste trabalho são apresentadas a caracterização morfoanatômica e a histoquímica de órgãos vegetativos de B. gaudichaudii, com informações sobre o embrião e o desenvolvimento pós-seminal. Amostras foram processadas segundo técnicas usuais em anatomia e ultra-estrutura vegetal. O embrião é do tipo total e invaginado, a plântula cripto-hipogéia e o sistema radicular do tirodendro é composto por raiz primária pouco desenvolvida em relação às raízes laterais. Plantas adultas apresentam raízes gemíferas longas, plagiotrópicas originando ramos caulinares aéreos; tais raízes possuem periderme com súber desenvolvido e floema secundário abundante em relação ao xilema, sendo facilmente destacados quando manipulados. O caule jovem e a folha apresentam epiderme unisseriada, grande densidade de tricomas tectores unicelulares e tricomas glandulares. Laticíferos não-articulados ramificados ocorrem em todos os órgãos, podendo invadir os elementos de vaso. Idioblastos fenólicos ocorrem em abundância em todos tecidos e órgãos analisados. O valor das características anatômicas observadas no controle de qualidade da droga é discutido.Sociedade Botânica do Brasil2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062007000300006Acta Botanica Brasilica v.21 n.3 2007reponame:Acta Botanica Brasilicainstname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)instacron:SBB10.1590/S0102-33062007000300006info:eu-repo/semantics/openAccessJacomassi,EzildaMoscheta,Ismar SebastiãoMachado,Sílvia Rodriguespor2007-11-29T00:00:00Zoai:scielo:S0102-33062007000300006Revistahttps://www.scielo.br/j/abb/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpacta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com1677-941X0102-3306opendoar:2007-11-29T00:00Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)false
dc.title.none.fl_str_mv Morfoanatomia e histoquímica de Brosimum gaudichaudii Trécul (Moraceae)
title Morfoanatomia e histoquímica de Brosimum gaudichaudii Trécul (Moraceae)
spellingShingle Morfoanatomia e histoquímica de Brosimum gaudichaudii Trécul (Moraceae)
Jacomassi,Ezilda
Brosimum gaudichaudii
idioblastos fenólicos
laticíferos
mamacadela
raízes gemíferas
title_short Morfoanatomia e histoquímica de Brosimum gaudichaudii Trécul (Moraceae)
title_full Morfoanatomia e histoquímica de Brosimum gaudichaudii Trécul (Moraceae)
title_fullStr Morfoanatomia e histoquímica de Brosimum gaudichaudii Trécul (Moraceae)
title_full_unstemmed Morfoanatomia e histoquímica de Brosimum gaudichaudii Trécul (Moraceae)
title_sort Morfoanatomia e histoquímica de Brosimum gaudichaudii Trécul (Moraceae)
author Jacomassi,Ezilda
author_facet Jacomassi,Ezilda
Moscheta,Ismar Sebastião
Machado,Sílvia Rodrigues
author_role author
author2 Moscheta,Ismar Sebastião
Machado,Sílvia Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacomassi,Ezilda
Moscheta,Ismar Sebastião
Machado,Sílvia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Brosimum gaudichaudii
idioblastos fenólicos
laticíferos
mamacadela
raízes gemíferas
topic Brosimum gaudichaudii
idioblastos fenólicos
laticíferos
mamacadela
raízes gemíferas
description Brosimum gaudichaudii, conhecida como mamacadela, é espécie comum nos cerrados, com grande valor na medicina popular e na indústria de medicamentos. A casca da raiz e do caule é empregada no tratamento do vitiligo, sendo o bergapteno e psoraleno, duas furanocumarinas, responsáveis pela ação farmacológica. Neste trabalho são apresentadas a caracterização morfoanatômica e a histoquímica de órgãos vegetativos de B. gaudichaudii, com informações sobre o embrião e o desenvolvimento pós-seminal. Amostras foram processadas segundo técnicas usuais em anatomia e ultra-estrutura vegetal. O embrião é do tipo total e invaginado, a plântula cripto-hipogéia e o sistema radicular do tirodendro é composto por raiz primária pouco desenvolvida em relação às raízes laterais. Plantas adultas apresentam raízes gemíferas longas, plagiotrópicas originando ramos caulinares aéreos; tais raízes possuem periderme com súber desenvolvido e floema secundário abundante em relação ao xilema, sendo facilmente destacados quando manipulados. O caule jovem e a folha apresentam epiderme unisseriada, grande densidade de tricomas tectores unicelulares e tricomas glandulares. Laticíferos não-articulados ramificados ocorrem em todos os órgãos, podendo invadir os elementos de vaso. Idioblastos fenólicos ocorrem em abundância em todos tecidos e órgãos analisados. O valor das características anatômicas observadas no controle de qualidade da droga é discutido.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062007000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062007000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-33062007000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica v.21 n.3 2007
reponame:Acta Botanica Brasilica
instname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron:SBB
instname_str Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron_str SBB
institution SBB
reponame_str Acta Botanica Brasilica
collection Acta Botanica Brasilica
repository.name.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
repository.mail.fl_str_mv acta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com
_version_ 1752126658346745856